sábado , 15 junho 2024
Capa » HVAC de processo » Eficiência Energética, Qualidade do Ar Interno, Tratamento de Águas e Fluidos Refrigerantes são os temas nas mesas-redondas do Conbrava 2023

Eficiência Energética, Qualidade do Ar Interno, Tratamento de Águas e Fluidos Refrigerantes são os temas nas mesas-redondas do Conbrava 2023

O XVIII Conbrava 2023 (Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar) apresentará novos estudos e tecnologias para um futuro sustentável e saudável focado no tema “AVACR rumo a um futuro sustentável e saudável”. O evento está marcado para os dias 13, 14 e 15 de setembro, no São Paulo Expo, e está com inscrições abertas. 

Organizado e realizado pela ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, o Congresso contará, nesta edição, com quatro mesas-redondas e mais de 40 palestras. O evento receberá renomados convidados nacionais e internacionais, entre os quais, representantes da academia, associações e empresas do AVACR (aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração).

O Conbrava tem por objetivos a troca de experiência e a atualização e difusão de conhecimentos, baseados no que existe de mais moderno em tecnologias e soluções no escopo dos segmentos representados. Enquanto fórum de debates, o Congresso reúne palestrantes e profissionais de áreas multidisciplinares, que têm a oportunidade ímpar de acessar o que existe de mais atual no dentro e fora do Brasil.

Para o Eng° Leonardo Cozac, Presidente da Comissão Organizadora do Conbrava, “O Conbrava já se consolidou como o maior evento técnico científico do mercado do setor AVACR da América Latina. O desafio foi organizar com excelência a 18ª edição, acreditamos que conseguimos. Estamos prontos para receber os participantes, serão três dias de muito conteúdo, por meio de atualização de conhecimentos pautados em novas soluções científicas e novas tecnologias”.

Tradicionalmente, as mesas-redondas levam, para o Conbrava, debates de alto nível acerca das temáticas propostas de acordo com os quatro setores representados no evento: Eficiência Energética, Fluidos Refrigerantes, Qualidade do Ar Interno e Tratamento de Águas.

Mesas-redondas

“O AVAC-R numa perspectiva de energia renovável” será a tônica da mesa-redonda de Eficiência Energética, coordenada pelo engenheiro José Carlos Felamingo (Union RHAC) e Ênio Bandarra (prof. da Universidade Federal de Uberlândia), a qual segue a linha da temática escolhida para o Conbrava, que é construir um futuro saudável e sustentável.

Os quatro setores representados no Congresso são grandes consumidores de energia elétrica, e seguem em busca de soluções que integrem as necessidades de sistemas e equipamentos de ar-condicionado e refrigeração com a geração de energia renovável.

Para o debate, foram convidados renomados profissionais de diferentes áreas de atuação, considerando projeto, fabricante, academia e governo, com o intuito de discutir as perspectivas e o avanço da eficiência energética no AVAC-R.

A mesa-redonda de Fluidos Refrigerantes, coordenada pelos engenheiros Roberto Peixoto (Instituto Mauá de Tecnologia) e Celina Bacellar (Johnson Controls), trará para o Congresso alguns temas que têm ganhado notoriedade diante de discussões acerca das mudanças climáticas, como a ratificação e a implementação da Emenda de Kigali do Protocolo de Montreal, que estabelece a redução do consumo de HFCs – hidrofluorocarbonetos, assim como regulamentos regionais e nacionais. A partir desta perspectiva, a indústria de refrigeração e ar-condicionado e bombas de calor tem intensificado o uso de refrigerantes com baixo GWP.

Outro ponto a ser abordado na mesa-redonda será a discussão, na União Europeia, sobre o possível estabelecimento de regulação envolvendo as substâncias perfluoroalquiladas (PFAS), que são uma grande família de milhares de substâncias químicas sintéticas, incluindo alguns refrigerantes HFCs e HFOs – Hidrofluorolefinas, reconhecidos pelo alto potencial de impacto ambiental, incluindo a formação do ácido trifluoracético (TFA) na sua degradação.

Os participantes das discussões acerca do tema Fluidos Refrigerante foram escolhidos para que possam apresentar seus posicionamentos e a participação em um debate focado nas opções de refrigerantes de baixo GWP para substituição dos HFCs de alto GWP, tanto para novos equipamentos de refrigeração e ar-condicionado, como para unidades existentes.

A importância da Qualidade do Ar Interno e o impacto na saúde das pessoas é um tema há muito tempo debatido, que continua em evidência e ganhou notoriedade aos olhos de especialistas e da sociedade. Coordenada pelo engenheiro Antonio Luis de Campos Mariani (Coordenador do LEQAI USP – Laboratório de Qualidade do Ar Interno da USP – Universidade de SP) e Arthur Aikawa (presidente do Qualindoor ABRAVA – Departamento de Qualidade do Ar Interno), a mesa-redonda sobre Qualidade do Ar Interno também abordará a comemoração dos 25 anos da legislação brasileira no assunto, iniciado com a primeira regulamentação acerca do tema.

A mesa-redonda de Qualidade do Ar Interno reunirá especialistas nacionais e internacionais para um debate focado em saúde, bem-estar e conforto aliados a novas tecnologias e estudos que contribuem para a construção de um futuro saudável e sustentável.

Nos últimos tempos, o tema Tratamento de Águas permanece em evidência no setor do frio, e assuntos como conservação, performance e retorno sobre investimento ganharam destaque e darão a tônica do debate, além de destacar os avanços em questões primordiais que norteiam um programa de tratamento de águas.

A mesa-redonda de Tratamento de Águas, coordenada pelo engenheiro Charles Domingues (presidente do Comitê Nacional de Tratamento de Águas) e Alberto Hernandez Neto (Prof. Associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo no Departamento de Engenharia Mecânica), reunirá profissionais multidisciplinares que atuam na academia, em conselhos, fabricantes, consultores e organismos certificados, além dos usuários que são os que trarão cases do dia a dia apresentando problemas, soluções e a suas expectativas relacionada ao programa de tratamento de águas para o AVAC-R.

Inscrições e programação completa podem ser acessadas em www.conbrava.com.br. Mais informações podem ser obtidas no e-mail [email protected].

O Conbrava é um evento bienal que acontece simultaneamente à FEBRAVA – Feira Internacional de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar, que será realizada de 12 a 15 de setembro. Mais informações em: www.febrava.com.br.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores