quarta-feira , 24 abril 2024
Capa » Notícias » Campanha da Bayer fortalece diálogo sobre saúde reprodutiva e liberdade de escolha

Campanha da Bayer fortalece diálogo sobre saúde reprodutiva e liberdade de escolha

Movimento Liberdade Vem de Dentro chega à sua quarta edição com o objetivo de ampliar o diálogo sobre contracepção

São Paulo, março de 2023 — As mudanças que ocorreram atualmente na lei do planejamento reprodutivo reaqueceram as discussões sobre o acesso aos métodos contraceptivos e a autonomia da mulher sobre sua própria saúde e seu corpo, que inclui a escolha do método contraceptivo que melhor atenda às suas necessidades e preferências. Os impactos na saúde reprodutiva feminina e em outros aspectos sociais são significativos, especialmente diante de um cenário em que 62%1 das gestações no Brasil não são planejadas. A fim de conscientizar ainda mais as mulheres para que dialoguem abertamente sobre saúde sexual e reprodutiva, liberdade de escolha e contracepção, a Bayer lança a quarta edição da campanha Liberdade Vem de Dentro.

Este ano, o objetivo do movimento é ampliar o alcance das mensagens sobre contracepção, liberdade sexual feminina e direito de escolha, com informações qualificadas relacionadas à saúde feminina. “A escolha do método contraceptivo deve ser baseada em informações precisas e atualizadas. As mulheres devem ter o direito de escolher o método contraceptivo que melhor se adapta às suas necessidades individuais e preferências”, explica o médico ginecologista e gerente médico da área de saúde feminina da Bayer no Brasil, Rodrigo Rodrigues.

E para dialogar com esse público, a campanha conta com as embaixadoras Mel Maia, Bella Campos, Agatha Moreira, influenciadoras digitais que falarão sobre contracepção, especialmente DIUs (Dispositivos Intrauterinos) hormonais, gerando troca de experiências e compartilhamento de informações qualificadas. O objetivo é trazer mais informação para que as mulheres conheçam os métodos contraceptivos, e possam, com isso, decidir se e quando querem engravidar. Assim como em anos anteriores, as conversas serão realizadas nas redes sociais, território cada vez mais usado para buscar informações sobre métodos contraceptivos e saúde reprodutiva, especialmente entre o público jovem.

“Nos diálogos que envolvem saúde feminina, os DIUs hormonais vêm ganhando mais espaço nos últimos anos, com questões que vão além da eficácia para fins de contracepção. Afinal, estamos falando, acima de tudo, sobre saúde”, completa. Atualmente disponíveis pelos planos de saúde e em algumas secretarias municipais de saúde via SUS, os DIUs hormonais possuem taxa de eficácia de mais de 99%3 e podem ser usados por até cinco anos3, oferecendo mais liberdade e conveniência para mulheres que desejam evitar a gravidez, uma vez que não precisam ser lembrados diariamente para serem tomados, assim como é feito com outros métodos contraceptivos. O dispositivo de longa ação hormonal também pode ajudar a reduzir a dor menstrual e o sangramento intenso para algumas mulheres com diagnóstico de Sangramento Uterino Anormal (SUA), além de diminuir efeitos colaterais sistêmicos como náuseas, dores de cabeça ou alterações de humor.

Apesar de ser uma escolha que necessita de planejamento e diálogo, quase ¼2 das mulheres brasileiras ainda usam contraceptivos por conta própria, sem prescrição médica, cenário que aumenta as chances de gestações não planejadas, atualmente com taxas acima da média mundial, em torno de 40%2. “Falar abertamente sobre contracepção precisa deixar de ser um assunto velado, pouco discutido e compartilhado nas conversas cotidianas, seja no consultório, no papo entre amigos ou nas redes sociais. Por isso que campanhas como Liberdade Vem de Dentro são fundamentais para que mais pessoas tenham acesso a informações qualificadas e, a partir delas, sejam cada dia mais empoderadas, livres e seguras das suas escolhas”, afirma Dr. Rodrigo.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores