quinta-feira , 9 maio 2024
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AstraZeneca lança campanha de conscientização sobre asma

Forma grave da doença representa entre 5% e 10% dos casos2

Diagnóstico e tratamento adequados favorecem o combate aos sintomas

A asma figura entre as doenças mais frequentes do mundo. Só no Brasil, estima-se que existam 20 milhões de portadores da enfermidade3, sendo 5% a 10% com a forma mais grave, cujo controle dos sintomas é mais desafiador2. Todo ano, a asma provoca mais de 350 mil internações no Brasil1. Para ampliar o conhecimento da população sobre a doença e, em especial, sobre a sua forma mais grave, a AstraZeneca lança a campanha “Não deixe a falta de ar miar seu dia”, que alerta para a necessidade de atenção aos sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento adequados.

“Existem estigmas em torno da doença que precisam ser esclarecidos. Embora não tenha cura, é possível controlar sintomas. O asmático não precisa ter a sua rotina prejudicada pela falta de ar”, alerta o Dr. Mauro Gomes, pneumologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Mesmo quem já foi diagnosticado e está em tratamento, é importante estar atento à recorrência das crises de fôlego e dos demais sintomas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a asma é uma doença respiratória crônica, que atinge os brônquios, que é o canal por onde o ar passa até chegar ao pulmão. Ela pode ser classificada em até três níveis: leve, moderada ou grave.

Além do diagnóstico, o paciente deve receber tratamento adequado e individualizado, com as devidas orientações médicas. Um estudo recente revelou melhorias significativas no controle dos sintomas apenas com orientações mais específicas aos pacientes sobre o uso da técnica inalatória5 (as bombinhas de alívio). “Apesar de existirem muitos tratamentos, a doença ainda mata cerca de cinco pessoas por dia no mundo, em decorrência de suas complicações”, ressalta o pneumologista.

Campanha

Ter asma não significa ter limitações na vida. A AstraZeneca reuniu pacientes, atletas, influenciadores e profissionais de sucesso para demonstrar que os sintomas da doença podem ser controlados, permitindo que a pessoa tenha uma vida plena, exercendo as suas atividades cotidianas, pessoais e profissionais. “Acabamos de lançar o primeiro vídeo da campanha com o Fernando Scherer, o Xuxa, medalhista olímpico que começou a nadar justamente para combater problemas respiratórios”, conta a Dra. Marina Belhaus, diretora médica da AstraZeneca Brasil.

A campanha de conscientização contará com vídeos e conteúdos de conscientização publicados nas redes sociais da AstraZeneca – @astrazenecabr e @fazbem_astrazeneca no Instagram.

Para mais informações sobre a campanha acesse: Link

Sobre a AstraZeneca

A AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global com foco na descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos prescritos, principalmente para o tratamento de doenças nas seguintes áreas terapêuticas: Oncologia; Cardiovascular, Renal e Metabólica; Vacinas e Imunologia. Com sede em Cambridge, Reino Unido, a AstraZeneca opera em mais de 100 países e seus medicamentos inovadores são usados por milhões de pacientes em todo o mundo. Siga a empresa no Instagram @astrazenecabr.

Referências:

  1. DataSus. Asma não tem cura, mas tem controle. Disponível em: Link
  2. Global Initiative for Asthma (GINA)
  3. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
  4. Asthma + Lung UK. Acesso em: Link
  5. Jornal de Pneumologia. Acesso em: Link

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