terça-feira , 25 junho 2024
Capa » Automação » Indústria brasileira de automação é destaque nos mercados latino e africano sob o olhar de mulheres especialistas no setor
Indústria brasileira de automação é destaque nos mercados latino e africano sob o olhar de mulheres especialistas no setor
(Divulgação)

Indústria brasileira de automação é destaque nos mercados latino e africano sob o olhar de mulheres especialistas no setor

Projeto Imagem, realizado pelo programa Brazil Machinery Solutions (BMS), trouxe para a Expomafe trio de jornalistas mulheres, com os objetivos de desconstruir o paradigma de um setor majoritariamente masculino e promover internacionalmente a competitividade brasileira

O Programa Brazil Machinery Solutions (BMS) – fruto da parceria com a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – reforça seu compromisso em promover a indústria nacional de automação para o mundo. Durante a Expomafe, uma das maiores feiras do segmento realizada no Brasil, que aconteceu entre os dias 09 e 13 de maio, a entidade trouxe um trio de formadoras de opinião, vindas da Colômbia, Peru e África do Sul, para conhecer o potencial e as inovações do setor manufatureiro de automação industrial brasileiro.

Neste ano, a iniciativa – conhecida como Projeto Imagem –, chegou com um novo e importante viés: o reforço da presença feminina como especialista do setor, representada pelas jornalistas Valentina Toro, da Revista Manufactura Latam (CO), Karina Pantoja, do Correo (PE), e Michelle Gumede, do Business Day (ZA).

“Além de melhorar a percepção internacional acerca do potencial das indústrias nacionais, a vinda de três jornalistas mulheres, de diferentes culturas, que carregam diferentes histórias e muito conhecimento, foi uma estratégia pensada para desconstruir um paradigma. Mundialmente, o setor de automação é majoritariamente dominado por homens. Precisávamos trazer um novo olhar”, explica Patrícia Gomes, Diretora de Mercado Externo da ABIMAQ.

A iniciativa, inclusive, faz parte das diretrizes da nova presidência da ApexBrasil, que tem como objetivo impulsionar a equidade de gênero no setor industrial. O BMS, alinhado a essa proposta, decidiu tomar medidas concretas para promover a inclusão e diversidade, reconhecendo a importância da representatividade feminina.

A escolha dos países de origem do trio também foi estratégica. “Levamos em consideração os mercados-alvo para os quais a indústria brasileira deseja estreitar e reforçar o relacionamento. Para isso, conversamos com os membros do Programa BMS, fizemos estudos de mercado e entendemos os destinos prioritários. Assim chegamos às nossas convidadas, que vieram da África do Sul, da Colômbia e do Peru”, completa Patrícia.   

Ao destacar a indústria nacional de automação para os mercados latino-americano e africano, o BMS fortalece a posição do Brasil como referência nesse segmento, apresentando soluções inovadoras e tecnologias avançadas.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores