quinta-feira , 2 maio 2024
Capa » Farmácias e Medicamentos » Grupo Panvel comemora 55 anos de história com expansão, investimento em tecnologia e ações de sustentabilidade
Grupo Panvel comemora 55 anos de história com expansão, investimento em tecnologia e ações de sustentabilidade
Divulgação Grupo Panvel

Grupo Panvel comemora 55 anos de história com expansão, investimento em tecnologia e ações de sustentabilidade

Companhia celebrou aniversário em evento interno, com lançamento de nova identidade visual dos valores, alinhada à nova marca.

O Grupo Panvel comemora 55 anos de história nesta quarta-feira (21), contabilizando a abertura de 32 lojas apenas em 2022, investimentos constantes em tecnologia e uma série de ações de sustentabilidade, entre elas a ampliação da entrega sustentável em Porto Alegre. O movimento tem a parceria da empresa Grilo e dobra, a partir deste mês, o número de bairros atendido nesta modalidade.

A companhia é formada pela Panvel, uma das maiores redes de farmácias do país; a Dimed, distribuidora de medicamentos; e o Laboratório Industrial Farmacêutico Lifar — teve início em 1967, quando as farmácias Panitz e Velgos se uniram para ganhar escala e poder de negociação com a indústria para abastecer suas lojas, e fundaram a Dimed Distribuidora de Medicamentos. As duas redes tinham somadas cerca de 50 lojas em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul.

Dois anos depois, em 1969, Julio Ricardo Mottin e José Pizzato, fundadores da Panitz, e Wolfgan Weber, sócio da Velgos, fizeram uma nova parceria para criar o Laboratório Lifar com o objetivo de fabricar cosméticos e produtos de higiene. Em 1973, as redes de farmácias passaram a ter uma bandeira única, a Panvel Farmácias.

Presente em todo o Rio Grande do Sul, na década de 1980 a rede começou a expandir seu horizonte fora do Estado e abriu a primeira loja em Florianópolis, o início de uma jornada consistente de expansão, que no fechamento do segundo trimestre de 2002 já somava 538 lojas na Região Sul — 379 no Rio Grande do Sul, 64 em Santa Catarina e 89 no Paraná — e seis em São Paulo.

A marca própria foi lançada em 1989, com o objetivo de oferecer aos clientes produtos de qualidade com preços competitivos e agregar valor à marca, com antecipação de tendências do segmento. Com o propósito de proporcionar saúde e bem-estar, o Grupo passou a ampliar os serviços, em especial nas farmácias, que passaram de serviços essenciais ao Panvel Clinic. Hoje, os clientes contam também com exames, testes genéticos, testes de Covid e todo o esquema vacinal previsto no calendário do Ministério da Saúde, realizados em salas reservadas. Além disso, Alô Panvel, site e o app — e-commerce foi lançado em 1998 –funcionam de forma integrada e garantem aos clientes a melhor experiência quando se trata de omnicanalidade.

“Somos uma empresa sólida, que conseguiu romper os limites do Rio Grande do Sul e construir lojas únicas em quatro estados do Brasil. Somos uma marca querida e desejada, temos uma linha de produtos com grande destaque no varejo brasileiro e uma estratégia de e-commerce e omnichannel que nos coloca, hoje, como a farmácia que entrega mais rápida no país. Construímos uma empresa sustentável em termos de diversidade e de sustentabilidade e estamos num ano otimista e de ótimos resultados. Comemoramos com o olhar no passado e em tudo que conquistamos e, ao mesmo tempo, com orgulho de nos tornarmos uma empresa inovadora, moderna e desejada por clientes de todas as idades”, afirma o CEO do Grupo Panvel, Julio Mottin Neto.

O ambiente estruturado para atender os clientes com agilidade é essencial, segundo Julio, para que a companhia siga com seus planos de expansão, priorizando a qualidade do atendimento. Toda a integração de processos e dos diferentes canais com o cliente garantem à Panvel a entrega mais rápida do Brasil no segmento farma, em até uma hora em todas as cidades onde atua. Na retaguarda dessa otimização de tempo estão dois grandes centros de distribuição, em Eldorado do Sul (RS), que deve dobrar de tamanho até 2023, e em São José dos Pinhais (PR), nove dark stores (local exclusivo para armazenamento, separação e envio de produtos comercializados pela internet) e todas as lojas funcionando como pontos de entrega.

Releitura dos valores

Os 55 anos do Grupo Panvel foram comemorados em um evento interno, na sede da companhia, em Eldorado do Sul (com transmissão ao vivo para todos os colabores dos quatro estados), marcado pela mudança da identidade visual e releitura dos valores da companhia. O padrão mais moderno e mais leve está alinhado à nova marca do Grupo Panvel, apresentada em março. O novo conceito, “todo o cuidado ao cuidar”, que evidencia a essência do negócio, foi a base da readequação textual e está presente nas peças que agora fazem parte da ambientação da sede, do Laboratório Lifar, dos centros de distribuição e do call center e das lojas, que receberam quadros com os valores para serem colocados na retaguarda.

Plataforma Todos Bem

A Plataforma Todos Bem, lançada em 2020, reúne todos os compromissos firmados pelo Grupo desde a sua fundação, de valores e práticas que impactem positivamente sua gente, seus parceiros, seus clientes e sua casa — na extensão do significado, o cuidado com o meio ambiente e com o futuro do planeta.

A companhia conta com frotas limpas com baixa emissão de carbono (caminhões, scooters e bikes) e com seis usinas fotovoltaicas. Até o final de 2022 todas as lojas de rua serão abastecidas com energia limpa. Neste ano, teve início também o projeto Inventário de Carbono, para mensurar as emissões de gases de efeito estufa (GGEs) de todo o Grupo Panvel. Somente em 2022, já foram contabilizados 271,52 toneladas de materiais reciclados, 16,79 toneladas de resíduos orgânicos compostados e 7,32 toneladas de medicamentos descartados.

Inovação

O Panvellabs traduz a cultura de inovação do Grupo, com atuação transversal em todas as áreas da empresa. Uma das frentes é o Programa de Conexão com Startups, iniciativa de inovação aberta com o propósito de, através da aproximação com startups, identificar ou co-criar soluções aderentes ao seu negócio. Hoje são 240 startups catalogadas e 18 conectadas ao ecossistema da Panvel.

Em agosto, foi lançada a Panvel Ventures, Corporate Venture Capital (CVC) que chega ao mercado com o objetivo de ampliar o investimento em startups que tragam soluções nas áreas de saúde e bem-estar, experiência do cliente e inteligência operacional.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores