domingo , 28 abril 2024
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Como aumentar as vendas de vitaminas e suplementos alimentares na sua farmácia?

Por Kristielle Nunes*

A pandemia provocada pelo novo coronavírus aumentou a demanda de produtos para o fortalecimento da imunidade. Uma pesquisa recente realizada pela consultoria IQIVIA constatou um aumento de 198% de vendas de vitaminas em São Paulo.

Toda farmácia tem vitamina, e como estão as suas vendas de vitaminas? Sua loja está bem abastecida? Você compra produtos de qualidade e preço justo que vai trazer maior rentabilidade para o seu negócio? E o que você está fazendo de diferente para vendê-las?

As pessoas estão preocupadas em fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças. E sua farmácia deve estar preparada para suprir as necessidades dos seus clientes e atender essa demanda. Não adianta ter vitaminas expostas sem uma estratégia bem definida e sem ações integradas e contínuas.

Confira algumas dicas práticas para vender mais vitaminas e gerar resultados satisfatórios para a sua farmácia.

1) Visibilidade é o gatilho primordial

As vitaminas devem estar expostas em um local com ampla visibilidade, em um ponto estratégico da sua farmácia. Deixe a loja mais interessante, use a criatividade para posicioná-las de forma mais atrativa e disponha os produtos de acordo as subcategorias do mix.

Isso facilita a localização e o entendimento das funcionalidades de cada item. Tenha um bom mix de produtos para atender às diversas necessidades do consumidor. Lembre-se: o que é bem visto fica na mente do cliente e faz total diferença no processo de compra.

2) Informação é o melhor remédio

O cliente necessita de informações, esclarecimentos e orientações do farmacêutico sobre qual vitamina usar e quais os benefícios para o seu organismo. Tenha profissionais preparados para indicar o melhor produto e tirar dúvidas do consumidor. Quem vende precisa conhecer bem todas as vitaminas e suplementos alimentares disponíveis no mix para ter mais autoridade no momento de oferecer o produto. Invista na capacitação da sua equipe e faça parcerias com indústrias para promover treinamentos específicos.

Dê atenção ao comprador, conheça o perfil, as necessidades e a sua rotina para oferecer o produto certo e despertar o interesse nele. Não dá pra oferecer o mesmo produto para todos. Tenha uma conversa natural com cliente.

É esse o momento para mostrar o quanto as vitaminas são importantes para o fortalecimento da imunidade como medida de prevenção a doenças. A tendência é que isso se torne um hábito na vida do cliente e, consequentemente, resulta no aumento do tíquete do seu negócio.

3) Comunicação visual atrai a atenção do cliente

Divulgue pela loja informações e benefícios sobre as vitaminas. Explore por meio de banners, cartazes e em outros tipos de mídias existentes na loja, tanto do lado interno e externo. Incite o desejo por saúde e prevenção de doenças no cliente, a compra é certa.

4) Divulgue as vitaminas para seu cliente

Estamos em um momento de distanciamento físico, porém, virtualmente a sua farmácia precisa estar perto do cliente e continuar fazendo parte da vida dele.

Explore e utilize cada vez as possibilidades que a internet oferece. Divulgue o mix de vitaminas e os seus benefícios no Instagram, Facebook, Whatsapp, site, aplicativos e em outras mídias digitais em que os consumidores estão presentes.

Desenvolva posts com imagens, textos e vídeos curtos com demonstrações de produtos e orientações do farmacêutico. Crie um catálogo digital específico para vitaminas e envie para seus clientes.

Aproveite o delivery da loja e sempre coloque um folheto de vitaminas e suplementos alimentares na sacola de compras.

5) Ofereça e tenha vendas adicionais!

Faça promoções dos produtos, desenvolva ofertas (ex. Semana das Vitaminas) e divulgue. Crie kits com um mix personalizado de vitaminas que servirá para todos os integrantes da família do cliente. Isso pode tornar um hábito e a aquisição deste “kit vitamina” será recorrente. Bônus para suas vendas!

Ofereça o produto para todos os clientes que entrarem na loja, use técnicas de vendas para despertar ainda mais o desejo do comprador.

Suponhamos que um balconista atende em média 70 clientes por dia, oferece vitaminas para todos eles e 5 compram. Se na loja tiver 5 balconistas serão vendidas 25 vitaminas no dia.  Isso é dinheiro para o seu bolso.

Mostre a importância da vitamina para a saúde, fortalecimento da imunidade e prevenção de doenças. Tenha uma conversa aberta e natural com o cliente. Estude todas as possíveis objeções: É preço? É forma de pagamento? Já tenha na ponta da língua as soluções para o seu cliente.

Estimule a sua equipe. Promova um programa de metas diárias, comissões ou recompensas para os vendedores, é um incentivo a mais para a venda.

Esse é o momento de aproveitar oportunidades para cuidar da saúde do seu cliente e da saúde do seu negócio!

E você, tem mais alguma dica para compartilhar? Deixe sua sugestão nos comentários!

* Kristielle Nunes – Especialista em Marketing | Relações Públicas

www.linkedin.com/in/kristiellenunes

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