Iniciativa visa atrair, desenvolver e reter talentos de diversos perfis, reforçando a construção de um ambiente cada vez mais inspirador e inclusivo
São Paulo, junho de 2023 – A Takeda, biofarmacêutica global com 242 anos de história, lança projeto para capacitar e treinar pessoas com deficiência em diferentes campos e habilidades. O Hikari no Michi, expressão em japonês que significa Caminho da Luz, busca promover a inclusão de pessoas com deficiência, atrair e reter talentos. O programa estreou com a contratação de oito profissionais para atuar nas áreas de Oncologia, Neurociências, Facilities, Inteligência de Vendas, Ética & Compliance, Assuntos Regulatórios, Medical Affairs e Recursos Humanos.
“Os novos integrantes são profissionais com deficiência visual, física ou neurodiversos que, ao final do ano fiscal de 2023 poderão migrar para outra área de acordo com os seus interesses de carreira. Ou seja, estes colaboradores terão a oportunidade de conhecer outras áreas e se desenvolverem na Takeda”, explica Eliane Pereira diretora executiva de Recursos Humanos da Takeda no Brasil.
O novo programa aplica a metodologia 70/20/10 da Takeda, com 70% do aprendizado concentrado no “Fazer”, 20% em “Trocas e Aprendizados”, como mentorias, e 10% em aprendizagens formais, como e-learning e workshops presenciais. Além disso, todos os colaboradores do programa ganharam um Tomodachi, palavra que significa ‘amigo’ em japonês. O papel do Tomodachi é acompanhar os primeiros meses dos novos integrantes, a fim de proporcionar a eles a melhor experiência durante o período de adaptação.
O Hikari no Michi foi desenvolvido e implementado no escritório em São Paulo, e em breve pode ser ampliado para outras áreas, reforçando a relevância da iniciativa para a Takeda como um todo. “Este é mais um programa da Takeda que coloca em prática todos os princípios da cultura da Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) que tanto prezamos”, finaliza Eliane.
Diversidade, Equidade e Inclusão na Takeda
Lançado em 2019, o Programa de Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) da Takeda foi consolidado a partir de cinco Comitês: Gênero, LGBTI+, Racial, Pessoas com Deficiência e Gerações. Em constante evolução, o Programa de DE&I ganhou em 2021 mais dois Comitês, o Religiosidades e Espiritualidades, e Parentes e Cuidadores (PACT). Os grupos visam aprofundar o olhar a respeito das possibilidades de exercer a religiosidade e a espiritualidade, e apoiar funcionários que possuem dependentes sob a sua responsabilidade, respectivamente.
Em 2021, DE&I tornou-se uma área estratégica para a empresa, passando a ter a mesma estrutura de uma área de negócios, com planejamento, estratégia e orçamento próprios.