sexta-feira , 19 abril 2024
Capa » Notícias » Você sabia que medicamento manipulado contribui para sustentabilidade?

Você sabia que medicamento manipulado contribui para sustentabilidade?

A personalização e a adequação da dose significam economia no bolso do paciente e para o meio ambiente, além de auxiliarem na diminuição do desperdício

De acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) o Brasil é o quarto país no mundo que mais produz lixo. São mais de 11 milhões de toneladas anuais. A questão da produção e descarte dos resíduos é um dos maiores problemas naturais enfrentados pela população mundial que se manifesta em todos os setores econômicos. No âmbito das farmácias, por exemplo, a cada ano, 28 mil toneladas de remédios são jogados fora, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Assim, em um cenário em que a preocupação com o meio ambiente tem se tornado um tema cada vez mais relevante e a busca por ações ecologicamente conscientes vem ganhando mais espaço no mercado, o consumo de medicamentos manipulados pode contribuir para a sustentabilidade.

Isso porque duas das principais vantagens do medicamento manipulado estão na contramão desse dado: a personalização e a adequação da dose significam economia no bolso do paciente e benefícios para o meio ambiente. “A manipulação magistral tem como característica sanitária básica a individualização do preparo da substância. Seja para um tratamento ou para estética, a produção de acordo com as necessidades de cada paciente e na quantidade exata que irá precisar para o acompanhamento médico, evita o desperdício”, explica Flávia Ribeiro, farmacêutica Sócia-Fundadora da Quality Farmácia de manipulação.

Outro fator de destaque nos diferenciais ecológicos das farmácias magistrais, lembra Flávia, está na junção de tratamentos. “Há doenças que precisam ser tratadas com vários remédios ao mesmo tempo. Quando isto ocorre, para facilitar o procedimento médico e diminuir o descarte de resíduos, pode ser prescrita uma fórmula particular que possibilite a associação de todas as substâncias necessárias, em uma única embalagem”, ressalta.

Gestão sustentável

Atenta às ações de responsabilidade socioambiental, a Quality promove também outras ações em prol de uma gestão sustentável . “Estamos instituindo a entrega do produto por intermédio de bicicletas, garantindo um transporte mais rápido, enquanto também fomentamos o bem-estar e a qualidade de vida de toda a sociedade. Além disso, fomos pioneiros na implementação de espaços para descarte correto e consciente de medicamentos em Brasília, ainda em 2017, e recebemos uma média de 20 kg mensais. O despojamento inadequado de remédios, principalmente no lixo comum ou na rede de esgoto, pode contaminar o solo, as águas superficiais, como em rios, lagos e oceanos e águas subterrâneas, nos lençóis freáticos”, afirma Flávia.

Sobre a Quality Manipulação

A Quality é uma Farmácia de Manipulação, há 10 anos no mercado, é reconhecida pela qualidade em produtos manipulados, alta tecnologia em equipamentos e atendimento personalizado.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores