domingo , 5 maio 2024
Capa » Logística » AGL Cargo oferece embalagens passivas e ativas a pronta entrega, tanto na importação quanto exportação

AGL Cargo oferece embalagens passivas e ativas a pronta entrega, tanto na importação quanto exportação

Um agente de cargas é a empresa intermediária que transporta uma carga de importação ou exportação de uma país para outro. Claro que essa figura também pode oferecer outros serviços e até transporte próprio, mas na maioria das vezes a terceirização da logística internacional é sua especialidade.

É possível que o consumidor nem saiba, mas o armador, que é a companhia marítima que vende os fretes de contêineres, é tão grande que dificilmente ele consegue atender a todos os atuantes do comercio internacional. Com a companhia aérea não é diferente, pois ela não possui mão de obra suficiente para atender a todos.

Além disso, o agente de cargas pode conseguir negociações mais atrativas para as empresas que atuam no comércio exterior, por ser uma empresa consolidadora, o que lhe garante um poder de compra maior por seu volume de carga, se comparado a uma empresa que não possui muitos embarques.

O agente de cargas é figura reconhecida no comércio exterior mundial e suas atribuições estão previstas em leis da OMC e em praticamente todos os países que operam com importações e exportações. Eles emitem documentos de embarque e são responsáveis pelas condições das cargas que aceitam transportar (de acordo com legislação brasileira), sendo que cada um possui sua política de qualidade e procedimentos de reclamações dos clientes.

Quando a carga se trata do mercado farmacêutico, ou de saúde em geral, não é diferente. O agente de cargas é quem – normalmente – executa o transporte da carga na origem até o aeroporto ou porto de destino, sendo que para este seguimento, que é mais sensível, existem maneiras mais eficientes de fazer com que a integridade da carga seja mantida.

Para aqueles que são especializados no mercado de saúde, além de processos robustos de qualidade, seguindo as regras de boas práticas dos maiores organismos de saúde internacionais, política de qualidade e um sistema de gestão de qualidade bem definido, é necessário embalagens e termômetros (data loggers) à disposição dos importadores e exportadores, a pronta entrega.

As embalagens devem ser ativa e passiva, desde curta duração até alta performance, na modalidade venda e aluguel, nos principais países do mundo que se possui cargas com sensibilidade de temperatura, umidade, choque e luz, de maneira que seja possível disponibilizar de imediato aos exportadores que não conseguem (ou não têm interesse) em atender às exigências de qualidade do mercado brasileiro.

Na exportação a partir do Brasil o caminho é o mesmo. Muitas vezes os fabricantes de medicamentos não conseguem embalar a carga de acordo com exigências no destino, ou não estão próximos a um aeroporto com câmara fria de exportação, como em Guarulhos, por exemplo, que é o maior aeroporto da América Latina, mas não possui geladeiras para exportação de cargas farmacêuticas, sendo que lá as cargas aguardam a liberação alfandegária em caminhões refrigerados ou em embalagens ativas e passivas, sem refrigeração externa.

Na verdade, existe sim câmara fria na exportação em Guarulhos, contudo essa câmara é dedicada, em grande parte, para armazenagem de frutas com destino ao exterior, que acabam ocupando todo o recinto, não deixando espaço para outros produtos. Alguns exportadores direcionam a carga para aeroportos com esta estrutura, como Viracopos, por exemplo, que possui estrutura, mas está a cem quilômetros de São Paulo, ou outros mais distantes do maior polo comercial do país.

Somada à falta de armazém refrigerado, após a carga ser direcionada para a pista do aeroporto, ela ficará aguardando o embarque na pista, sob chuva e sol, por um período que varia de acordo com cada companhia aérea e serviço contratado, por isso o uso das embalagens passivas ou ativas é fundamental para evitar que essa excursão ocorra neste momento.

Por conta de haver diversos tamanhos de cargas, várias configurações de aeronaves para cada destino e origem, inúmeras características regulatórias para cada tipo de produto, o agente de cargas necessita disponibilizar soluções de embalagens, dataloggers e outros serviços atrelados para que o importador e exportador se preocupe apenas com seu produto e deixe a logística internacional nas mãos de quem entende do assunto.

A AGL Cargo oferece embalagens ativas e passivas de todos os tipos e performances, tanto na importação, como na exportação, praticamente em qualquer lugar do mundo. Não se aventure, se a carga é do mercado farmacêutico, tem que ser com a AGL.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores