sábado , 27 abril 2024
Capa » Boas Práticas » Mudanças na legislação internacional vão afetar indústria farmacêutica brasileira, diz especialista em controle de contaminação

Mudanças na legislação internacional vão afetar indústria farmacêutica brasileira, diz especialista em controle de contaminação

Para Matts Ramstorp, doutor em biotecnologia e bioquímica, norma europeia passa por revisões positivas, que vão nortear o futuro do Gerenciamento de Risco para a Qualidade em salas limpas.

São Paulo, 27 de maio – A regulamentação internacional sobre as boas práticas de fabricação de medicamentos passa por uma profunda transformação e a indústria farmacêutica brasileira precisa estar atenta a essa discussão, que vai nortear o futuro da legislação mundial sobre salas limpas utilizadas na fabricação de produtos estéreis.

Aopinião é de Matts Ramstorp, doutor em biotecnologia e bioquímica pela Lund University, da Suécia, um dos mais reconhecidos especialistas do mundo em salas limpas, estratégias de controle de contaminação e BPFs (Boas Práticas de Fabricação). Ramstorp percorreu cinco cidades do Brasil neste mês com o roadshow “Estratégias de Controle de Contaminação em Salas Limpas: Seja mais Rápido que o Futuro”, promovido por DuPont™ Tyvek®.

Ramstorp abordou, nas palestras, o atual processo de revisão do Anexo 1, Volume 4, da Eudralex, compêndio de normas da União Europeia sobre produtos na área de saúde. O anexo regula, especificamente, a fabricação de produtos farmacêuticos estéreis para seres humanos.

“Há muitas mudanças sendo discutidas atualmente, mas garanto que elas não vão fazer com que a indústria farmacêutica vire de ponta-cabeça. São mudanças positivas, que, no futuro, vão ajudar a elevar o nível de segurança e reduzir riscos em processos”, afirma Ramstorp, que também é autor de livros e publicações técnicas sobre o assunto.

Para Ramstorp, a principal diferença entre o atual Anexo 1 e o já chamado “Novo Anexo 1” está no GRC (Gerenciamento de Risco para a Qualidade) . “Hoje, o anexo baseia-se em fatos, números, tabelas. O Novo Anexo 1 reduziu muito a quantidade de tabelas ao entender que elas são importantes, mas não são a chave para a segurança do paciente. O GRC é realmente a alma deste documento novo”, diz.

Ramstorp detalhou, em suas palestras, as novidades da revisão normativa, como inclusão de escopo inicial, separação/detalhamento entre classificação e monitoramento de salas limpas, alterações nas tabelas de medição de partículas suspensas/em repouso, atualização de regras no monitoramento microbiológico e novas interpretações sobre o uso de isoladores, entre outros.

Vestimentas

O bioquímico ressaltou, ainda, a importância das vestimentas de proteção no controle de contaminação de salas limpas. Pesquisas científicas comprovam que as pessoas são responsáveis por 75% do total de fontes de contaminação em salas limpas – o restante se divide entre ventilação (15%), estrutura do espaço (5%) e equipamentos (5%).

“Historicamente, as vestimentas, que são o principal elemento de barreira entre a pessoa e o produto, têm sido gerenciadas de forma pobre”, lamenta Ramstorp. “A segurança do paciente sempre será o maior foco da indústria farmacêutica. O futuro vai cada vez mais cobrar o uso correto de vestimentas em salas limpas. Para isso, é preciso capacitar funcionários e pressionar o fornecedor, exigindo evidências científicas dele.”

Para Matheus Barbosa, Líder de Ambientes Controlados para América Latina, que também palestrou no roadshow, outra tendência no segmento é o uso de vestimentas descartáveis para a proteção de pessoas e produtos. “Estudo global da multinacional aponta, por exemplo, que vestimentas de Tyvek®, não tecido descartável da DuPont, têm desempenho superior em relação a vestimentas reutilizáveis em uma série de características, como eficiência de proteção e custo total”.

O Novo Anexo 1 já passou pelas fases de discussão e redação; recebimento de comentários da sociedade civil (foram cerca de 6.300 sugestões); análise dos comentários; e novo rascunho. Ainda é um documento interno e não há previsão oficial de sua publicação.

O roadshow da DuPont, em parceria com a Berkshire e a Sterilex, percorreu também as cidades de Paulínia (SP), Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Anápolis (GO).

Sobre Segurança & Construção

O negócio de Segurança & Construção, líder em produtos e soluções de proteção, é parte da Divisão de Produtos Especializados DowDuPont. Seus pilares são pessoas, estruturas e o meio ambiente. São produtos que permitem a clientes vencer por meio de capacidades únicas, escala global e marcas icônicas como Corian®, Kevlar®, Nomex®, Tyvek®, Styrofoam™ e Filmtec®.

Para mais informações sobre as Soluções de Proteção DuPont, visite: http://www.dupont.com/corporate-functions/our-company/businesses/protection-solutions.html

Sobre a Divisão de Produtos Especializados DowDuPont

A Divisão de Produtos Especializados DowDuPont, uma divisão da DowDuPont (NYSE: DWDP), é líder mundial em inovação com materiais, ingredientes e soluções baseados em tecnologias que ajudam a transformar indústrias e a vida cotidiana das pessoas. Nossos funcionários aplicam ciência e experiências diversas para ajudar os clientes a desenvolverem suas melhores ideias e oferecerem soluções essenciais em mercados-chave, incluindo eletrônicos, transportes, construção, saúde e bem-estar, segurança alimentar e segurança do trabalho. A DowDuPont pretende separar a divisão de Produtos Especializados, que será chamada de DuPont, em uma empresa independente, de capital aberto.

Mais informações podem ser encontradas www.dow-dupont.com.

Sobre a DuPont

A DuPont (NYSE: DD) tem trazido ciência e engenharia de ponta para o mercado global na forma de produtos, materiais e serviços inovadores desde 1802. A empresa acredita que ao colaborar com clientes, governos, ONGs e líderes, pode ajudar a encontrar soluções para desafios globais, como fornecer alimentos saudáveis suficientes para pessoas em todos os lugares, diminuir a dependência de combustíveis fósseis e proteger a vida e o meio ambiente. Para obter informações adicionais sobre a DuPont e seu compromisso com a inovação inclusiva, acesse http://www.dupont.com.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores