sábado , 19 junho 2021
Capa » Hospitais » Pé torto congênito pode ser identificado na gestação e tratamento precoce proporciona vida normal à criança

Pé torto congênito pode ser identificado na gestação e tratamento precoce proporciona vida normal à criança

No dia 03 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Pé Torto Congênito (PTC). A data foi escolhida pela Ponseti International Association (PIA) em homenagem ao nascimento do Dr. Ignacio Ponseti – criador do método Ponseti para tratar o pé torto e tem como objetivo aumentar a consciência sobre a deficiência, prevenção e tratamentos.

Essa doença é uma deformidade complexa que envolve os ossos, músculos, tendões e atinge um em cada 1.000 recém-nascidos; sendo que, em 50% das vezes, ambos os pés dos bebês são afetados. Estima-se que no Brasil há cerca de 3.500 novos casos por ano.

As crianças que possuem PTC apresentam os pés encurvados para dentro, com pouca mobilidade nas articulações do pé e tornozelo e estão associados à rigidez do pé.

Apesar de evidências apontarem para fatores genéticos, a causa do PTC ainda é desconhecida. Porém, o diagnóstico pode ser feito a partir do 2º trimestre de gestação por meio do ultrassom morfológico.

“Assim que o problema for detectado, o bebê deve seguir acompanhamento com um ortopedista pediátrico para a realização do tratamento adequado que é muito eficaz, principalmente se iniciado logo nos primeiros meses de vida”, explica a Dra. Tatiana Guerschman, especialista no Método Ponseti no Brasil e ortopedista do Centro de Excelência do Sabará Hospital Infantil, que possui cuidados focados nessa doença.

O tratamento é feito com cerca de cinco gessos seguidos de uma pequena cirurgia (tenotomia do tendão calcâneo). O sucesso no tratamento garante a possibilidade de uma infância cheia de brincadeiras e sem limitações para as atividades diárias e os esportes.

 

Sobre o Sabará Hospital Infantil 

O Sabará Hospital Infantil, localizado na cidade de São Paulo, é referência no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos.  É o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico a conquistar acreditação pela Joint Comission International (JCI), um selo que assegura sua qualidade assistencial.

Fundado há 60 anos, o Sabará Hospital Infantil opera segundo o modelo de hospitais infantis americanos, os Children’s Hospitals, baseado na expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas, que conta com uma equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com uma equipe médica e assistencial altamente capacitada e um parque tecnológico moderno e completo, a Instituição está preparada para a realização de partos, quando há necessidade de intervenção cirúrgica imediata ao nascimento, e transplantes renais.

 

Seu foco em pediatria permite que a Instituição não só conheça as mais diversas doenças infantis, como também garante a expertise no diagnóstico e tratamento de doenças simples às mais raras e de difícil interpretação diagnóstica.

 

Para transformar a experiência da criança internada, conta com o Programa Child Life, composto por especialistas em desenvolvimento infantil. Por meio de atividades lúdicas, os profissionais se comunicam com a criança de acordo com seu desenvolvimento de linguagem e compreensão de mundo, facilitando, assim o seguimento do tratamento.

 

O Hospital que mais entende de criança. Do Pronto-socorro à alta complexidade – Sabará Hospital Infantil.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores