quarta-feira , 29 junho 2022
Capa » Canal Logística » Exclusivo: Diretor de mercado farmacêutico e relações governamentais da AGL Cargo fala sobre os desafios da logística internacional farmacêutica
Exclusivo: Diretor de mercado farmacêutico e relações governamentais da AGL Cargo fala sobre os desafios da logística internacional farmacêutica

Exclusivo: Diretor de mercado farmacêutico e relações governamentais da AGL Cargo fala sobre os desafios da logística internacional farmacêutica

O Portal 2A+ Farma entrevistou Jackson Campos, Diretor de Mercado Farmacêutico e relações governamentais da AGL Cargo. Ele destacou os desafios da logística farmacêutica internacional e fez projeções para o futuro dessa área. Confira.

Como a logística internacional pode ser um diferencial competitivo?

A logística internacional deixou de ser segundo plano há muito tempo e as empresas que buscaram solidez passaram a entregar custos mais acessíveis para seus produtos, sem deixar de lado a qualidade, utilizando de soluções inteligentes e inovadoras. Com a chegada da pandemia de Covid-19 a quantidade de opções para o transporte de cargas diminuiu consideravelmente e os atuantes deste mercado tiveram que se reinventar para não deixar o mercado desabastecido.

Quais os desafios da logística no setor farmacêutico?

O desafio mais comum é o dinamismo com que tudo precisa ser feito. Desde o início do planejamento até a entrega do produto em a seu destino, mantendo a integridade e sua eficácia. O controle de temperatura e umidade é outro importante desafio, já que na maioria das vezes é como se estivéssemos transportando uma casquinha de sorvete de um lugar a outro do mundo, sem deixar que ela derreta, sendo que muitas o medicamento é submetido temperatura externa oscilante por conta da viagem global, muitas vezes com extremos de +50°C ou -20°C no mesmo dia.

Quando chega ao Brasil, depois de liberada pela alfândega, ainda é preciso entregar em todos os pontos do país, que é continental e que oferece diversos desafios de estrutura e clima, que mostram o compromisso e respeito de cada empresa com o usuário do medicamento que é o paciente.

A logística deve ser implementada por meio de uma estratégia que integre os processos logísticos a todas as áreas da empresa. Descreva essa estratégia.

Sim, todos os colaboradores precisam ter engajamento com o projeto e precisam estar dispostos a mudanças. O projeto precisa passar por PCP e compras, depois pela área de comércio exterior, logística nacional e internacional, sendo que muitas vezes ainda reflete em áreas de qualidade, vendas e deve sempre incluir o apoio da alta direção.

Nos fale sobre a sua experiência na área e o que tem feito pela logística farmacêutica internacional.

Desde que ingressei no mercado de saúde tenho lidado diariamente com os mais diversos desafios. Já precisei transportar desde pequenas amostras biológicas até grandes parques industriais, passando por greves ao redor do mundo, obstáculos nacionais e internacionais.

Desde o início da Pandemia, tenho participado de praticamente todas as iniciativas de contingência para contribuir para amenizar os impactos da doença.  Participei da importação de máscaras, respiradores, testes de covid, álcool em gel, kit intubação e vacinas, sendo que este último contribuí com a criação da cartilha para importação da vacina junto com diversos agentes públicos e privados, porque eu acredito que por ser especialista, eu tenho obrigação de ajudar, não importa qual seja a empresa escolhida para fazer o transporte.

O que você prevê para o futuro dessa área?

Tenho trabalhado para compartilhar conhecimento nesta área, já que o transporte internacional sempre foi uma zona cinzenta. O cenário ideal é termos mais empresas conhecedoras do assunto e menos aventureiros, tornando a logística internacional farmacêutica mais segura e oferecendo mais transparência para a indústria.

Redação: Portal 2A+Farma. Permitida a reprodução parcial ou total desde que citada a fonte 2A+ Farma com link para esta página. A não inclusão desta informação com link implicará nas medidas legais previstas em lei.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores