segunda-feira , 29 abril 2024
Capa » Canal Logística » Demurrage de Contêineres Ativos Aéreos: como resolver?

Demurrage de Contêineres Ativos Aéreos: como resolver?

Assim como nos contêineres marítimos, os contêineres aéreos também são importantes na logística internacional de cadeia fria para garantir a qualidade e segurança dos produtos farmacêuticos durante o transporte. Existem diversos tipos de contêineres aéreos refrigerados ou climatizados disponíveis para atender às necessidades específicas desse segmento.

Empresas de logística e importadores utilizam a técnica da “embalagem ativa” para manter os produtos farmacêuticos na temperatura ideal. Nesse caso, as cargas são embaladas em caixas com componentes eletrônicos que geram frio ou calor, conforme a necessidade do transporte.

Esses contêineres são projetados para manter temperaturas precisas e controladas, permitindo o transporte de produtos farmacêuticos que exigem condições específicas de armazenamento e transporte, como medicamentos biológicos, vacinas, materiais cirúrgicos e outros produtos sensíveis. Eles são construídos com isolamento térmico avançado, sistema de resfriamento eficiente e sensores de temperatura para monitorar e manter a temperatura interna adequada durante todo o trajeto.

Sua função é proteger produtos farmacêuticos que são sensíveis ao oxigênio, dióxido de carbono e umidade. Eles são construídos com uma série de equipamentos que permitem controlar a atmosfera interna do contêiner, como filtros de ar, trocadores de calor e sensores de umidade. Isso ajuda a manter a qualidade e a estabilidade dos produtos durante o transporte.

Os contêineres aéreos também possuem medidas para minimizar vibrações e impactos durante o transporte, o que ajuda a prevenir avarias nos medicamentos. Os contêineres com temperatura controlada e atmosfera controlada também podem contar com monitoramento remoto, permitindo que as empresas de logística rastreiem em tempo real o local, a temperatura e outras condições de controle climático dos contêineres.

Escolher o tipo correto de contêiner aéreo é um fator crucial para garantir a qualidade dos medicamentos durante o transporte na logística internacional de cadeia fria. Os diversos tipos de contêineres disponíveis permitem uma escolha mais precisa e eficiente dependendo das necessidades específicas dos produtos farmacêuticos e dos locais de origem e destino.

Os contêineres de modelo RAP, RKN e RLP são equipados com um sistema de resfriamento eficiente e isolamento térmico para manter a temperatura interior. Eles também possuem sensores de temperatura para garantir que os produtos estejam sendo mantidos na temperatura correta durante o transporte, sendo mais comuns os elétricos com bateria interna e os resfriados a gelo seco com pilhas.

Considerando isso, toda empresa que possui produto resfriado deveria usar as embalagens ativas, contudo, o preço de leasing (aluguel) costuma pesar na escolha, mas não apenas ele: as diárias extras (conhecidas como demurrage)

são bastante altas, o que encarece a operação em locais como o Brasil, onde existe demora na liberação de licença de importação por parte do órgão regulador, ou demora aduaneira.

Por este motivo, a AGL Cargo, agente de cargas líder no transporte de cadeia fria internacional no Brasil, assinou um acordo global com as empresas de contêineres ativos para oferecer períodos de leasing mensais pelo mesmo preço do que as companhias aéreas praticam para uma semana, reduzindo o custo do leasing e zerando o custo de demurrage.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores