segunda-feira , 29 abril 2024
Capa » Canal Logística » Avanços tecnológicos impulsionam o comércio exterior de medicamentos, beneficiando a cadeia de suprimentos e a qualidade dos serviços
Avanços tecnológicos impulsionam o comércio exterior de medicamentos, beneficiando a cadeia de suprimentos e a qualidade dos serviços
Imagem de Freepik

Avanços tecnológicos impulsionam o comércio exterior de medicamentos, beneficiando a cadeia de suprimentos e a qualidade dos serviços

Com a adoção crescente de soluções inovadoras, a indústria farmacêutica está colhendo benefícios significativos, resultando em maior eficiência e qualidade para os pacientes em todo o mundo.

A indústria farmacêutica tem passado por uma evolução nos últimos anos, impulsionado pelos avanços tecnológicos que têm desempenhado um papel fundamental no comércio exterior de medicamentos. Essas inovações têm trazido benefícios significativos para toda a cadeia de suprimentos, melhorando a rastreabilidade e autenticidade dos produtos, aprimorando a logística e o transporte, facilitando processos aduaneiros e permitindo o comércio eletrônico de medicamentos, entre outros.

A rastreabilidade e autenticidade dos medicamentos são questões cruciais na indústria. O desenvolvimento tecnológico têm permitido o aperfeiçoamento dos sistemas de rastreio mais eficiente, que acompanha todo o trajeto dos fármacos, desde a fabricação até a chegada ao consumidor final. Tais sistemas fornecem informações detalhadas sobre a origem, transporte e armazenamento da carga, garantindo a autenticidade dos produtos e auxiliando na identificação de materiais falsificados ou ilegítimos.

“Os sistemas de rastreamento baseados em tecnologia têm revolucionado a maneira como os produtos farmacêuticos são monitorados. A partir do momento em que um remédio é produzido, ele recebe um código exclusivo, que permite compartilhar a localização precisa de sua jornada até as mãos do paciente. Esses códigos podem conter informações detalhadas, como a origem dos ingredientes, data de fabricação, data de expiração, condições de armazenamento e transporte, entre outros dados relevantes”, ressalta Jackson Campos, Diretor de Pharma e RelGov na AGL CARGO e especialista em comércio exterior.

Além disso, a automação e a digitalização dos processos logísticos têm permitido uma gestão mais eficiente dos estoques, reduzindo erros e otimizando os prazos de entrega. Todavia, o uso de sensores de temperatura e condições ambientais controladas durante o transporte tem garantido a integridade dos medicamentos, especialmente aqueles que requerem armazenamento e transporte adequados.

A automatização de processos aduaneiros é outro benefício crucial proporcionado pelo melhor trabalho da tecnologia. A digitalização de documentos de importação e exportação, o uso de sistemas de gestão integrados e o intercâmbio eletrônico de informações têm acelerado os trâmites alfandegários, reduzindo a burocracia e facilitando o comércio internacional de medicamentos. Isso resulta em um tempo de espera reduzido nas fronteiras, permitindo um acesso mais rápido aos medicamentos em diferentes países.

“O comércio eletrônico de medicamentos tem sua evolução atrelada ao aperfeiçoamento da tecnologia, que oferece inúmeras vantagens para os pacientes e profissionais de saúde. A possibilidade de comprar medicamentos on-line proporciona conveniência, especialmente para pacientes crônicos que precisam de medicamentos de uso contínuo. Com isso, a venda eletrônica de medicamentos permite um acesso mais amplo a produtos farmacêuticos, especialmente em regiões remotas ou com pouca disponibilidade de medicamentos”, completa o especialista.

Garantia de qualidade e conformidade:

Por fim, a tecnologia também desempenha um papel vital na garantia de qualidade e conformidade com regulamentações internacionais. Sistemas avançados de controle de qualidade asseguram que os medicamentos atendam aos padrões exigidos por diferentes países, evitando problemas com autoridades regulatórias e fortalecendo a confiança dos pacientes nos produtos importados.

Em suma, os avanços tecnológicos têm sido um catalisador para o crescimento e aprimoramento contínuo do comércio exterior de medicamentos, resultando em uma cadeia de suprimentos mais eficiente e serviços farmacêuticos de alta qualidade para pessoas ao redor do mundo.

Sobre o autor: Jackson Campos, Diretor de Relações Institucionais da AGL Cargo, autor do livro Venda por telefone sem precisar visitar: Um guia para serviços de comércio exterior, Campos atua com comércio exterior e relações governamentais há anos, o que o coloca em posição de destaque para abordar quaisquer desdobramentos relacionados à importação, exportação, comércio exterior e lobby dentro da logística farmacêutica internacional.

O especialista que também é Fellow do CBEXs possui facilidade em explicar todos os processos e etapas que fazem parte do ciclo de vida de um determinado produto, desde a movimentação de seus insumos até a sua entrega no cliente, desvendando dados, estatísticas e revelando os percalços do comércio exterior. Saiba mais em: Jackson Campos

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores