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Novidades da Gon 1, União Química, Essity, Bionovis e Kimberly-Clark

Novidades da Gon 1, União Química, Essity, Bionovis e Kimberly-Clark

Por Alberto Nascimento e Marcelo Nicolosi, jornalistas da 2A+

Semanalmente, focaremos aqui em quem está investindo, nos movimentos de parcerias e no humor do mercado.

Edição de 15 de abril de 2024

Biotecnologia

Gon 1

A empresa Gon1 Pesquisa e Biotecnologia, após concluírem com sucesso estudo com pacientes de Alzheimer e Parkinson, deram início no último final de semana (06 e 07/04) à terceira pesquisa da biotech na área de neurologia, a qual irá avaliar os desfechos clínicos e neuropsicopedagógicos em crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Com os resultados positivos de sua última pesquisa e a projeção da comercialização em nível mundial conduzida por uma empresa portuguesa, somada a projeção das próximas pesquisas de seu roadmap, a startup GOn1 se transformou em mais um unicórnio, com sua valuation ultrapassando a marca de 1 bilhão de dólares.

Indústria Farmacêutica

União Química

A União Química, uma das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil, anuncia a contratação de Roberto Crestana como novo CFO da companhia.Engenheiro de formação, iniciou sua trajetória profissional em banco de investimentos no BTG Pactual, trabalhou na DASA liderando as frentes de M&A, Tesouraria e RI, coordenando o processo de abertura de capital da empresa além de diversas operações como a aquisição do Grupo Leforte, Hospital São Domingos e Salomão Zoppi. Fez uma transição para o mercado farmacêutico assumindo a diretoria de Estratégia e M&A no Aché, passando pela diretoria financeira e também liderando a unidade de negócios de genéricos.

Essity

Desde sua chega no país, em 2011, a Essity conseguiu triplicar o tamanho dos seus negócios nos últimos 5 anos, e anuncia o projeto de expansão da fábrica em Jarinu, cidade da região metropolitana de Jundiaí (interior de São Paulo), com investimento acima de R$ 100 milhões. A unidade é responsável pelo processo produtivo de TENA, de incontinência urinária adulta, de acordo com a Euromonitor International, e irá duplicar a capacidade de produção.

Bionovis

Bionivis anunciou a inauguração das obras de expansão de sua fábrica, uma nova unidade de produção de produtos biológicos de alta complexidade em plataforma flexível.

HPPC

Kimberly-Clark

A empresa anunciou a próxima fase da transformação da empresa, incluindo um novo modelo operacional e iniciativas comerciais importantes, desenhadas para o crescimento de suas marcas e negócios a um ritmo mais rápido do que as suas categorias. A fabricante de bens de consumo deve investir cerca de US$ 1,5 bilhão nos próximos três anos, período em que pretende reduzir suas operações e cortar custos. Os custos de caixa deverão ser cerca de metade desse montante, principalmente relacionados com reduções da força de trabalho. A reestruturação ocorre num momento em que a empresa vê os benefícios dos seus aumentos consistentes de preços diminuírem e os clientes atingidos pela inflação recuam na compra dos seus produtos mais caros, optando por alternativas mais acessíveis, como os produtos de marca-própria.

Edição de 5 de abril de 2004

Indústria Farma

Hemobrás

A nova fábrica da Hemobrás inaugurada 4 de abril de 2024 em Pernambuco tem como objetivo a produção de 1,2 bilhão de unidades internacionais por ano, que abasteça 100% da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). A fábrica produz medicamentos Fator VIII Recombinante da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). A fábrica de Fator VIII Recombinante contou com investimentos de R$ 1,2 bilhão. Ela é uma das duas unidades que faltam para que todo o complexo industrial seja entregue, o que deve acontecer em 2025. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), o Brasil produz apenas 5% dos insumos utilizados na fabricação de remédios e vacinas. O resto é importado de outros países.

Natulab

Guilherme Maradei, presidente da Natulab, anunciou  a mudança de acionistas da Natulab, que passa a fazer parte do Fundo Pettra numa transação recém aprovada pelo CADE. “É mais um reconhecimento do sucesso da Natulab nos últimos anos e do enorme potencial que ainda temos pela frente. Atingimos uma posição de destaque no mercado farmacêutico brasileiro, com crescimento acima da média de mercado nos últimos 3 anos. Ajustamos nossa estratégia para focar em produtos com maior valor agregado, reduzimos volume de produtos de baixa rentabilidade, lançamos novos produtos que se tornaram referência em seus segmentos, melhoramos processos internos e aumentamos a rentabilidade do negócio. E ainda estamos só começando! A Natulab tem potencial para crescer ainda mais, alavancando a experiência e capacidade de investimento de nossos novos acionistas, sob a liderança de Ronnie Motta no Conselho Administrativo da companhia.”

Biomm 1

A Biomm, empresa pioneira no setor de biomedicamentos no Brasil, registrou crescimento de 45% (R$ 23,2 milhões) do lucro bruto em 2023, comparado com 2022 (R$ 15,9 milhões), em razão do aumento de volume de vendas e redução do custo médio de aquisição de produtos.

Já a receita líquida consolidada representou um aumento de 13% no período, passando de R$ 104,9 milhões, em 2022, para R$ 118,1 milhões em 2023. Este incremento deve-se, principalmente, ao aumento de volume de vendas em 2023 quando comparado ao ano anterior.

Em 2023, as despesas gerais e administrativas, somadas com despesas de vendas e outras despesas consolidadas da companhia, totalizaram R$ 95,7 milhões, redução de 6% em relação a 2022, que fechou com R$ 102,2 milhões. A variação é referente ao esforço da companhia na gestão das despesas e caixa, sendo as principais reduções ocorridas em perdas de medicamentos por avarias e validade principalmente.

Em relação ao EBITDA consolidado, foi negativo em R$ 61 milhões em 2023, sendo que, em 2022, ficou negativo em R$ 73,9 milhões. Os principais fatores de variação foram o aumento da receita líquida, redução do custo médio de aquisição de produtos e redução das despesas operacionais da companhia.

Biomm  2

A ANVISA acaba de aprovar a fábrica da Biomm, em Nova Lima (MG), para a produção de insulina glargina. A aprovação foi publicada dia 2 de abril no Diário Oficial da União. De acordo com a Anvisa, o Brasil já possuiu no passado fabricação de insulinas em território nacional, porém, nos últimos anos, somente estão disponíveis no país insulinas importadas. Assim, a autorização da Anvisa é um marco importante para o Brasil, pois simboliza o retorno da produção nacional de insulinas, mesmo que, neste momento, essa produção refira-se apenas às etapas de formulação e envase, do produto terminado.

Cimed 1

A Cimed é a grande vencedora do prêmio Marketing Best na categoria Empresa do Ano. O prêmio – considerado um dos mais relevantes da categoria – também contemplou Carmed Fini como um dos cases do ano.

Cimed 2

Diego Gonçalves e Felipe Reis, da CIMED,participaram da 4° edição do “Monthac Portas Abertas”. Parceiros desde 2016, desenvolveram em conjunto uma variedade de serviços essenciais que vão desde o fornecimento de materiais como portas e painéis até a construção de instalações produtivas de alta qualidade, como a Unidade 2 em Pouso Alegre, Minas Gerais. A visita à sede da Monthac foi uma oportunidade para fortalecer ainda mais a parceria CIMED & MONTHAC, onde foi possível entender o momento, as forças e as oportunidades de cada empresa.

Indústria de Alimentos

Ajinomoto

Guilherme Bueno – ºEnterprise Sales Manager at Centric Software Enterprise –  informou que a Ajinomoto do Brasil Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. e Centric Software se uniram em uma parceria estratégica para revolucionar o gerenciamento de matérias-primas e protótipos.

Indústria Cosmética

Boticário

As vendas totais (GMV) do Grupo Boticário ultrapassaram R$ 30,8 bilhões em 2023, crescimento de 30,5% em relação a 2022. O desempenho histórico é quase o dobro do GMV registrado em 2021, quando a empresa atingiu R$ 18,0 bilhões em vendas. O resultado – o maior já anunciado pela companhia – foi marcado especialmente por avanços importantes na estratégia multicanal e multimarcas com entrada em novos canais, expansão do números de parceiros em multimarcas e consolidação em categorias.

*com informações de Portais de Notícias 2A+, Agências de Notícias e Mídias Sociais.

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