segunda-feira , 17 janeiro 2022
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Cobertura FCE Pharma: confira os principais destaques do evento
Fotos: Divulgação 2A+

Cobertura FCE Pharma: confira os principais destaques do evento

Depois de quase dois anos, as indústrias farmacêutica e de cosméticos voltaram aos pavilhões do São Paulo Expo entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro. Numa área de 40 mil m², 400 expositores mostram as novidades e inovações dos setores.

São Paulo, 15 de dezembro de 2021 – As edições das feiras FCE Pharma e FCE Cosmetique deste ano abriram com uma rodada de negócios que movimentou R$ 8,4 milhões. Com a participação de 36 empresas dos setores de cosmético, farmacêutico e de química analítica, a rodada durou cerca de 2 horas e teve 107 reuniões. “Proporcionar esse momento para o mercado e com segurança foi uma satisfação imensa”, afirmou o presidente da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo. “Criar oportunidades de negócios está no DNA da nossa empresa e é o nosso propósito maior. Por isso, voltar aos pavilhões foi um momento único”.

Em um espaço de 40 mil m², marcas expositoras mostraram as novas tendências, tecnologias e apostas para 2022. Com 9.300 visitantes, o primeiro encontro presencial do setor desde o início da pandemia atraiu um público qualificado, focado e interessado em fechar negócios. “Ficamos surpreendidos desde a organização, o clima da retomada das feiras e a receptividade dos clientes.

WNTC

Paralelamente às exposições, os visitantes ainda tiveram a oportunidade de participar de congressos e fóruns com diversos temas de interesse para as indústrias farmacêutica, cosmética e de química analítica. Nos três dias de pavilhão, foram mais de 25 horas de conteúdo exclusivo.

O WNTC (We Need to Talk about Cannabis) foi um Congresso inovador que trouxe para o centro do debate a cannabis medicinal no Brasil. O evento, que aconteceu de forma híbrida, teve mais de 100 participantes. Foram 11 horas de debate com a participação das principais lideranças sobre o tema, como o deputado federal  Luciano Ducci;  o ex-presidente da Anvisa, Willian Dib; Dr. Pedro Pierro, diretor médico do Centro de Excelência Canabinoide; João Paulo Silvério Perfeito, Gerente de Medicamentos Específicos, Notificados, Fitoterápicos, Dinamizados e Gases Medicinais, da ANVISA; entre outros.

Foram discutidos temas como: os entraves burocráticos no Brasil, o mercado de cannabis medicinal, as leis em outros países e a desmistificação do ativo.   O Congresso contou com a curadoria exclusiva da Indeov e o patrocínio Master da DSM, Entourage e Grace. O patrocínio ouro das empresas Merck, The Green Hub e Verdemed; e prata da Brainsbio e Promediol do Brasil.

Encontro da Cosmetologia Brasileira

Outra novidade foi o Encontro da Cosmetologia Brasileira. Pela primeira vez a FCE Cosmetique se uniu à ABC (Associação Brasileira de Cosmetologia) e à Beauty Fair para criar um congresso exclusivo e debater o futuro do mercado de cosméticos.

A FCE Cosmetique e ABC criaram ainda um prêmio inédito no mercado: o Prêmio Inovação do Palco de Lançamentos e Soluções 2021, que buscou reconhecer os melhores do setor nas categorias: inovação, sustentabilidade e sensorial.

Mais de 15 empresas inscritas foram avaliadas por um comitê formado pela BELCORP, Natura, Boticário, ABC, MEDCIN e coordenado pelo Farmacêutico-Bioquímico – Diretor da Protocolo Consultoria, Alberto Keidi Kurebayashi. “Formamos um grupo de peso que fez análises profundas e científicas de cada trabalho enviado. Estamos honrados com tudo o que recebemos”, destacou a Head de Produto do Núcleo Science da NürnbergMesse Brasil, Nadja Bento.

A Dinaco levou para a casa o prêmio na categoria Sustentabilidade; a BASF na Sensorial, e a DSM ganhou o prêmio de Inovação.

NFS – Fórum de Nutracêutico, Funcionais e Suplementos

De olho numa crescente demanda do mercado, a FCE Pharma promoveu ainda o Fórum de Nutracêuticos, Funcionais e Suplementos. Consumido tradicionalmente na área esportiva, os suplementos ganharam novos adeptos entre pessoas interessadas numa vida mais saudável, movimentando um mercado de 136 bilhões de dólares por ano.

O evento contou com 116 participantes e foi dividido em duas partes: Saúde & Ciência, e Nutrição & Beleza. Entre os destaques estavam as palestras Suplementos: Oportunidades mercadológicas para o mercado de nutrição; e Clean label: Atendendo à demanda do consumidor – desafios do apelo natural e TiO2 free.

Expositores

A Antares Vision expôs soluções para para adequação à Resolução – RDC Nº 319, de 12 de novembro de 2019, que dispõe sobre a fase de implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos. O prazo para implantação dos processos de serialização e rastreabilidade em toda a cadeia de medicamentos é março de 2022.

“Neste ano, nós apresentamos uma evolução dos equipamentos do ponto de vista de ocupação na linha de produção. Ou seja, antigamente tinham máquinas maiores que ocupavam mais espaço linear na linha produtiva. Hoje elas são menores. O espaço linear em cada uma das máquinas foi reduzido em cerca de 20%. Onde antigamente era 1,7 metros hoje se cobre com 1,1 metro. Onde eram 2 metros, hoje se cobra com 1,5 metros”, afirmou Rafael Latorre, General Manager da Antares Vision Latam.

Outra gama de produtos que a empresa apresentou na feira é a fabricada na subsidiária brasileira, ou seja, todos os equipamentos que são fabricados, desde a construção e conclusão do equipamento, na planta produtiva de São Paulo. “Esses equipamentos hoje abrangem tanto a serialização quanto a agregação em ambiente produtivo, também para atendimento da RDC 319”, disse Latorre.

Além disso, o executivo citou os equipamentos para ambiente hospitalar, que seriam para display hospitalares. “São equipamentos que não necessitam de uma alta performance produtiva, porém, uma flexibilidade de trabalhar com displays, cartuchos de grande dimensão, com serialização e agregação também”, explicou.

A Comtec Engenharia de Laboratórios – fornecedora de mobiliário e equipamentos para laboratórios – e a Kivalita Consulting – consultoria brasileira especializada no desenvolvimento da gestão de qualidade e validação de tecnologias para empresas da área de Life Science – apresentaram um projeto inovador de laboratórios integrados construído desde o zero até o compliance para novos negócios.

Juntas, as empresas unem competências das áreas de consultoria de gestão de projetos laboratoriais, atendimento das exigências regulatórias sobre validações e registros que a Anvisa exige para a comercialização de produtos para uso humano, além de design de mobiliários e equipamentos para ambientes de laboratórios. Na FCE Pharma, os visitantes puderam conferir alguns mobiliários e utilidades, compreendendo todo o processo de construção de laboratórios farmacêuticos, por meio de representantes da Kivalita Consulting e da Comtec. Na ocasião, os especialistas das empresas também avaliaram os projetos para enquadrá-los no melhor escopo de contrato, visando cobrir desde elaboração de documentação regulatória e de qualidade, LTA e projeto base, até infraestrutura total, considerando o SGQ (Sistemas de Gestão de Qualidade) e mão de obra especializada laboratorial para início dos trabalhos e comercialização.

A Operadora logística da Luft Logistics e especializada na área da Saúde, a Luft Healthcare apresentou sua inovadora solução de serialização de produtos farmacêuticos, ou Serialização como Serviço (SEaS).  Para criá-la, a empresa firmou parceria com a LABORPACK, INEL e R&B Rastreabilidade Brasil. O serviço de serialização de produtos farmacêuticos em seus centros de distribuição consolida a Luft como hub de soluções para a indústria 4.0. É uma solução simples, flexível e de baixo custo, a única full-service disponível no mercado hoje.

“Trata-se de uma solução flexível, que se integra perfeitamente à cadeia logística dos fabricantes e atende ao Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, que entrará em vigor em abril de 2022. Assim como outras inovações desenvolvidas pela Luft ao mercado, este serviço inovador resolve os novos desafios comerciais e regulatórios da indústria. Ao oferecermos este serviço de valor agregado, estamos seguindo um caminho de inovação, indo além da logística”, afirmou Felipe Selistre, COO da Luft Healthcare.

A Luft vem desenvolvendo o sistema para suportar a legislação brasileira desde 2014, mantendo uma área especialmente dedicada ao processo de serialização. O time de inovação é parte de um projeto piloto de desenvolvedores em integração com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com todas as licenças, certificados e boas práticas de fabricação nesta área.

A Monthac, há mais de 10 anos no mercado, contemplou em seu estande materiais e serviços de arquitetura de salas limpas com diversas inovações, apresentados dentro de um contêiner. A empresa é especializada em projeto e instalação de salas limpas e ambientes controlados, com ênfase em sistemas especiais de arquitetura SL: Divisórias, Forros, Portas, Forros Filtrantes, Visores Duplos e Simples, Pass-Througs Ativos e Não Ativos, Luminárias, Bate-Pallet’s, etc. A SpeedAir, empresa do grupo, também esteve presente e mostrou filtros de ar e água, sistemas de filtragem e equipamentos para HVAC, Salas Limpas e Água.

Como de costume, a FCE deste ano trouxe, como uma das temáticas principais, o que há de mais importante em sistemas de visão para controle de qualidade, segmento no qual a SEA Vision vem se destacando há vários anos e que, após a incorporação da Lixis, ganhou ainda mais força por meio de uma importante expansão de portfólio no que tange a tecnologia de precisão.

Sendo assim, a empresa levou para a feira soluções que permitiram aos visitantes terem uma visão abrangente e precisa de como implementar um processo de controle de qualidade assertivo em suas linhas de produção, partindo desde processo produtivo, envase e embalagem, até a cadeia produtiva.

São soluções que cobrem aplicações de controle de qualidade – como controle e detecção de blisters, microfissuras em alumínio, codificação de caracteres e linhas de códigos de barras, gerenciamento de princípios ativos, inspeção cosmética de embalagens de uma forma geral e sistemas de contagem para controle de produtos 2D e 3D -, que estarão ao lado de tecnologias rastreabilidade (incluindo sistemas de serialização e agregação) e aplicações para a indústria 4.0, com valor agregado por meio de softwares que inserem inteligência e automação ao processo de controle em linhas de produção.

“A FCE Pharma é uma feira muito importante para o nosso cliente, muito esperada por todos. Primeiramente, por se tratar do primeiro evento presencial do setor pós-pandemia, e, depois, por acontecer em um momento em que a indústria farmacêutica passa por importantes mudanças no que tange ao controle de qualidade e boas práticas de fabricação para seus processos. E, para esse quesito, a SEA Vision possui o mais amplo portfólio para atender às demandas por modernização e automação”, salientou Renata Garbim, Gerente Comercial da SEA Vision Brasil.

FCE Pharma e Cosmetique 2022

A promotora NürnbergMesse Brasil já confirmou a próxima edição da FCE Pharma e FCE Cosmetique para os dias 7, 8 e 9 de junho de 2022, no São Paulo Expo. “Estamos preparando um evento com muitas novidades, ainda mais inovador, e que com certeza será um sucesso ainda maior”, afirma João Paulo Picolo, presidente da empresa.

Redação 2A+ com informações da assessoria de imprensa da FCE.

Galeria de imagens do evento:

 

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