sexta-feira , 26 abril 2024
Capa » Máquinas e equipamentos » Atlas Copco muda paradigmas dos compressores de pistão com a nova família LZ isenta de óleo

Atlas Copco muda paradigmas dos compressores de pistão com a nova família LZ isenta de óleo

Quando pensamos em compressores de pistão, as primeiras coisas que surgem são: robustez e aplicações de alta pressão. Já quando o assunto é compressor isento de óleo, o que vem à mente é a tecnologia de parafuso, popularizada pela Atlas Copco e aperfeiçoada através da certificação Classe Zero (ISO 8573-1).

Agora, esta mesma empresa muda tais paradigmas, unindo o melhor de dois mundos com a nova família LZ: compressores de pistão que são isentos de óleo.

O ar comprimido gerado pelo compressor LZ é certificado Classe Zero, o que assegura um ar realmente livre de contaminação por óleo. Mais do que isso, o LZ também quebra outro paradigma, de que compressores de pistão têm alto nível de ruído. Graças à sua carenagem com isolamento acústico, o LZ gera apenas 67 dB(A) de nível de ruído máximo (modelo 7-10), ou seja, um volume sonoro similar ao de uma conversa. Desta forma, ao contrário do que ocorre com compressores de pistão tradicionais, o LZ pode ser instalado próximo ao ponto de utilização e não precisa ser alocado em uma sala específica. Isso gera economia no custo de instalação, inclusive em relação à extensão da tubulação. Um design compacto, que integra reservatório de ar e filtros, contribui ainda mais para esta otimização. Em uma instalação para geração de nitrogênio, por exemplo, o espaço ocupado pode cair pela metade em relação à soluções convencionais.

A eficiência energética, que é uma característica dos tradicionais compressores de parafuso da Atlas Copco, também foi agregada ao projeto do LZ, com tecnologias como motor de um único mancal, acionamento direto sem correias e carga/parada automática. Juntas, elas reduzem o consumo de energia de modo significativo.

Um controlador eletrônico de fácil utilização permite monitoramento remoto, garantindo uma operação mais segura e eficiente do compressor.

Os modelos LZ estão disponíveis no Brasil com opções de potência de 7 a 10 hp; níveis de pressão de 2 a 10 bar e opções de tensão elétrica de 230 e 460V proporcionando soluções específicas para as mais diversas demandas da indústria.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores