Segunda maior feira de produtos médicos do mundo será realizada de 29 de janeiro a 1º de fevereiro,nos Emirados Árabes.
O pavilhão brasileiro estará pelo 15º ano na Arab Health, feira reconhecida como a segunda maior do mundo para exposição de produtos médicos. Realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2018, receberá 30 empresas brasileiras. Ao todo, o evento reúne mais de 4 mil expositores de 70 nacionalidades. O sucesso de público também é um dos grandes destaques: 120 mil visitantes profissionais da área da saúde vindos de 160 países.
Outro ponto interessante da Arab Health é o seu caráter mundial. Hoje, quem lá expõe não está restrito às negociações com os países do Oriente Médio, encontrando também boas oportunidades com distribuidores de todo o globo, principalmente da África e da Ásia.
A atuação local das empresas que integram o Brazilian Health Devices, projeto setorial com foco na internacionalização da indústria executado pela ABIMO com apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos), também tem grande peso no sucesso do projeto como um todo. Hoje, a taxa de crescimento das exportações do BHD chega a 20%. Entre janeiro e outubro de 2017, as marcas que participam do projeto exportaram US$ 78,5 milhões, sendo que no mesmo período do ano passado o montante de exportações atingiu US$ 65,5 milhões. Uma variação positiva que é o dobro da obtida pelo total setorial brasileiro.
Como a feira acontece nos Emirados Árabes Unidos, é interessante observar a inserção da indústria nacional nesse território. Considerando Arábia Saudita, Egito, Turquia, Irã e os Emirados Árabes, temos um total de exportações de US$ 6,3 milhões entre janeiro e outubro deste ano.
Pavilhão brasileiro – Muitas das 30 empresas brasileiras que seguirão em janeiro para os Emirados Árabes Unidos participam da feira interessadas em desenvolver novos negócios locais. Para a Osteomed, esta é uma boa oportunidade para adentrar com mais afinco o território, visto que a marca já tem boa penetração no mercado africano. “A Osteomed é a única indústria nacional do segmento com registro de uma linha completa de implantes instrumentais e cirúrgicos para coluna na FDA (Food and Drug Administration). Nossa expectativa é fazer contatos e estabelecer distribuidores para a região”, diz Eduardo Quezada, gerente de exportações da marca.
A CBEMED, que estará pela terceira vez no evento e já tem negócios fechados com distribuidores locais para exportação de esfigmomanômetro e estetoscópios, tem “a intenção de ampliar a gama de negócios na região principalmente com os países árabes”. É o que declara Eder Gatti, responsável pelo comércio exterior da marca. Compartilhando do otimismo, a Loktal, que participa do evento desde a primeira intervenção da ABIMO com a Apex-Brasil na feira, ampliou suas expectativas, como comenta o responsável pelas vendas internacionais, Clóvis Garcia: “as perspectivas são as melhores para a prospecção de novos mercados”.
Com ideais mais abrangentes, a GMReis segue para sua quarta participação na Arab Health focada em levar sua linha de implantes ortopédicos para trauma de extremidades, impactando mais do que os Emirados Árabes Unidos. “Visamos o desenvolvimento de distribuidores nos países árabes, mas também nos africanos e do sudoeste da Ásia”, declara o diretor comercial Wagner Mazolli. Para a Baumer, o ideal também é extrapolar as fronteiras locais. “A expectativa de participação da Baumer para 2018 é garantir maior proximidade com os parceiros da Europa, Ásia, África e Oriente Médio, além das boas oportunidades de novos prospects e fornecedores e da apresentação da marca ao mercado internacional”, declara Bruno Alzuguir, gerente de exportações.
Trabalhando seu mais recente lançamento, a Samtronic leva para o evento sua família de bombas de infusão volumétrica ICATU, primeiro equipamento nacional a atender aos requisitos internacionais de segurança e performance. “Nossa expectativa é das melhores para fecharmos bons negócios. Aguardamos ansiosamente pelos nossos distribuidores e clientes pois o início das vendas no primeiro trimestre de 2018 será um marco que nos permitirá alcançar uma presença mais forte em mercados altamente exigentes”, diz o diretor Edgar Muller.
Além de apresentar novidades de seus portfólios e buscar ampliar os canais de vendas externos, muitos brasileiros seguem para a Arab Health com decisões ainda mais estratégicas. É o caso da Sismatec, empresa que participa pela décima vez e está interessada em observar o mercado. “Vamos para fortalecer nossa marca neste que é um dos maiores eventos internacionais do setor, mas também para testar a aceitação de produtos e soluções que até agora só foram apresentados para a América Latina e o Brasil”, relata Vanessa Machado Corrêa, supervisora de vendas internacional da marca que investe na exportação de focos cirúrgicos para os países árabes e região.
Já a Instramed segue para o evento com a missão de fortalecer seu networking. “É uma oportunidade para encontrarmos nossos distribuidores atuais a fim de discutir as expectativas de vendas para o próximo ano”, comenta Márcia Kruse, supervisora, que aproveita para enfatizar que a marca também busca novos negócios para incremento das vendas na região.
A Arab Health 2018 será realizada de 29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2018 e além do setor de exposições realiza uma ampla gama de conferências para tratar de temas como diagnóstico por imagem, cirurgia, ortopedia, pediatria, cuidado conectado, saúde pública, engenharia biomédica, odontologia, entre outros.
Sobre o Brazilian Health Devices
O PS (Projeto Setorial) Brazilian Health Devices, realizado pela ABIMO em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.
Sobre a ABIMO
A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.
Sobre a Apex-Brasil
A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 80 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. A Agência também coordena os esforços de atração de IED (investimentos estrangeiros diretos) para o país.