A empresa aposta na capacitação de pessoas e em novos produtos para continuar crescendo.
A Prati-Donaduzzi, maior produtora de medicamentos genéricos do Brasil*, celebra 24 anos de atuação em dezembro. Localizada em Toledo, oeste paranaense, a empresa conta com ampla estrutura equipada com o que há de mais moderno para a produção de medicamentos. Em um sistema verticalizado, a indústria tem linhas de pesquisas e desenvolvimento de medicamentos, produção de embalagens até o transporte do produto destinado ao consumidor final.
O compromisso de levar saúde e bem-estar a milhões de brasileiros é sustentado pelo trabalho e a dedicação dos mais de 4.500 colaboradores. Por isso, as pessoas são uma das grandes apostas da indústria que possui Universidade Corporativa e investe constantemente em cursos e treinamentos, inclusive em parceria com renomadas instituições de ensino. “Internamente oferecemos uma ampla gama de treinamentos que vão desde conteúdos técnicos até comportamentais. As especializações in company possibilitam aos colaboradores acesso à instituições de renome sem ter que ir para grandes centros”, afirma o Diretor-Presidente da Prati-Donaduzzi, Eder Fernando Maffissoni.
A empresa investiu 109,24% a mais em educação em comparação com 2016. Esses investimentos fazem com que a farmacêutica se destaque em número de horas/treinamento por colaborador, enquanto a média nacional está em 22 horas, segundo Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), a Prati-Donaduzzi chegará a 80 horas em 2017. São destaques também os programas oferecidos para crianças e adolescentes que participam de aulas de ciências e robótica na indústria.
Pesquisa
Com aporte de aproximadamente 5% da receita líquida em inovação, a Prati-Donaduzzi busca na área de Pesquisa e Desenvolvimento os resultados que levam a novos mercados. Em 2017 a empresa lançou seu primeiro produto patenteado: o Sensilatte – um comprimido de enzima lactase – responsável pela quebra da lactose no organismo-, com diferenciais que facilitam a vida dos pacientes, como por exemplo, a tecnologia orodispersível – que dispensa o uso de água para ingestão.
“Pretendemos atuar em duas frentes: consolidar o portfólio de medicamentos genéricos com o lançamento de novos produtos e também investir em inovação incremental e radical. Sabemos da importância de nossa presença no mercado farmacêutico brasileiro principalmente no que diz respeito ao preço dos medicamentos genéricos, porém, também buscamos novos caminhos”, declara Maffissoni.
Hoje a Prati-Donaduzzi está presente em todos os estados brasileiros e, além do varejo, é a maior fornecedora em volume de medicamentos para órgãos públicos. A empresa é pioneira no país na produção e comercialização de medicamentos fracionáveis – que permitem ao consumidor adquirir somente a quantidade necessária para seu tratamento.
2018
Para o próximo ano a Prati-Donaduzzi almeja crescer 15% em relação a 2017 – e dobrar o faturamento nos próximos cinco anos. Em 2017 parte do faturamento será destinado ao aprimoramento e desenvolvimento de medicamentos com prescrição médica. Os primeiros produtos deste portfólio serão para a área neurológica. Outra novidade será a exportação de uma linha de nutracêuticos para os EUA. “Nossa ‘receita’ para conquistarmos novos resultados constantemente envolve pessoas, inovação e qualidade. Novos marcos em nossa história estão por vir e com certeza esses fatores vão continuar garantindo nosso crescimento em 2018”, acrescenta.
*Fonte: IMS Health MAT Setembro/2017 PMB + NRC/Doses Terapêuticas.