Após período de aprendizado e planejamento a Takeda, em parceria com a consultoria Specialisterne, finaliza processo de seleção com candidatos neurodiversos
São Paulo, fevereiro de 2022 – A biofarmacêutica Takeda, guiada pelo propósito global de construir um ambiente cada vez mais inclusivo, diverso, equânime e livre de discriminação, irá fechar contratos de um ano com profissionais com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O resultado é fruto da parceria firmada em 2019 entre Takeda e Specialisterne, organização social dedicada à inclusão de pessoas neurodiversas no mercado de trabalho, e garante apoio para treinar e auxiliar Takeda e os profissionais contratados nas adaptações necessárias. Os primeiros selecionados irão atuar nas áreas de Business Operations, Recursos Humanos e Medical Affairs.
“Estamos muito felizes com a oportunidade de termos em nossa equipe pessoas com qualidades tão particulares e ao mesmo tempo fundamentais para o trabalho, como o alto nível de concentração, o raciocínio lógico e a atenção aos detalhes. Além disso, essa experiência será uma verdadeira lição de empatia, colaboração e respeito, práticas comuns na Takeda e que certamente serão fortalecidas”, comenta Rodrigo Martins de Oliveira, diretor executivo de Business Operations da Takeda no Brasil.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que apenas 20% das pessoas com autismo no mundo têm emprego. Eliane Pereira, diretora executiva de RH da Takeda no Brasil, explica: “Além de incentivar a inclusão e a diversidade, a iniciativa reforça o nosso posicionamento de manter uma força de trabalho tão múltipla quanto as regiões onde atuamos e os pacientes que cuidamos. Para isso, nos empenhamos para descobrir novas formas de atrair os mais diversos tipos de talentos.”
A expectativa da Takeda é de fechar mais contratos com profissionais neurodiversos ao longo de 2022 para outras áreas. “Para isso, percorremos uma jornada que começou em 2019, quando a nossa parceria com a Specialisterne teve início. Foram meses de planejamento e dedicação para nos certificarmos de que todos se sintam acolhidos e se desenvolvam ao máximo”, finaliza Eliane.
Diversidade, Equidade e Inclusão na Takeda
O Programa de Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) da Takeda foi consolidado em 2019 a partir de cinco Comitês: Gênero, LGBTI+, Racial, Pessoas com Deficiência e Gerações. Em constante evolução, o Programa de DE&I ganhou em 2021 mais dois Comitês, o Religiosidades e Espiritualidades, que visa aprofundar o olhar e o conhecimento sobre as diversas possibilidades de exercer a religiosidade e a espiritualidade, e o Parentes e Cuidadores (PACT), que tem como objetivo apoiar funcionários que possuem dependentes sob a sua responsabilidade, independentemente de serem crianças, adultos ou idosos.
Recentemente, no ano de 2021, DE&I tornou-se uma área estratégica para a Takeda, passando a ter a mesma estrutura de uma área de negócios, com planejamento, estratégia e orçamento próprios.