quarta-feira , 29 junho 2022
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FCE Pharma e Cosmetique atraem milhares de visitantes em três dias de evento
Visitantes durante o último dia de evento. Divulgação NürnbergMesse Brasil.

FCE Pharma e Cosmetique atraem milhares de visitantes em três dias de evento

As maiores feiras das indústrias farmacêutica e cosmética já têm data marcada para 2023  

As maiores exposições dos setores farmacêutico e cosmético da América Latina chegaram ao fim hoje depois de três dias de evento. A FCE Pharma e a FCE Cosmetique atraíram milhares de pessoas aos pavilhões do São Paulo Expo, na capital paulista. Os visitantes puderam conhecer de perto as principais inovações dos mercados apresentadas por mais de 600 marcas expositoras. “Conseguimos reunir em um único espaço um grupo extremamente qualificado na área, profissionais dos setores e empresas interessadas em fechar contratos”, afirma Nadja Bento, head do núcleo Science na NürnbergMesse Brasil.

A analista de negócios e marketing na empresa Fette Compacting, Brenda Uchoa, participou da FCE Pharma pela segunda vez e se surpreendeu com a quantidade de pessoas circulando nas feiras. “Esta edição foi muito bacana. Tivemos uma grande movimentação de visitantes no estande e de potenciais clientes”, comenta.

Há mais de 10 anos consecutivos, a Nortec Química, empresa fabricante de insumos farmacêuticos ativos, é presença garantida no evento. Parceria que deve se prolongar por mais uma década. “Eu gostei bastante desta edição. Acho que o afrouxamento da pandemia contribuiu para o aumento de visitantes na feira. Estamos muito contentes com os resultados deste ano e já estamos em contato para a renovação de 2023”, afirma Thays Azevedo, analista de exportação da empresa.

Mesmo sentimento de Camila Almeida, CEO da Balsamu e visitante da FCE Cosmetique, que já está ansiosa para a próxima edição. “Eu vim à procura de embalagens, saber as novidades e tendências do setor. Eu tenho falado com as empresas expositoras e estou muito satisfeita. Sempre há inovações neste segmento”, comenta.

A edição de 2023 já tem data marcada. As FCE Pharma e a FCE Cosmetique serão realizadas entre os dias 13 e 15 de junho do próximo ano. “Neste evento inovamos com várias ações como o ‘encontre seu par” e o pavilhão exclusivo de matérias-primas. Para o próximo, já estamos preparando mais novidades para expositores e visitantes”, conclui Nadja Bento.

Comitiva diplomática indiana visita FCE Pharma

O cônsul-geral da Índia em São Paulo, Amit Kumar Mishra, foi recebido nos pavilhões da FCE Pharma pelo presidente da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, e por Nadja Bento, a head do núcleo Science da empresa. A visita tem como objetivo estreitar laços entre as indústrias dos dois países.

A Índia tem um dos mais poderosos setores farmacêuticos do mundo. É líder na produção de medicamentos genéricos e produz 60% dos Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) usados nas vacinas contra o coronavírus. “Durante a pandemia a Índia foi um dos mais confiáveis fornecedores para vários países. E é importante que as indústrias farmacêuticas indianas façam parte do maior mercado da América Latina, que é o Brasil”, afirma o cônsul-geral.

Para se ter uma ideia da potência dessa cooperação, 25% das empresas indianas, hoje, com sede no Brasil, são do setor médico e farmacêutico. “Nós importamos 95% dos IFAs usados pela indústria farmacêutica brasileira, a maior parte da China, que hoje não consegue atender toda a demanda do país. Por isso, a importância de buscar novos fornecedores e parcerias com outras farmacêuticas mundiais. E a Índia é um dos parceiros mais viáveis”, conclui Nadja Bento.

Empresa de óleos essenciais tem a sustentabilidade como foco

Os produtos e cosméticos sustentáveis têm conquistado cada vez mais espaço na preferência dos consumidores. Pesquisas de mercado comprovam a crescente importância na relação entre meio ambiente e consumo. Segundo a consultoria de análise de mercado Nielsen, comprar produtos sustentáveis tornou-se prioridade para aproximadamente 32% dos brasileiros. Um outro levantamento, desta vez do Google, aponta para o mesmo caminho: a busca online pelo termo “natural” cresceu 70% nos últimos cinco anos.

Nessa esteira, empresas como a Biodestil, destilaria de óleos essenciais com produtos originários da natureza, ganham destaque no mercado. A companhia participou pela primeira vez da FCE Cosmetique, maior feira da indústria de cosméticos da América Latina. No evento, destaque para a linha Florata, composta por 40 florais de bach – 23 para adultos, 10 para pets e 7 destinados às crianças. Além de 14 óleos essenciais. Entre eles, o de lavanda, alecrim e hortelã-pimenta. A linha conta também tem oito blends, que são as combinações dos diferentes óleos.

Sustentabilidade de nascença

Criada há dois anos, com sede no Paraná, a empresa surgiu para suprir a demanda de óleos essenciais puros no Brasil, e tem como princípio o desenvolvimento de uma produção sustentável e que respeita a natureza. Toda a cadeia produtiva da Biodestil é baseada no cuidado com o meio ambiente, desde o descarte de resíduos até o controle das emissões de gases do efeito estufa. Parte das plantas usadas na produção vem de pequenos produtores locais. O objetivo é fomentar a agricultura familiar e regional, reduzindo assim o impacto ambiental.

Fórum debate o uso de suplementos alimentares

O crescimento do consumo e o uso de suplementação alimentar pelo público acima dos 50 anos foram os principais assuntos apresentados no Fórum de Nutracêuticos, Funcionais e Suplementos (NFS), organizado nesta quinta-feira (09/06). O evento foi realizado durante o terceiro dia da FCE Pharma, no SP Expo, na Zona Sul da capital paulista.

Em palestra na NFS, o diretor de Vendas da Atlhetica Nutrition, Jefferson Silva, destacou que o mercado de suplementos deve dobrar nos próximos sete anos, no período pós-pandemia. Resultado direto de uma crescente preocupação da população com o bem-estar.

“As pessoas perceberam que precisam de uma vida mais saudável para aumentar a sua imunidade. E a suplementação é esse suporte proteico”, destacou. Silva ressaltou ainda que ao longo dos anos o perfil dos consumidores mudou. Segundo ele, antes eram atletas em busca de aumento de massa muscular. Atualmente, engloba esportistas casuais, mulheres e pessoas com sobrepeso.

A gerente de Inovação e Pesquisa & Desenvolvimento da Vogler, Ana Lucia Queiroga, apresentou uma pesquisa que aponta os principais desejos do público acima dos 50 anos relacionados à saúde e alimentação. Segundo ela, o levantamento apontou um aumento na preocupação desse público com a questão relacionadas ao sistema digestivo e à saúde mental. O estudo foi conduzido em consultas feitas junto a nutricionistas que atendem a essa faixa etária.

“Fizemos um trabalho para entender como as proteínas do leite hidrolisadas (de melhor digestão) podem beneficiar essa população”, afirmou. “Foi possível perceber bons resultados no ganho de massa muscular e aumento da força, que são fatores importantes para o público que está envelhecendo.”

O Fórum de Nutracêuticos, Funcionais e Suplementos (NFS) foi organizado em parceria com a Nutriconnection e contou com o apoio de importantes entidades do setor e de renomados centros de pesquisa como o International Life Sciences Institute do Brasil (ILSI) e a USP (Universidade do Estado de São Paulo).

Fonte: Assessoria de imprensa – FCE Pharma e FCE Cosmetique

 

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