terça-feira , 30 abril 2024
Capa » Notícias » Câncer de cabeça e pescoço: detecção precoce aumenta em até 90% probabilidade de cura

Câncer de cabeça e pescoço: detecção precoce aumenta em até 90% probabilidade de cura

Os tumores da cavidade oral e da laringe combinados representam o segundo tipo de câncer mais frequente entre homens no Brasil¹. Segundo levantamento do ICESP, seis em cada 10 pacientes descobrem a doença em estádio avançado, diminuindo as chances de cura para 40%².

São Paulo, julho de 2019 – Com quase 700 mil novos casos e 400 mil mortes por ano, o câncer de cabeça e pescoço (CCP) é mais frequente em países em desenvolvimento³. Essas taxas são especialmente altas no Brasil, onde os tumores da cavidade oral e da laringe combinados representam o segundo tipo de tumor mais frequente entre os homens¹.

Segundo um levantamento recente realizado pelo ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), seis em cada dez dos pacientes com CCP atendidos na instituição são diagnosticados em estádio avançado da doença, diminuindo as chances de cura para 40%².

Ações de alerta e informação, como a divulgação da Campanha Julho Verde, mês dedicado à conscientização da doença, são essenciais para a mudança desse cenário, uma vez que quando detectada precocemente, a probabilidade de cura pode chegar a 90%².

Inicialmente, os tumores de cabeça e pescoço podem ser assintomáticos daí a importância de estar em dia com exames de rotina. Com o avanço da doença, alguns sinais e sintomas podem aparecer, como dores locais, sangramentos e machucados com maior tempo de recuperação, além de caroços no pescoço, mudança na voz e rouquidão, e dificuldade para engolir.

Mais de 80% dos pacientes do Brasil com tumor maligno na cavidade oral, laringe e faringe, eram tabagistas e cerca de 70% também consumiam bebidas alcoólicas com frequência4,5,6,7.

 Tratamento

Os tratamentos terapêuticos para CCP podem incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia-alvo ou uma combinação de tratamentos. A localização do tumor, o estádio da doença, a idade do paciente e o quadro geral de saúde são fatores que contribuem para a escolha do tratamento mais adequado para cada paciente. “O mais importante é o tratamento individualizado, considerando as particularidades de cada caso, oferecendo o melhor tratamento disponível”, aponta a Dra. Tatiane.

Sobre o câncer de cabeça e pescoço

O câncer de cabeça e pescoço é a denominação para tumores que se originam em várias regiões das vias aérodigestivas, como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe e laringe (onde é formada a voz)8.

Referências

1Brasil. Ministério da saúde. Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2016:Incidência de Câncer no Brasil. Disponível em http://www.inca.gov.br/estimativa/2016/ (Acessado em 4 de junho de 2019).

2 – Governo de São Paulo, 2019. Disponível em http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/maioria-dos-pacientes-detecta-cancer-de-cabeca-e-pescoco-em-estagio-avancado/ (Acessado em 12 de julho de 2019).

3 – Ferlay, J., Soerjomataram, I., Dikshit, R., et al., 2015. Cancer incidence and mortality worldwide: sources, methods and major patterns in GLOBOCAN 2012. Int. J. Cancer 136, E359–86.

4 – Alvarenga LM, Ruiz MT, Pavarino-Bertelli EC, Ruback JC, Maniglia V, Goloni-Bertollo EM. Avaliação epidemiológica de pacientes com câncer de cabeça e pescoço em um hospital universitário do noroeste do estado de São Paulo. Rev Bras Otorrinolaringol. 2008;74(1):68-73.

5 – Leite IC, Koifman S. Survival analysis in a sample of oral câncer patients at a reference hospital in Rio de Janeiro, Brazil. Oral Oncol. 1998;34(5):347-52.

6 – Antunes AA, Antunes AP. Estudo retrospectivo e revisão de literatura dos tumores dos lábios: experiência de 28 anos. Rev Bras Cancerologia. 2004;50:295-300.

7 – Losi-Guembarovski R, Menezes RP, Poliseli F, Chaves VN, Kuasne H, Leichsenring A, Maciel ME, Guembarovski AL, Oliveira BW, Ramos G, Mizuno LT, Cavalli IJ, Ribeiro EM, Colus IM. Oral carcinoma

epidemiology in Parana State, Southern Brazil. Cad Saude Publica. 2009;25(2):393-400.

8 – ACBG Brasil – Associação de Câncer de Boca e Garganta

Sobre a Merck

A Merck é uma empresa líder em ciência e tecnologia em Saúde, Life Science e Performance Materials. Cerca de 52.000 funcionários trabalham para fazer uma diferença positiva na vida de milhões de pessoas todos os dias, criando maneiras mais qualitativas e sustentáveis ​​de viver. Desde o avanço das tecnologias de edição de genes e descobertas de maneiras inovadoras para tratar as doenças mais desafiadoras até a viabilização do uso da inteligência dos dispositivos, a Merck está presente. Em 2018, a Merck obteve um faturamento de € 14,8 bilhões em 66 países.

A exploração científica e o empreendedorismo responsável foram fundamentais para os avanços da Merck desde a sua origem em 1668. A família fundadora continua sendo a acionista majoritária do grupo de empresas de capital aberto. A Merck detém os direitos globais do nome e da marca da Merck em todo o mundo, exceto nos Estados Unidos e o Canadá, onde a empresa é conhecida como EMD Serono, MilliporeSigma e EMD Performance Materials. Para saber mais, acesse www.merck.com.br e siga-nos no Facebook (@grupomerckbrasil) e Instagram (@merckbrasil).

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores