sábado , 27 abril 2024
Capa » Notícias » Dia Mundial da Normalização e aniversário da ABNT serão comemorados em evento em São Paulo

Dia Mundial da Normalização e aniversário da ABNT serão comemorados em evento em São Paulo

No próximo dia 16, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) irá comemorar o Dia Mundial da Normalização e os seus 77 anos de histórias e contribuições para o país.

O evento acontecerá no auditório do 4º andar, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e será composto de palestras e premiações.

Além disso, será apresentado ao público o novo formato do serviço ABNTColeção, que a partir de agora  possibilita que os assinantes tenham acesso a mais de 250 mil  normas técnicas em qualquer lugar que estejam, com rapidez e segurança.

O evento será gratuito e aberto ao público. Para participar basta inscrever-se no link http://bit.ly/2yuiLp4

77 anos de histórias

Os ideais manifestados em 28 de setembro de 1940 continuam os mesmos, porém, a trajetória da Associação Brasileira de Normas Técnicas, nestes 77 anos, é permeada de desafios e conquistas que engrandecem a Normalização Técnica do País e se refletem em ganhos para toda a sociedade.

A ABNT, possui mais de 300 Comitês Técnicos e um acervo composto por aproximadamente 8 mil normas. Com uma atuação forte em todos os setores, contribui cada vez mais para aumentar os avanços do Brasil nas áreas econômica, social e ambiental, o que justifica esforços intensos da participação brasileira nos organismos internacionais de Normalização.

Ao completar mais um aniversário, a ABNT reitera a fidelidade à sua missão e o seu compromisso com o Brasil.

Para comemorar em grande estilo, realizará a entrega do Prêmio ABNT de Excelência em Normalização, que é conferido aos Comitês Técnicos da ABNT, às Pessoas Jurídicas e às Pessoas Físicas que tenham se destacado no ano anterior ao da premiação em prestação de serviços relevantes à coletividade brasileira, no campo da normalização e atividades afins, com atuação nos âmbitos nacional, regional ou internacional, e que tenham contribuído significativamente para a promoção e o fortalecimento da normalização.

Dia Mundial da Normalização

Celebrado em 14 de outubro, o Dia Mundial da Normalização foi estabelecido, desde 1998, como forma de prestar reconhecimento a todos aqueles que, voluntariamente, oferecem seus reconhecimentos para promover a qualidade e a segurança de produtos, processos e serviços, por meio de normas técnicas.

Como tradição, todo ano a International Organization for Standardization (ISO), International Telecomunication Union (ITU) e a International Electrotechnical Commission (IEC), definem um tema para celebrar a data. Este ano o tema é “Normas Técnicas tornam as cidades mais inteligentes”.  A mensagem completa pode ser conferida no site da ABNT: http://bit.ly/2xZk2TW

Prêmio ABNT de Excelência em normalização

Realizado desde 2010, o Prêmio ABNT de Excelência em Normalização homenageia pessoas físicas e jurídicas que tenham prestado serviços relevantes à sociedade, seguindo as normas técnicas, em âmbito regional, nacional ou internacional, e que tenham contribuído significativamente para a promoção e o fortalecimento da normalização.

O objetivo do prêmio é que cada vez mais, a normalização seja vista como ferramenta capaz de empoderar o consumidor, a indústria e o comércio, e influenciar o relacionamento dos mesmo entre os países.

Confira a programação completa:

9 h          Abertura

9 h 30    Comemoração do Aniversário da ABNT e do Dia Mundial da Normalização

10 h 15  A Normalização Brasileira e seus Desafios

11 h       As Normas Técnicas e sua Proteção

11 h 45  ABNTColeção – Acesso à coleções de Normas Técnicas mundiais

12 h 30  Prêmio Excelência em Normalização

13 h       Encerramento

Inscrições gratuitas: http://bit.ly/2yuiLp4

Sobre a ABNT – A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores