sábado , 19 junho 2021
Capa » Artigos técnicos » Como fazer o uso consciente dos sistemas de ventilação? Confira

Como fazer o uso consciente dos sistemas de ventilação? Confira

*Por Ivan Romão

Cada vez mais estamos conscientes sobre a importância da qualidade do ar – ainda mais em tempos de pandemia. Ambientes fechados e com pouca ventilação são propícios para a disseminação de doenças respiratórias e do coronavírus.

A temática da ventilação é ampla. Envolve o conforto térmico, de modo que as pessoas se sintam confortáveis ao permanecer no ambiente; questões como manutenção da saúde e segurança do indivíduo, uma vez que, ao diminuir a concentração de gases nocivos à respiração, não causem  intoxicações; preservação de equipamentos como motores, ou aparelhos de impressora, que não podem sofrer superaquecimento; ou ainda o isolamento de cabines elétricas a fim de bloquear a entrada de vapores, gases ou poeira.

É imprescindível que, ao utilizar sistemas artificiais de condicionamento do ar para manter a temperatura agradável, a ventilação seja constante para que haja a troca do ar naquele ambiente. Abrir portas e janelas sobrecarrega o aparelho e a conta de energia. Por isso, os sistemas de ventilação devem sempre estar de acordo com os ambientes climatizados.

Na temática da ventilação, os sistemas de exaustão também entram nessa equação, seja no ambiente residencial, seja no corporativo ou industrial. Nessa questão, destaca-se a importância do sistema de filtragem. No caso dos automáticos, a limpeza acontece via jato de ar comprimido indo no contrafluxo do ar que passa pelo filtro, acionando os jatos de ar e realizando a limpeza. Caso o sistema não seja automatizado, é necessário que seja higienizado manualmente. A limpeza não pode deixar de ser feita, visto que ela impacta diretamente a qualidade do ar.

A função principal dos sistemas de ventilação é fazer o ar circular nos ambientes. O ar parado e não renovado por falta deste processo pode trazer malefícios à saúde. Quando respiramos, inalamos oxigênio e exalamos gás carbônico, que em excesso se torna nocivo por causar intoxicação. O ambiente fechado e sem circulação de ar é favorável para a proliferação de doenças respiratórias (bronquite, asma, rinite, covid, gripes e resfriados).

Além de tornar ambientes mais cômodos e aconchegantes, a ventilação é também uma questão de saúde. Muitas vezes só pensamos nos benefícios que ela nos traz, mas não nas possíveis consequências. Limpar e usar com sabedoria e responsabilidade é fundamental.

 *Ivan Romão é gerente da Febrava.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores