O transporte de medicamentos requer algumas particularidades que não são necessárias em transportes comuns. Portanto, é necessário atenção em alguns pontos. Dentre eles, recomenda-se o uso de tecnologias para planejamento e rastreamento das operações.
Monitorar cada processo é fundamental para um transporte eficiente. Por isso, é necessário dispor de tecnologias preparadas e ideais para que a gestão das operações seja bem feita e, consequentemente, obtenha sucesso em todas as atividades realizadas.
“A boa gestão busca, principalmente, eficiência. Essa é a palavra. E para atingir isso, em qualquer cenário, crise ou não, é necessário bom planejamento e controle total sobre tudo o que ocorre com seus veículos”, resume Rafael Garcia Nesso, diretor da Asmontech Technologies, empresa que oferece soluções inovadoras em produtos eletrônicos para vigilância, monitoramento e auditoria das imagens obtidas nos ambientes veiculares (interna e externa).
Segundo Nesso, alguns passos são importantes para que se criem processos eficientes de gestão:
- Faça um diagnóstico completo dos seus veículos: liste toda a sua frota. Descreva o estado de cada um dos veículos, ou seja: estado de conservação, quilômetros rodados, a autonomia de cada um, quanto combustível cada veículo consome, custos com manutenção, verifique a dirigibilidade do seu motorista, etc. Com estes dados, você tem uma visão ampla do cenário e consegue corrigir erros;
- Trace um bom planejamento: após reunir todas as informações necessárias do seu veículo, estabeleça objetivos e prazos para alcançá-los. Para isso, faça uma boa descrição de todos os processos, operações e as diretrizes a serem seguidas por motoristas e profissionais envolvidos na logística de transporte;
- Coloque tudo em prática: após planejar e desenhar tudo a ser feito, é necessário realizar. E, para isso, tenha à disposição as ferramentas ideais. Rastreadores veiculares, videomonitoramento, sensor de fadiga, telemetria, entre outros. Tudo isso auxiliará os seus processos de operação. Todo o gerenciamento de transporte e da sua frota será realizado de forma eficiente, segura e garantirá a satisfação dos clientes.
O diretor da Asmontech também destaca as ferramentas como rastreamento e videomonitoramento de cargas, que possibilitam um planejamento assertivo para as atividades, além de garantirem que todo o processo seja realizado da maneira correta, seguindo todas as recomendações e diretrizes que envolvem o transporte de medicamentos.
“Utilizar estes meios tecnológicos proporciona maior controle sobre a atividade do transporte de medicamentos como: rotas, dirigibilidade do motorista e, principalmente, para inibir o roubo de carga, que nesse segmento é sempre um fator de risco”, diz Nesso.
O videomonitoramento é, como seu nome sugere, um acompanhamento feito em tempo real, por meio de equipamentos de captura de imagens e monitores de alta resolução. As filmagens são transmitidas para uma central, onde o monitoramento e a gestão da frota são realizados. “Geralmente, poucas pessoas estão envolvidas nesse acompanhamento, o que é financeiramente viável, especialmente devido à possibilidade de fazer a vigilância eletrônica de vários locais ao mesmo tempo”, afirma. “O uso do sistema oferece diversos benefícios para transportadoras, como maior facilidade no combate a fraudes internas, redução de infrações de trânsito, inibição de furtos, vandalismos e roubos e, especialmente, segurança para o condutor e as cargas”, complementa Nesso.
Outra tecnologia destaca pelo diretor da Asmontech são os sensores de fadiga. O produto é utilizado por grandes transportadoras de vacinas.
O Sensor de Fadiga da Asmontech é um sistema avançado de inteligência artificial que trata o comportamento do motorista.
O equipamento tem como premissa o foco na prevenção de acidentes, garantindo a integridade física dos motoristas.
Com visualização e acompanhamento em tempo real, a tecnologia alerta tanto o motorista como a central de monitoramento que está na hora de fazer uma pausa.
Com um design moderno e discreto o sistema usa a inteligência artificial para detectar e identificar os seguintes comportamentos:
- Fadiga do motorista
- Distração do motorista
- Utilização de celular
- Utilização de cigarro
- Alerta de colisão frontal
- Monitoramento da via
- Mudança de faixa não sinalizada
- Ausência de motorista
O Sensor de Fadiga detecta os comportamentos independentemente do uso de óculos, seja de grau ou escuros, independe da luminosidade ou ainda do ‘bloqueio’ dos olhos por lentes. “Empresas que utilizam o equipamento possuem melhor controle de suas frotas, com tomada de decisões mais assertivas e gerenciamento de rotas com menor risco, pautada na integração da comunicação automatizada pelo sistema embarcado”, explica Nesso.
Segundo ele, o equipamento é um investimento que salva vidas, promove a valorização do colaborador e o respeito coletivo, garante um trânsito mais seguro e gentil e preserva o patrimônio da empresa.
Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp
Portais de Notícias 2A+
Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.
Jornalismo feito por Jornalistas.
Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.
Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.
Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+.
The best way to access the Brazilian life sciences industry market.