A Hipolabor Farmacêutica, que mantém fábrica em Sabará e unidade administrativa em Belo Horizonte (MG), está com boas expectativas de crescimento em 2017, quando completou 33 anos de atividades. O potencial de negócios é confirmado com a classificação obtida no Anuário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicado pela primeira vez. A empresa mineira figura no ranking na 14ª posição, em termos de faturamento, entre as indústrias de medicamentos genéricos do Brasil.
Maior indústria farmacêutica de Minas Gerais e líder no ranking brasileiro de fabricantes de medicamentos injetáveis, a Hipolabor deverá ampliar seu faturamento em 20% neste ano em relação a 2016. Com o funcionamento pleno da nova fábrica que está sendo implantada em Montes Claros, no Norte de Minas, as expectativas para 2018 são ainda melhores: o faturamento deve crescer 40% no próximo ano.
De acordo com o presidente da Hipolabor, Renato Alves, a partir de março de 2018, todas as áreas da nova fábrica estarão funcionando, reforçando a importância industrial da região, localizada na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), responsável pelo monitoramento de 168 municípios mineiros, entre eles Montes Claros. Graças à concessão de incentivos da autarquia federal, grandes indústrias foram instaladas no Norte de Minas, gerando novos negócios, mais empregos e melhoria na renda.
No novo parque fabril da Hipolabor, já foram investidos R$ 100 milhões e outros R$ 50 milhões estão previstos até março de 2018, quando será inaugurado. A fábrica conta com 14 prédios — auxiliares, laboratórios, processos fabris, entre outros — em uma área construída de 30 mil metros quadrados instalados em um terreno de cerca de 120 mil metros quadrados.
Com a nova unidade, a empresa pretende aumentar a sua capacidade produtiva em 500% na linha de sólidos e em 200% na linha de medicamentos injetáveis. A fábrica vai gerar, a partir de março de 2018, cerca de 600 empregos diretos no município, uma vez que o projeto prevê várias etapas. Atualmente, cerca de 60 pessoas trabalham no local, na linha de produção e nas áreas de recursos humanos e garantia da qualidade.
As questões ambientais também merecem destaque na unidade de Montes Claros. O entorno do parque fabril será totalmente arborizado, com o plantio de cerca de 2 mil árvores. Foram adotados também procedimentos para economia de água: dos 24 mil m³/hora que serão consumidos na fábrica, 10 mil m³/hora serão reutilizados.
A trajetória da Hipolabor começou em 1984, com a implantação da primeira unidade no município de Contagem (MG). Com um expressivo volume de vendas alcançado em todo o território nacional, em 1988 a empresa foi transferida para uma área maior, em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em 2001, foi inaugurada mais uma unidade, dessa vez na capital mineira.
A empresa, que possui atualizado o Certificado de Boas Práticas de Fabricação emitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), está se expandindo cada vez mais. A construção de uma nova planta industrial, em Montes Claros (MG), é mais um investimento da Hipolabor.