quarta-feira , 15 maio 2024
Capa » Notícias » Dados apresentados pela Gilead mostram resultados de pesquisas que buscam a cura do HIV

Dados apresentados pela Gilead mostram resultados de pesquisas que buscam a cura do HIV

Os achados apoiam a avaliação continua de novas estratégias incluindo anticorpos amplamente neutralizantes contra HIV, candidatas a vacinas e agonistas de TLR 

As abordagens inovadoras em investigação incluem o direcionamento para o reservatório viral do HIV e resposta imune intensificada na ausência de terapia antirretroviral 

FOSTER CITY, Califórnia – A Gilead Sciences, Inc. (Nasdaq: GILD) anunciou no dia 21 de fevereiro os resultados de quatros estudos colaborativos que avaliam novas combinações e estratégias em investigação com o potencial para atingir o reservatório viral do HIV ou intensificar a resposta imune a fim de manter o controle virológico na ausência de terapia antirretroviral (ART). Esses últimos achados representam uma abordagem multifacetada em andamento no programa de pesquisa da cura do HIV da Gilead. Os dados foram apresentados na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI) de 2023 em Seattle.

Os achados do programa de pesquisa da cura do HIV incluem os resultados de três estudos que avaliam estratégias para manter o controle virológico na ausência de ART. Os resultados do ensaio TITAN de Fase IIa mostram que o tratamento duplo com os anticorpos amplamente neutralizantes contra HIV (bNAbs; 3BNC117 e 10-1074) levou a uma demora no rebote viral. Um estudo de prova de conceito de Fase I/II conduzido pela Universidade de São Francisco, Califórnia, com apoio da Gilead Sciences e amfAR, a Fundação para a Pesquisa da AIDS, fornece evidência de que a terapia combinada, consistindo em uma vacina, um imunomodulador e bNAbs (10-1074 e VRC07-523LS) pode proporcionar controle virológico. Um ensaio AELIX-003 de Fase II separado mostrou que uma combinação de uma vacina e um imunomodulador induziu uma forte resposta de células T.

“Os resultados do estudo TITAN exemplificam o avanço que as parcerias em pesquisa podem trazer na busca de uma cura para o HIV e demonstram o potencial de estratégias combinadas para desempenhar um papel crítico nesse esforço”, disse o Dr. Ole Søgaard, Professor no Departamento de Doenças Infecciosas da Universidade de Aarhus na Dinamarca. “A pesquisa clínica adicional sobre o potencial de bNAbs é justificada e pode ajudar na descoberta de novas abordagens que transformem o manejo do HIV para os pacientes”. 

Um quarto estudo pré-clínico em um modelo de macaco, conduzido em colaboração com a Gritstone bio, Inc., mostrou que vacinas de ChAd e samRNA contra o vírus da imunodeficiência símia (SIV) em combinação com imunomoduladores induziu uma forte resposta imune.

“Os conhecimentos gerados pelos estudos apresentados na CROI este ano constituem um avanço do conhecimento científico em caminhos potenciais para uma cura do HIV e expansão da compreensão global de qual o papel que anticorpos amplamente neutralizantes, vacinas e imunomoduladores pode desempenhar no futuro do HIV para pessoas vivendo com o vírus”, disse Devi SenGupta, Diretor Executivo, Desenvolvimento Clínico em HIV, Gilead Sciences. “A Gilead continuará a explorar novas estratégias combinadas em sua busca para ajudar a acabar a epidemia do HIV para todos, em todos os lugares”. 

A cura do HIV permanece a aspiração final da pesquisa sobre HIV e dos esforços de desenvolvimento da Gilead. A Gilead tem um programa abrangente de pesquisa da cura e desenvolvimento que está avançado com velocidade e convicção. Conforme a Gilead progride cada vez mais com testes em esquemas curativos em investigação, as parcerias e colaborações da empresa são mais importantes do que nunca nesse esforço complexo. A Gilead tem como objetivo assegurar que os seus esforços de pesquisa e desenvolvimento contribuam para a busca pela comunidade científica inteira de uma cura. O trabalho da Gilead em desenvolver uma cura para o HIV faz parte do papel maior da empresa nos esforços globais para acabar com a epidemia do HIV e parte de seu enfoque em inovação centrada na pessoa. 

Os estudos de pesquisa da curado HIV apresentados na CROI incluem:

Lefitolimod, vesatolimod, teropavimab, zinlirvimab e outros compostos experimentais anotados estão em investigação e não são aprovados pela agência Food and Drug Administration dos Estados Unidos ou qualquer outra autoridade reguladora. A sua segurança e eficácia não foram estabelecidas.

Não há cura para infecção pelo HIV ou para a AIDS.

O ensaio TITAN (NCT03837756) foi financiado em parte através do Programa de Subvenções para Cura da Gilead. Para obter mais informações, visite.

Sobre o Programa de Pesquisa da Cura do HIV da Gilead Sciences

A cura do HIV é um desafio formidável, mas que permanece como foco e a aspiração final dos esforços de pesquisa do HIV e desenvolvimento da Gilead. Estamos mapeando o caminho em direção a uma cura para o HIV através de colaborações próximas com parceiros da indústria, academia e comunidade para assegurar que nossos esforços de pesquisa possam contribuir para a busca pela comunidade científica inteira de uma cura. Juntos com nossos parceiros, estamos comprometidos em ajudar a acabar a epidemia, impulsionando a geração seguinte de estratégias para cura que transformarão os cuidados e aperfeiçoarão os resultados para todas as pessoas vivendo com o HIV.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores