sexta-feira , 29 março 2024
Capa » Notícias » Workshop Introdução ao Mapeamento de Ruído

Workshop Introdução ao Mapeamento de Ruído

O primeiro passo para discutir a forma como a cidade de São Paulo viabilizará a Lei 16.499 – Mapa de Ruído Urbano (21/07/2016), será dado no dia 25 de maio de 2017, das 8h30 às 13h00, com a realização do Workshop Introdução ao Mapeamento de Ruído, na sede da Umapaz (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz), em São Paulo.

Uma iniciativa da ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica), com coordenação da SMUL (Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento) responsável pela regulamentação da lei e apoio da SVMA (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente), o workshop tem o objetivo de informar e instrumentalizar “Gestores e Técnicos” do setor privado e das esferas públicas, principalmente as municipais, sobre a viabilidade do Mapa de Ruído Urbano para a cidade de São Paulo.

O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para discutirem as questões em torno do tema, como o entendimento das necessidades de diagnósticos e gestão dos impactos da poluição sonora, a identificação das ferramentas disponíveis, aspectos multidisciplinares de projetos, ações no campo técnico, comunicação, saúde, educação e o fundamental envolvimento da população.

Apesar de gratuito, o evento não será aberto ao público e será restrito para convidados.

Mapa de Ruído de São Paulo

A cidade de São Paulo, por meio de organizações da sociedade civil, vereadores e entidades setoriais têm atuado por meio de esforço conjunto e realiza desde 2014 a Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, por ocasião do Inad (Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído).

O resultado dessa ação culminou na Lei 16.499 – Mapa de Ruído Urbano, de 21/07/2016, que estabelece o desenvolvimento e a implantação, por parte da Prefeitura Municipal, do Mapa de Ruído, uma importante ferramenta de diagnóstico para melhorar a gestão dos impactos da poluição sonora.

Programação

08h30 | Receptivo e credenciamento

09h00 | Abertura

09h15 | Introdução ao Mapeamento de Ruído (Prof. Bento Coelho)

09h50 | O “Estado da Arte” no mapeamento do ruído: ferramentas e metodologias para diagnóstico e planejamento da gestão ambiental urbana (Prof. Bento Coelho)

10h30 | 10h50 – Coffee break

10h50 | “Case Fortaleza” de mudanças qualitativas das cidades pelo planejamento e monitoramento (Eng. Francisco Aurélio C. Brito)

11h20 | Por uma política pública para redução, gestão e controle de ruídos urbanos (Eng. Davi Akkerman / Arq. Marcos Holtz)

12h00 | Debates

13h00 | Encerramento

 Sobre os Palestrantes

Prof. Bento Coelho: Doutor em Engenharia Acústica (PhD) pelo Institute of Sound and Vibration Research da Universidade de Southampton (Reino Unido), Prof. de Acústica do Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa (Portugal), Presidente do Centro de Análise e Processamento de Sinais (CAPS) do IST, Coordenador do Grupo de Acústica e Controlo de Ruído do CAPS-IST e Coordenador do curso Diploma de Formação Avançado em Engenharia Acústica do IST. É diretor da empresa Acusticontrol, Consultores em Engenharia Acústica e Controlo de Ruído.

Francisco Aurélio Chaves Brito: Engenheiro agrônomo e sociólogo. Gestor ambiental da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Fortaleza responsável pela implantação da Carta Acústica; coordenador da equipe de Controle da Poluição Sonora nos anos de 2009 e 2010, quando foi implantado o programa Tolerância Zero. Autor do livro Tolerância Zero em Fortaleza e responsável pelo blog Poluição Sonora na cidade de Fortaleza.

Davi Akkerman: Engenheiro civil formado pela Universidade Mackenzie, com mestrado no Institute of Sound and Vibration Research, de Southamptom (Grã Bretanha), vice presidente de atividades técnicas da Associação ProAcústica e sócio diretor da empresa Harmonia Davi Akkerman + Holtz.

 

Marcos Holtz: Arquiteto e urbanista, mestre em acústica pela FAU USP em 2012.  Participou como autor de cerca de 500 projetos de acústica incluindo acústica ambiental, de edifícios e de salas nos últimos doze anos, sempre buscando a integração das soluções arquitetônicas e construtivas com as necessidades de conforto acústico. Sua formação musical – foi violista por dez anos – auxilia neste sentido pelo conhecimento do repertório, além do treino auditivo e perceptivo de salas para performance artística. Coordenador do Comitê Acústica Ambiental da Associação ProAcústica. Sócio Diretor da Harmonia Acústica desde 2002.

Evento: Workshop Introdução ao Mapeamento de Ruído

Data: 25/05/17 – 5ª feira

Horário: 8h30 às 13h

Local: Umapaz Auditório I Araucária

Endereço | Avenida Quarto Centenário, nº 1268 – Portão 7A – Parque Ibirapuera – São Paulo/SP

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores