A multinacional, que subiu de posição no ranking das TOP 10 em valores do mercado farmacêutico brasileiro, investiu em novas categorias de medicamentos, além da inovação e tecnologia da sua produção
A União Química, farmacêutica multinacional, acaba de completar 87 anos de atuação no mercado brasileiro e recentemente marcou sua entrada nos continentes africano e asiático, além de participar do mercado da América Latina, Estados Unidos e Europa que já recebiam os produtos da companhia. Marcada pelo seu crescimento sustentável e ascendente, a farmacêutica também se destaca por produtos líderes de mercado como na área de oftalmologia, contracepção, OTC (over the conter) e anestesiologia e possui um vasto portfólio de produtos e formas farmacêuticas.
Em 2023, investiu R$ 200 milhões na ampliação da sua linha de produção de Pouso Alegre (MG), sendo que a área ampliada contempla um prédio para o setor produtivo com cinco linhas de alta performance para a fabricação de medicamentos estéreis. A expansão também prevê ampliação da área de Qualidade e a construção de uma creche para os filhos dos colaboradores.
A farmacêutica que é líder em oftalmologia, também lançou uma nova geração de lágrimas artificiais no Brasil, única com atuação intra e extracelular para o tratamento do olho seco, considerado uma inovação na categoria. Estudos indicam que a doença afeta entre 13 e 24% da população brasileira.
No último ano, também entrou no mercado de pediatria, com o lançamento de um medicamento para o tratamento dos sintomas de náusea e vômito, com uma apresentação exclusiva de ondansetrona, que amplia seu portfólio na apresentação da solução oral líquida, sem aroma, corante e açúcar. Na produção de genéricos, foi registrado um aumento de 45%, enquanto o mercado farmacêutico teve apenas 15,5% do aumento desse tipo de medicamento, de acordo com o IQVIA, de setembro de 2023.
“Estamos celebrando 87 anos de uma trajetória muito sólida, que nos coloca como uma das maiores indústrias farmacêuticas do país, com destaque importante na internacionalização da nossa marca. Uma história pautada na liderança de mercados nacionais e com a inovação presente em nosso DNA, pois temos uma estratégia bem definida com impacto direto na saúde da população. Nossa missão é crescer de forma sustentável, baseados em negócios pioneiros, aquisições bem-sucedidas e foco em investimento voltado à pesquisa e desenvolvimento, sendo 6% da receita destinada apenas a este tema”, comemora Fernando de Castro Marques, presidente do Grupo União Química.
Pioneira em tecnologias e inovação para o mercado de saúde, a farmacêutica lançou as bulas interativas para seus medicamentos, que traz as principais informações dos produtos com fácil acesso. Por meio de um QR Code contido nas embalagens, é possível ter acesso a um menu interativo, com áudio-bula e vídeo-bula gerado pela inteligência artificial com o avatar Laura. As bulas da União Química também podem ser acessadas através do dispositivo Alexa, apenas com um comando de voz.
Outro destaque é a evolução de agenda ESG, que inclui a comemoração de dois anos do programa Raízes da União e a criação de um programa voltado para prevenção da violência contra mulher.
“Temos um olhar atento às pessoas, ao mesmo tempo vislumbramos um futuro mais sustentável social e ambientalmente com o avanço do nosso Programa Raízes da União, onde traçamos metas sólidas de plantio e ações voltadas à educação, com objetivo de impactar as gerações presentes e futuras”, destaca Fernando de Castro Marques, presidente da União Química.
ESG: Responsabilidade social e programa socioambiental
A companhia lançou o Programa Todos por Todas, voltado para ações de prevenção da violência contra a mulher. Uma equipe altamente qualificada promove ações contínuas na companhia, dando acesso à diálogos importantes sobre o tema e permitindo o enfrentamento e apoio. Como parte do programa, a companhia criou uma cartilha e um canal exclusivo para mulheres, para que as colaboradoras tenham a liberdade para falar e contarem com acolhimento especializado. O programa contou também com palestras da Dra Gabriela Mansur, advogada especialista em direito das mulheres e ex-promotora.
Já no segmento socioambiental, a União Química comemora o segundo ano do Programa Raízes da União, desenvolvido por profissionais de diferentes setores da companhia – e com o apoio dos mais de 7,5 mil colaboradores. O programa segue com o compromisso de plantar 1 milhão de árvores em SP, MG e DF, até 2027, ano em que a companhia completa 90 anos. Pela iniciativa, a companhia recebeu o certificado de Empresa Verde pelo município de São Paulo.
O objetivo é ir além do plantio de mudas nativas nas regiões onde possui plantas fabris, e promover a sensibilização e conscientização das comunidades para as questões ambientais. Além disso, o programa já estruturou sua vertente educacional, capacitando professores a levarem a consciência ambiental para dentro das escolas públicas. Só no ano de 2023 foram mais de 2 mil professores capacitados, impactando quase 30 mil alunos.
Internacionalização e aquisições
Seguindo sua estratégia de internacionalização, este ano a companhia deu mais passos em direção à exportação de seus medicamentos, desta vez levando produtos para a Ásia e África com a linha de anticoncepcionais e medicamentos de prescrição. No segundo semestre, levou o segmento de produtos de última geração de sua linha oftalmológica para o Paraguai com o objetivo de fortalecer a liderança no continente por meio da unidade de negócios Genom, líder no mercado brasileiro.
Atualmente, a União Química exporta para mais de 70 países e suas plantas fabris são certificadas pelos órgãos reguladores internacionais mais importantes do mundo. Além disso, possui 10 plantas fabris, sendo 9 no Brasil e uma nos Estados Unidos.
Sobre a União Química
Com capital 100% nacional e com 86 anos de história, o Grupo União Química se posiciona entre as maiores indústrias farmacêuticas brasileiras, com crescimento de mais de dois dígitos ao ano, nos últimos cinco anos. A estrutura está definida em cinco unidades de negócios: Farma (OTCs, Marcas e Genéricos), Genom (Prescrição Médica), Hospitalar (Hospitais Públicos e Privados), Agener Saúde Animal e Terceirização para grandes empresas nacionais e multinacionais. O Grupo União Química possui um dos maiores complexos industriais do mercado farmacêutico, com nove plantas e um centro de distribuição que atendem com excelência às normas nacionais e internacionais de produção e distribuição de medicamentos. A fábrica Bthek (DF) se dedica à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de medicamentos biotecnológicos. A biotecnologia faz parte do presente e do futuro do Grupo União Química.