sexta-feira , 26 abril 2024
Capa » Notícias » CEO de indústria química revela como se alinhar às expectativas do Pacto Global

CEO de indústria química revela como se alinhar às expectativas do Pacto Global

Para José Rosenberg, os dez princípios sugeridos pela ONU devem ser inseridos nas estratégias, na cultura e no dia a dia da fábrica

O Pacto Global é uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) que visa encorajar as empresas a adotar práticas e políticas de responsabilidade social e sustentabilidade. O objetivo é que elas se comprometam com dez princípios relacionados a meio ambiente, direitos humanos, trabalho e combate à corrupção. Mais de 5.200 marcas ao redor do mundo já assinaram esse compromisso. Na opinião de José Rosenberg, diretor-geral da Katrium Indústrias Químicas – que assinou o compromisso na metade do ano passado -, “é fundamental que as empresas incorporem ações com resultados concretos no dia a dia, o que implica em mudança de estratégia, cultura e comportamento”.

Para Rosenberg, esse tipo de compromisso não deve se restringir apenas a uma carta de adesão, mas impõe que se apresente anualmente as contribuições de cada empresa rumo a uma sociedade mais justa apoiada na sustentabilidade. “Na Katrium, por exemplo, todas as iniciativas e seus resultados vêm sendo registrados. Quando formos apresentar à ONU os avanços conquistados neste último ano, nossa ideia é não só relatar o que foi feito, mas apresentar indicadores que poderão ser usados com facilidade em análises posteriores. Com objetividade e transparência, é mais fácil reunir dados que sirvam de base para outras iniciativas transformadoras”.

Os dez princípios do Pacto Global incluem:

  1. Apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos reconhecidos internacionalmente;

    2. Assegurar-se da não violação desses direitos;

    3. Apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

    4. Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;

    5. Abolir efetivamente o trabalho infantil;

    6. Eliminar a discriminação no emprego;

    7. Agir de forma preventiva aos desafios ambientais;

    8. Lançar iniciativas que promovam a responsabilidade ambiental;

    9. Incentivar tecnologias ambientalmente amigáveis;

    10.Combater a corrupção em todas as suas formas.

“Desde que a Katrium iniciou suas operações, estabelecemos uma regra geral de práticas e estruturamos um Manual de Conduta Ética que traz ainda mais do que os dez princípios elencados pela ONU. Ao transformar nossas convicções num documento acessível a todos os colaboradores e fornecedores, acreditamos contribuir, também, para que cada indivíduo possa se aperfeiçoar ou, no mínimo, representar a Katrium da forma o mais fiel possível. Essas diretrizes não guiam somente as decisões corporativas, mas o comportamento de todos os colaboradores sobre o que consideramos ético, como a integridade de nossas ações e a honestidade com que tratamos nossos clientes, colaboradores, fornecedores, imprensa, órgãos públicos, acionistas e comunidades do entorno da fábrica”, diz o executivo.

A Rede Brasil do Pacto Global é a terceira maior rede do mundo, tendo saltado de 500 adesões em 2015 para mais de 1.100 membros em 2020. Para grande parte das empresas brasileiras, trata-se da principal iniciativa de sustentabilidade corporativa do país.

Fontes:
http://www.pactoglobal.org.br
José Rosenberg, diretor-geral da Katrium Indústrias Químicas

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores