terça-feira , 23 abril 2024
Capa » Notícias » Voluntários participam de nova avaliação de imunidade do Projeto S

Voluntários participam de nova avaliação de imunidade do Projeto S

Todas as etapas de sorologia são realizadas para análise da resposta imune de longo prazo após aplicação das duas doses de CoronaVac

Os voluntários do Projeto S iniciaram no sábado (22), no município de Serrana, interior de São Paulo, uma nova etapa do estudo realizado pelo Instituto Butantan para entender o impacto da vacina CoronaVac no controle da pandemia de Covid-19 e da transmissão do SARS-CoV-2.

Neste ciclo, os pesquisadores do Butantan darão andamento na avaliação da imunidade de longo prazo dos moradores da cidade após a vacinação com as duas doses da vacina feita em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac. A última avaliação ocorreu em outubro do ano passado e é de grande importância que todos os voluntários se apresentem novamente.

Para participar desta etapa do estudo é preciso ser adulto ou idoso com mais de 60 anos e ter sido imunizado por meio do Projeto S. Quem não participou da segunda etapa de sorologia, pode comparecer na terceira etapa, mas deve obrigatoriamente ter participado na primeira.

Nos dias 22, 23, 29 ou 30/01, entre 8h e 16h30, os candidatos devem se dirigir a uma das escolas onde foi realizada a vacinação para terem uma amostra de sangue coletada (veja lista abaixo). É necessário portar um documento de identificação com foto e, se possível, levar a carteirinha do Projeto S ou carteira de vacinação.

“Estamos na expectativa que a população colabore e os voluntários compareçam. As outras duas etapas foram bem positivas e esse acompanhamento é essencial para todo o projeto”, destaca o coordenador da etapa de sorologia do Projeto S, Gustavo Volpe.

Essa fase compreende um estudo de corte prospectivo, que foi aprovado e será acompanhado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Após as coletas em Serrana, os testes para avaliar a imunidade dos voluntários serão realizados no Laboratório Estratégico de Diagnóstico do Instituto Butantan.

O estudo tem como objetivo estimar e comparar a imunização para SARS-CoV-2 de adultos e idosos de Serrana, analisar quanto tempo dura a imunidade e avaliar a resposta imune celular. A pesquisa também pretende observar o processo de envelhecimento do sistema imunológico, que pode interferir na forma como o organismo combate o SARS-CoV-2 à medida que o tempo passa. Os voluntários serão monitorados por, pelo menos, um ano.

Confira a lista de escolas de Serrana onde será realizada a coleta para participação na nova etapa do Projeto S:

  • EE Jardim das Rosas
  • EE Professora Neusa Maria do Bem
  • EMEF Professora Dilce Gonçalves Netto França
  • EMEF Professor Edésio Monteiro de Oliveira
  • EMEF Paulo Sérgio Gualtieri Betarello
  • EMEF Professora Maria Celina Walter de Assis
  • EMEF Professora Dalzira Barros Martins
  • EMEF Jardim Dom Pedro I

Sobre o Projeto S

A imunização de toda a população adulta do município de Serrana, no interior paulista, com a vacina CoronaVac, do Butantan, fez os casos sintomáticos de Covid-19 despencarem 80%, as internações, 86%, e as mortes, 95% após a segunda vacinação do último grupo. Os resultados também mostraram que a imunização protege tanto os adultos que receberam as duas doses da vacina quanto as crianças e adolescentes com menos de 18 anos, que não foram vacinados.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores