terça-feira , 30 abril 2024
Capa » Notícias » Aberta Consulta Pública da Conitec para avaliação da vacina contra a dengue da Takeda

Aberta Consulta Pública da Conitec para avaliação da vacina contra a dengue da Takeda

Formulários de consultas públicas da Conitec estão na plataforma Participa+Brasil, e as contribuições devem ser enviadas até dia 18 de dezembro de 20231 

São Paulo, dezembro de 2023 – A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abriu na última sexta-feira, 8 de dezembro de 2023, a Consulta Pública nº 52/2023, que dispõe sobre a incorporação da vacina contra a dengue desenvolvida pela biofarmacêutica Takeda, no Sistema Único de Saúde (SUS).

A consulta está aberta para manifestações da sociedade civil e da comunidade médica até o dia 18 de dezembro de 20231 e as contribuições devem ser enviadas por meio da plataforma Participa+Brasil, de acordo com as instruções do site. Para acessar os relatórios técnico e para a sociedade, basta consultar o site da Conitec.

A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que representa uma ameaça significativa à saúde pública para metade da população mundial, com risco de infecção em mais de 125 países, incluindo muitos na América Latina2. A dengue hemorrágica tornou-se uma das principais causas de hospitalização e morte entre crianças e adultos em alguns dos países da região2

Aproximadamente metade da população mundial vive atualmente sob a ameaça da dengue, com uma estimativa de 390 milhões de infeções e 20.000 mortes todos os anos no mundo2-3. O vírus da dengue pode infectar pessoas de todas as idades e é uma das principais causas de doenças graves entre as crianças em alguns países da América Latina e da Ásia3.

No Brasil, os registros da doença aumentaram significativamente em 2023. Atualmente, são mais de 1,6 milhão de casos registrados de dengue, superando os casos de 2022 (cerca de 1,4 milhão). O número de óbitos (1.053) já ultrapassou o do ano passado (1.016), de acordo com o Ministério da Saúde4.

Sobre as Consultas Públicas

Consultas Públicas são discussões de temas relevantes, abertas à sociedade, onde a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) busca subsídios para o processo de tomada de decisão para a incorporação de tecnologias ao SUS. Espera-se, assim, tornar as ações governamentais mais democráticas e transparentes.

A Consulta Pública deve contar com a participação tanto de cidadãos quanto de setores especializados da sociedade, como sociedades científicas, entidades profissionais, universidades, institutos de pesquisa e representações do setor regulado1.

Sobre a Takeda Pharmaceutical Company Limited

A Takeda está focada em criar uma saúde melhor para as pessoas e um futuro melhor para o mundo. Nosso objetivo é descobrir e oferecer tratamentos que transformem vidas em nossas principais áreas terapêuticas e de negócios, incluindo gastrointestinal e inflamação, doenças raras, terapias derivadas de plasma, neurociência, oncologia e vacinas. Junto com nossos parceiros, visamos melhorar a experiência do paciente e avançar uma nova Fronteira de opções de tratamento por meio de nosso pipeline dinâmico e diverso. Como uma empresa biofarmacêutica líder baseada em valores e orientada por Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com sede no Japão, somos guiados por nosso compromisso com os pacientes, nossas pessoas e o planeta. Nossos funcionários em aproximadamente 80 Países e regiões são movidos por nosso propósito e fundamentados nos valores que nos definem há mais de dois séculos. Para mais informações, visite Link.

Referências:

  1. Participa+Brasil. Consultas Públicas. Disponível em: Link  Acessado em dezembro de 2023.
  2. World Health Organization. Fact Sheet. Dengue and Severe Dengue. January 2022. Acesso em dezembro de 2023.
  3. Centers for Disease Control and Prevention. About Dengue: What You Need to Know. May 2019. Acesso em dezembro de 2023.
  4. Ministério da Saúde. Dengue, Zika e Chikungunya 2023. Disponível em Microsoft Power BI. Acesso em dezembro de 2023.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores