segunda-feira , 17 junho 2019
Capa » Automação » Conheça as tecnologias fornecidas por empresas para a rastreabilidade de medicamentos
Conheça as tecnologias fornecidas por empresas para a rastreabilidade de medicamentos
A Manual Print Station™ imprime e verifica os cartuchos para garantir uma identificação de serialização. Divulgação Optel.

Conheça as tecnologias fornecidas por empresas para a rastreabilidade de medicamentos

O Portal 2A+ Farma entrevistou alguns dos principais fornecedores de produtos e serviços para a rastreabilidade de medicamentos. Veja a seguir algumas das soluções oferecidas.

R&B

Divulgação R&B

As soluções da R&B para atender a rastreabilidade conta com os seguintes módulos:

  • R&B Serial – Módulo gerador de números seriais.

Com funcionamento integrado com sistemas de chão de fábrica, é o módulo central para a geração e controle de geração de números, não possibilitando a duplicação de números entre as diferentes filiais da indústria.

  • R&B DataFarma – Módulo repositório e gestor de mensageria

Tendo como o funcionamento principal como repositório de dados, sistema de mensageria com ANVISA

  • R&B Dashboard – Módulo de Gerencial

Módulo com funções para realização de eventos de rastreabilidade e relatórios

  • R&B Datareader – Módulo de realização de eventos

Módulo com funções de realização de eventos em armazéns fabris e logísticos em dispositivos móveis.

Em um grande estudo do problema, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que os remédios falsos são uma ameaça crescente, já que o comércio farmacêutico cada vez maior, inclusive pela internet, abre as portas para produtos às vezes tóxicos. A OMS cotejou análises de 100 estudos feitos entre 2007 e 2016, cobrindo mais de 48 mil amostras, e descobriu que 10,5 por cento dos remédios vendidos em países de renda baixa e média são falsos ou abaixo do padrão.

Com o intuito de levar o poder da informação para a palma da mão do consumidor a R&B lançou o aplicativo mobile MEDiD.

O aplicativo permite ao usuário identificar se o medicamento está apto para consumo, autenticando sua originalidade e dando acesso à bula, entre outras funcionalidades.

De nada adianta os laboratórios atenderem a lei que trata a rastreabilidade se o consumidor final não for o grande beneficiado, explica André Pereira, Gerente de Negócios da R&B.

 T2 Software

A empresa atua principalmente na consultoria de implantação da rastreabilidade de Medicamentos, auxiliando os clientes nos processos de seleção de soluções, mapeamento de processos e acompanhamento das iniciativas.

Videojet  

A solução inclui desde o planejamento do projeto, software para as linhas de produção e almoxarifado com integração com os ERPs,  fornecimento de hardware que inclui equipamentos para a serialização e agregação independentemente do tipo de linha (manual, semi-automatica automática ou robotizada) e armazenamento dos dados em nuvem. A instalação treinamento, documentos de validação e outros necessários a este tipo de projeto além de um atendimento hot line 24x7x365 complementam o fornecimento.

Divulgação Videojet.

A Videojet fez uma parceria com a empresa de Software americana Systech em 2011. A Systech é uma das Top 3 em software de rastreabilidade no mundo e  isto permitiu que a empresa já finalizásse a instalação completa de  54 linhas em 12 diferentes clientes no Brasil.

Das cinco empresas selecionadas pela Anvisa para o projeto piloto 2 delas usarão a solução da Videojet.

 

 

Optel

Dentre as soluções da empresa, destacam-se:

  • Open SiteMaster™ (OSM) 2.0

É uma solução de software da OPTEL para rastreamento e autenticação de medicamentos na indústria farmacêutica. Os seus recursos permitem executar todos os processos de serialização, agregação e troca de dados necessária entre diversos sistemas.

  • Manual Print Station™

A Manual Print Station™ imprime e verifica com eficiência os cartuchos para garantir uma identificação de serialização. O sistema permite a etiquetagem manual e a agregação.

  • Carton Tracker™

A CartonTracker™ faz a impressão e a verificação de cada cartucho. Divulgação Optel.

A CartonTracker™ faz a impressão e a verificação de cada cartucho, assegurando a identificação precisa da serialização.

  • Cltracker TE™

O CLTracker TE™ faz a impressão e verificação de cada cartucho e garante uma identificação de serialização precisa. O CLTracker TE™ foi desenvolvido para ser instalado em qualquer unidade de etiquetagem de cartuchos e não requer nenhum operador.

  • A PackStation™ FMP

Embalagem totalmente manual é uma estação de embalagem manual completa que garante a identificação e a verificação de produtos embalados manualmente com leitores de código de barras.

Redação: Portal 2A+ Farma

Exclusivo: Indústrias farmacêuticas se empenham por adequação à lei da rastreabilidade de medicamentos https://goo.gl/SjB5kx

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*