domingo , 19 maio 2024
Capa » Home » Exclusivo: Compromisso com a sustentabilidade marca produção de medicamentos e cosméticos da Weleda
Exclusivo: Compromisso com a sustentabilidade marca produção de medicamentos e cosméticos da Weleda
Fotos: Divulgação Weleda

Exclusivo: Compromisso com a sustentabilidade marca produção de medicamentos e cosméticos da Weleda

Em entrevista exclusiva aos portais de notícias 2A+, Flávia Fonseca, Head de Marketing, Weleda Pharmacies e E-Commerce, fala sobre as principais tendências e inovações no desenvolvimento de medicamentos e tratamentos cosméticos no Brasil. Ele destaca o investimento da empresa em pesquisa e desenvolvimento para criar novos produtos e o compromisso com a sustentabilidade ambiental na produção Confira.

Quais são as principais tendências e inovações no desenvolvimento de medicamentos e tratamentos (cosméticos) no Brasil?

Flávia Fonseca – No caso de medicamentos, ao mesmo tempo em que o mercado continua mostrando um número maior de opções aos pacientes, e alguns saltos no tratamento das doenças, advindos do desenvolvimento tecnológico, nota-se uma busca maior do consumidor por um olhar ampliado da saúde. O consumidor hoje busca medicamentos mais naturais, eficazes e que o tratem de uma forma integral, saindo da dinâmica de só tratar o sintoma, mas passando para um olhar para as causas. Esse consumidor está mais exigente e mais preocupado com o consumo excessivo de medicamentos, seus efeitos colaterais no curto e no longo prazo, as interações medicamentosas, além de um olhar para o meio ambiente.

No caso dos cosméticos, cada vez mais nota-se uma artificialização da estética, com consumidoras perdendo as características originais de sua beleza. Então, já nota-se um movimento de resgate da beleza natural, voltada para o bem-estar e a saúde. Isso impulsionado também pelo movimento de conscientização da questão de sustentabilidade, um olhar para a agressividade dos produtos químicos tanto para o corpo dessa consumidora como para o próprio planeta.

A Weleda vem justamente a atender essa necessidade com um olhar ampliado do ser humano, tratando-o por inteiro, em seu corpo físico, em seus processos reguladores, em suas emoções e em sua unicidade, oferecendo medicamentos naturais eficazes para todas as etapas da vida.

Como a empresa está lidando com a questão da sustentabilidade ambiental na produção e distribuição de medicamentos (cosméticos)? Quais as ações? A empresa possui setor responsável por ESG? Em caso positivo, como ele desenvolve suas atividades?

Flávia Fonseca – A Weleda já nasceu como uma empresa sustentável há 100 anos, quando não existia nem a discussão para os impactos das empresas e do ser humano no meio ambiente. Os ingredientes dos medicamentos e cosméticos da Weleda são orgânicos ou biodinâmicos, que partem de uma agricultura regenerativa sustentável, que protege o solo e a biodiversidade do local. Quanto mais puro e rico de nutrientes for o solo, maior a qualidade da planta cultivada, mais rico e potente se tornará o ativo no medicamento. Além das substâncias que partem do reino vegetal, a Weleda trabalha com métodos exclusivos para produzir os medicamentos e cosméticos que partem das demais substâncias da natureza.

A Weleda é uma das pioneiras em certificações Empresa B, UEBT, NATRUE, entre outras, comprovando a prática responsável em sua cadeia produtiva e demais etapas de comercialização de seus produtos. A Weleda possui uma gerência de Branding & Sustentabilidade, que cuida dos projetos ESG que são conduzidos pelos times multifuncionais internos e liderados por essa pessoa de Sustentabilidade.

Como a empresa está investindo em pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos (cosméticos) no Brasil? Cite exemplos

Flávia Fonseca – A empresa tem um extenso pipeline de lançamento tanto de medicamentos OTC, como de cosméticos, para atender às necessidades dos consumidores. Temos nosso centro de desenvolvimento de novos produtos na Europa, assim como o nosso departamento de pesquisa e desenvolvimento na Weleda Brasil. Lançaremos agora no meio do ano uma linha nova de tratamento capilar (shampoos e condicionadores) totalmente natural, eficaz, livre de químicos e que é um verdadeiro tratamento para a saúde dos cabelos.

Quais são as inovações em processos de fabricação que estão sendo adotados pela empresa?

Flávia Fonseca – A Weleda aprimora seus processos de fabricação continuamente para estar sempre à frente no quesito qualidade, sustentabilidade e compromisso com seus clientes, fornecedores, parceiros e demais stakeholders.

Como a empresa está se preparando para a nova lei de rastreabilidade?

Flávia Fonseca – A Weleda já está trabalhando nas adaptações de seus processos e suas embalagens para atender aos prazos estabelecidos pela agência sanitária.

Como a empresa está investindo em pesquisa e desenvolvimento para criar novos medicamentos (cosméticos) e tecnologias que atendam às necessidades da população?

Flávia Fonseca – Estamos trabalhando para desenvolver localmente os ingredientes usados para a produção de nossos medicamentos e cosméticos, além de implementar o nosso pipeline de lançamento para atender às necessidades dos consumidores. Temos nosso centro de desenvolvimento de novos produtos na Europa, assim como o nosso departamento de pesquisa e desenvolvimento na Weleda Brasil.

Quais são as perspectivas para o avanço da IA na indústria farmacêutica no Brasil e no mundo?

Flávia Fonseca – A IA já faz parte da vida das pessoas, dos governos e das empresas. É um caminho sem volta. Daí a importância de uma regulamentação que proteja a população e que seja definida a partir de discussões aprofundadas entre os vários stakeholders envolvidos. A implantação da LGPD foi um primeiro passo nesse sentido.

Quais os benefícios do uso do 5g para a indústria farmacêutica, principalmente considerando a relação B to B? 

Flávia Fonseca – À medida em que se melhora a tecnologia e a acessibilidade, permite-se maior estabilidade, agilidade e acurácia nas relações entre empresas em geral. Data analytics e inteligência de dados são fundamentais para a gestão estratégica de um negócio.

Redação: Portais 2A+ Permitida a reprodução parcial ou total desde que citada a fonte 2A+ Farma com link para esta página. A não inclusão desta informação com link implicará nas medidas legais previstas em lei.

_______________________________________________

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores