quinta-feira , 18 abril 2024
Capa » Notícias » Zambon lança no mercado brasileiro nova opção de tratamento adjuvante para Doença de Parkinson

Zambon lança no mercado brasileiro nova opção de tratamento adjuvante para Doença de Parkinson

São Paulo, outubro de 2021 – A Doença de Parkinson atinge 1% da população mundial acima dos 65 anos, o que representa cerca de 8 milhões de pessoas. No Brasil, as estimativas apontam para cerca de 700 mil portadores da doença, que é crônica, progressiva e ainda não tem cura 1,2 .

Um dos principais distúrbios nervosos da terceira idade, o Parkinson é caracterizado principalmente por rigidez e tremores, com prejuízos à coordenação motora. Isso ocorre em função da diminuição intensa da produção de dopamina, neurotransmissor que ajuda na comunicação entre as células nervosas e é essencial para o controle dos movimentos dos músculos 1,2 .

O tratamento com medicamentos é fundamental para evitar a degradação da dopamina, além da deterioração das funções cerebrais e do controle dos sintomas do Parkinson. Eles não curam a doença, mas melhoram a qualidade do tempo ao lado de amigos e familiares, além da capacidade produtiva dos pacientes. Só que após alguns de uso de medicações antiparkinsonianas surgem as complicações motoras, como as flutuações e discinesias 3 , que são movimentos musculares anormais e involuntários.

Entre os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) previstos para este ano na área de neurologia, a farmacêutica italiana Zambon, atuante no Brasil há mais de 60 anos, traz ao Brasil o Xadago® (mesilato de safinamida), uma inovação no tratamento da Doença de Parkinson por promover avanços importantes na qualidade de vida do paciente 4 .

O Xadago® é um inibidor de MaoB (monoamina oxidase) com duplo mecanismo de ação: dopaminérgico e glutamatérgico 4 e deve ser utilizado como terapia adjuvante (add on), ou seja, em combinação com a levodopa (dopamina) e nunca como monoterapia. Pode ser usado como add on com agonistas dopaminérgicos. “Estudos de longo prazo demonstraram que a combinação da safinamida com a levodopa melhora significativamente o humor e as funções motoras, aumentando o tempo on do paciente, que se mantém muito mais ativo e funcional com a terapia” 5-8 , destaca a coordenadora de Assuntos Médicos da Zambon, Mônica Bognar.

O gerente de produto da Zambon, Renan Rocha, diz que “devido ao duplo mecanismo de ação do ativo, o Xadago age como um booster da dopamina, aumentando a sua efetividade, atuando ainda na dor e no combate à depressão do paciente” 7-9 .

O Xadago® possui 2 concentrações, em caixas com 50 mg (14 ou 30 comprimidos) ou 100 mg (30 comprimidos), com comprimidos pequenos, o que facilita a deglutição. A posologia recomendada é de 1 comprimido ao dia. “O paciente de Parkinson toma muitos remédios ao longo do dia, então isso pode ser um benefício para adesão ao tratamento. É um produto inovador que chega a um mercado que há mais de 7 anos não recebia nenhum tipo de novidade”, acrescenta Mônica.

Sobre a Zambon

A Zambon é uma multinacional de origem italiana que atua na linha farmacêutica e de química fina desde 1906. É globalmente reconhecida por sua linha respiratória com produtos de ação mucolítica e antioxidante, e no Brasil atua em 5 grandes áreas terapêuticas: respiratória, saúde feminina, dor, sistema nervoso central e doenças raras. Mantendo seu foco em inovação e cuidado com as pessoas, a farmacêutica investe no lançamento de medicamentos e soluções de saúde modernas para que os pacientes, consumidores e colaboradores desfrutem profundamente cada momento, afinal, está no centro de nosso propósito a diferenciação entre viver e viver verdadeiramente. Esta é a Zambon: uma empresa inovadora composta por pessoas altamente qualificadas, que partilham os mesmos valores e estão em constante evolução para lidar com cenários em constante evolução.

Saiba mais em: https://www.zambonpharma.com/br/pt/

Referências:

  1. MEDSCAPE Diseases and Conditions: Parkinson’s Disease. Disponível em: https://emedicine.medscape.com/article/1831191-overview . Acesso em: 01/04/2021.
  2. Parkinson: sintomas, tratamento e como adiar o avanço da doença. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/parkinson . Acesso em: 08/04/2021.
  3. K. R. Chaudhuri e W. Ondo, Movement disorders in clinical practice, Springer Science & Business Media, 2010..
  4. Bula do produto Xadago®
  5. Schapira AH, Fox SH, Hauser RA, Assessment of safety and efficacy of safinamide as a levodopa adjunct in patients with Parkinson disease and motor fluctuations: A randomized clinical trial. JAMA Neurol. 2017;74(2):216-24.
  6. Borgohain R, Szasz J, Stanzione P, Two-year, randomized, controlled study of safinamide as add-on to levodopa in mid to late Parkinson’s disease, Mov Disord, 2014;29:1273-80.
  7. Cattaneo C, Müller T, Bonizzoni E, Long-Term Effects of Safinamide on Mood Fluctuations in Parkinson’s Disease. J Parkinsons Dis 2017; 7(4): 629-634.
  8. Kulisevsky J. Safinamide – A Unique Treatment Targeting Both Dopaminergic and Non- Dopaminergic Systems. Eur Neurol Rev. 2016;11(2):101-53.
  9.  Cattaneo C, Kulisevsky J, Tubazio V, Castellani P. Long-term Efficacy of Safinamide on Parkinson’s Disease Chronic Pain. Adv Ther, 2018, 35:515-522.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores