Há quatro anos consecutivos em evolução, companhia deve concluir ano com R$ 1,55 bilhões de faturamento, meta acima da que estava prevista para 2021.
Líder na produção e venda de medicamentos fitoterápicos e 5ª colocada na categoria dos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP), a Natulab deve fechar o ano de 2019 com R$ 1,55 bilhões de faturamento, acima da meta que estava prevista para 2021. Em 2015, na aquisição do grupo de investimentos Pátria e chegada de Wilson Borges à liderança, a empresa ocupava o 15º lugar no ranking do mercado farmacêutico brasileiro. Quatro anos depois, ela figura entre as 10 colocadas, após diversos investimentos em gestão, qualidade, tecnologia e inovação.
“A Natulab que estamos construindo todos os dias, nos últimos quatro anos, tem na sua essência o trabalho em equipe, a paixão pelo que fazemos e o compromisso inabalável com a ética e prática dos nossos valores”, afirma Wilson Borges, CEO da companhia.
Em 2018, a empresa recebeu o certificado Great Place to Work, além de ser considerada uma das cinco melhores para se trabalhar na Bahia. Já em 2019, a farmacêutica adquiriu os direitos de comercialização da marca Floratil, e, em julho, inaugurou a nova fábrica de suplementos alimentares em Santo Antônio de Jesus, com um investimento de R$ 12 milhões. Hoje tem presença em mais de 76.000 farmácias no Brasil. Esses fatos colaboraram diretamente para o crescimento neste ano.
“Continuamos em busca de novos investimentos e aquisições, e a expectativa é que cheguemos a uma receita em torno de R$ 2 bilhões em 2021, bem acima da meta que prevemos inicialmente. O objetivo não é o de sermos reconhecidos como a empresa com os melhores resultados e sim como a única empresa capaz de entregar os resultados que entregamos”, afirma Borges.
Sobre a Natulab
Fundada em Santo Antônio de Jesus (BA) em 2000, a Natulab conquistou a liderança nacional na produção e venda de medicamentos fitoterápicos em 2016. Neste segmento, até julho de 2019, a farmacêutica registrou incremento de 25,5% no volume de unidades vendidas, com desempenho superior à média observada na indústria farmacêutica. No segmento de MIP (Medicamentos Isentos de Prescrição), a Natulab cresceu 24,3% no mesmo período, mantendo-se na 5ª posição do ranking. Quando considerado o mercado farmacêutico total, a companhia subiu mais de 40 posições na avaliação da IQVIA, nos últimos cinco anos. Os dados posicionam a Natulab entre as principais empresas do setor, destacando-a como importante player em um setor extremamente competitivo. Em seu portfólio, a Natulab possui uma linha de produtos com mais de 200 apresentações, entre eles os líderes de mercado Seakalm (Passiflora incarnata L.), Floratil, Hidralyte, Hidraplex, Tylemax e Varivax (Aesculus hippocastanum L.) e os vice-líderes Xarope de Guaco (Mikania glomerata) e StarforC (aspartato de arginina e ácido ascórbico).
*Fonte: Fonte: IQVIA – PMB Mix – Edição Jul’19 | Mercado Farmacêutico Total | Mercado OTC| Valores em Unidades e Valores em PPP no MAT¹ Jul’19 e YTD Jul’19.
¹: MAT: Moving Annual Total | Doze Meses Móveis.