domingo , 21 julho 2024
Capa » Indústria farmacêutica - saúde humana » Haleon inaugura sua planta fabril em Jacarepaguá

Haleon inaugura sua planta fabril em Jacarepaguá

Fabricação de produtos para a saúde é voltada para o Brasil e a América Latina

São Paulo, maio de 2023 – A Haleon, empresa líder mundial em produtos para a saúde do consumidor e fabricante de marcas reconhecidas como Advil, Centrum, Corega, ENO, Sensodyne e Sonrisal, inaugurou na segunda-feira, 22, sua unidade de produção em Jacarepaguá. Instalada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, a fábrica produzirá inicialmente 80 milhões de unidades de produtos para a saúde isentos de prescrição e destinados ao autocuidado para o mercado brasileiro e latino-americano. A maioria da produção abastecerá o mercado nacional e o restante será direcionado aos países vizinhos, sendo a Argentina o principal destino das exportações.

Anteriormente operada pela farmacêutica GSK, a fábrica passou para o controle da Haleon, empresa independente criada com a separação da unidade de produtos de consumo antes pertencente à GSK. Desde 2021, a fábrica recebeu investimentos da ordem de 21,9 milhões de libras esterlinas em equipamentos e tecnologia, transferindo para o Brasil linhas de produção que eram realizadas em outros países, como uma linha premium de Sensodyne, que foi transferida do Reino Unido, e outra de Centrum, deslocada do Canadá para o Brasil.

A fábrica representa um investimento significativo da Haleon no Brasil e no estado do Rio de Janeiro, contribuindo para impulsionar a economia local. Foram desembolsados cerca de R$ 410 milhões no último ano para o cumprimento de todas as exigências e licenças de operação.

Hoje, a unidade de Jacarepaguá produz 90% de todos os cremes dentais Sensodyne consumidos no Brasil, e 40% de todas as unidades do multivitamínico Centrum do mercado brasileiro. “Saem da nossa fábrica produtos que estão presentes em milhões de lares brasileiros. Temos orgulho de levar ao mercado marcas e produtos em que a população confia e acredita, com alta qualidade, e seguindo todos os padrões internacionais da Haleon”, destaca Yanir Karp, presidente da Haleon para o Brasil.

A Haleon emprega globalmente mais de 22 mil pessoas e comercializa seus produtos em 170 mercados, somando mais de 58 milhões de libras esterlinas em vendas globais. Com a fábrica do Rio de Janeiro, a Haleon passou a empregar diretamente cerca de 1.000 funcionários em suas operações, a maioria no Estado do Rio de Janeiro, além de gerar mais de 5.700 empregos indiretos e outros 4.790 empregos induzidos, totalizando mais de 11.000 postos de trabalho em toda a cadeia.

A unidade conta com diferentes programas ambientais, como um sistema de reuso de água e tratamento de efluentes que permite a reutilização de aproximadamente 22 milhões de litros de água por ano. Além disso, 100% de sua energia elétrica provém de fontes limpas e certificadas, buscando a redução das emissões de carbono, inclusive com a instalação de painéis solares no telhado da fábrica.

A fábrica de Jacarepaguá ainda se destaca por contar com 40% do seu quadro de funcionários formado por mulheres. “Nossa fábrica é pautada pelos mais altos padrões regulatórios. Temos orgulho de apresentar ao mercado uma fábrica ágil, que prima pela qualidade e sustentabilidade. Além disso, dois terços de nossa liderança é formada por mulheres, reforçando o compromisso da Haleon com diversidade e inclusão”, destaca Graziela Soares – diretora operacional da planta de Jacarepaguá da Haleon Brasil.

Os produtos da Haleon estão presentes em grande parte dos lares brasileiros. A companhia investe aproximadamente R$ 8 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento no país, a fim de trazer inovações e soluções para atender às necessidades de saúde locais. A planta atual possui capacidade para expandir sua produção, podendo comportar a fabricação de novos itens.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores