segunda-feira , 13 maio 2024
Capa » Notícias » Apsen lança medicamento que promove o início do sono de forma eficaz e segura

Apsen lança medicamento que promove o início do sono de forma eficaz e segura

O produto regula o ciclo circadiano e diminui o tempo de início do sono

Princípio ativo a Ramelteona age em dois dos principais receptores Melatoninérgicos: MT1 e MT2

São Paulo, agosto de 2022 – A Apsen Farmacêutica, uma das empresas mais inovadoras do segmento de medicamentos, lança o Rahime (ramelteona), cronoregulador que promove o início do sono de forma eficaz e segura.

Dados oficiais da Associação Brasileira do Sono (ABS), mostram que cerca de 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia, sendo que 18% da população tem dificuldades em iniciar o sono e levam mais de 30 minutos para dormir. O cenário pós pandemia é ainda mais alarmante. A pesquisa “Acorda, Brasil!”, realizada em 2020, concluiu que 2/3 da população Brasileira têm problemas com o sono. Dado este que, amplia o percentual de brasileiros que dormem mal para 62%, bem acima da média mundial. A ramelteona, através de sua propriedade cronobiótica atua diretamente promovendo o sono e regulando o ciclo circadiano, também conhecido como nosso relógio biológico.

O ciclo circadiano é o mecanismo pelo qual nosso corpo se regula entre o dia e a noite e desempenha importante funções no nosso organismo, como a regulação de temperatura, equilíbrio de níveis hormonais, pressão arterial e o mais importante, na regula o ciclo sono vigília, ou seja, o dormir e acordar. Diversos fatores podem alterar o ciclo circadiano, mas sem dúvidas, ausência ou exposição de luz impactam diretamente o seu funcionamento.

Diferente da melatonina, recentemente liberada para comercialização no mercado Brasileiro, o Rahime não é um hormônio. Ele é um fármaco com atividade agonista dupla, que age nos dois dos principais receptores melatoninérgicos: o MT1 e MT2. O receptor MT1 é responsável por diminuir o estado de alerta e promover o início do sono e o MT2 regula o ciclo sono vigília. Isso significa que a ramelteona se ligará nesses receptores induzindo a produção fisiológica de melatonina e promovendo o início do sono. Vale ressaltar que a ramelteona possui 17 vezes mais afinidade nos receptores MT1 e MT2, quando comparado a melatonina endógena.

Rahime possui rápido início de ação, aproximadamente 30 minutos, e melhora o início do sono já na primeira noite de uso. Por não ter afinidade pelos receptores associados à sedação, seu uso não está relacionado à risco de abuso da substância, não possui relatos de efeito residual e comprometimento cognitivo ou psicomotor na manhã seguinte ao tratamento.Estudos demonstraram efeito benéfico sustentado por até seis meses de uso e boa tolerabilidade, sendo então a molécula recomendada pela Consenso Brasileiro do Sono para o tratamento da insônia inicial.

“A Apsen possui um portfólio robusto de produtos para doenças do sistema nervoso central que inclui desde medicamentos até suplementos como por exemplo, Lognis, o neurosuplemento de fórmula exclusiva que melhora a performance cognitiva e Probians, o 1º psicobiótico do Brasil. A chegada de Rahime complementa nossas opções terapêuticas e contribui diretamente para melhorar a qualidade de vida dos milhões de brasileiros que sofrem de insônia.”, afirma Márcio Castanha, Vice-Presidente Comercial da Apsen.

De acordo com a Associação Brasileira do Sono, os brasileiros dormem em média 6,4 horas por dia, duas a menos do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A falta de sono está associada ao aumento do risco de morte, doença cardiovascular, depressão, obesidade, hipertensão, fadiga e ansiedade, além de aumentar o risco de acidentes automobilísticos, domésticos e no trabalho.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores