terça-feira , 16 abril 2024
Capa » Notícias » Vitamedic instala linha de blister robótica
Vitamedic instala linha de blister robótica

Vitamedic instala linha de blister robótica

Nos últimos anos, o mercado farmacêutico brasileiro passou por fortes transformações que direcionaram a demanda para máquinas de embalagem com tecnologias cada vez mais flexíveis, capazes de suportar ciclos intensos de produção e trocas extremamente rápidas de produto.

Para atender a forte demanda local por medicamentos, a Vitamedic – empresa brasileira em forte expansão, pertencente ao Grupo José Alves, com atuação nos setores de bebidas, alimentos, educação e logística, nos solicitou o fornecimento de uma linha de blister robótica Integra 520.

A linha oferece flexibilidade sem precedentes graças à tecnologia utilizada para a produção de blisters, ao sistema de transferência integrado entre primário e secundário e ao novo conceito de máquina de embalagem equipada com uma inovadora unidade de abertura de cartuchos e sistema de empurradores de produto. O resultado final é uma solução ideal capaz de garantir alta produção de blisters sobrepostos e oferecer grande facilidade de limpeza e troca de formato, além da redução do tempo de ramp-up e tecnologia que pode ser atualizada ao longo do tempo.

A colaboração com a Vitamedic é para nós, do Grupo Marchesini, uma operação de grande importância estratégica: é a primeira referência a uma linha blister integrada e robótica de nova geração, em um mercado em crescimento como o brasileiro, que assumirá importância crescente nas estratégias de expansão do Grupo.

Uma linha extraordinária para embalar blister

A Integra 520 é uma linha robótica integrada para embalagem de blisters em cartuchos. É uma linha compacta, com um comprimento total de pouco mais de nove metros, e com estrutura totalmente balconada, formada por duas seções: uma termoformadora e uma encartuchadora, que permitem a produção de até 520 blisters por minuto (em PVC / PVDC / PET / alumínio, Alumínio / Alumínio, monomaterial e outros) e até 260 cartuchos por minuto. Especificamente, a linha Vitamedic acondiciona automaticamente os produtos sólidos (comprimidos, cápsulas e softgels) em blisters de PVC / ALUMÍNIO que são transferidos para a encartuchadora por meio do robô integrado ROBOCOMBI, criando assim diversas apresentações de cartuchos dentro de caixas de papelão.

Alimentação do produto

Integra 520 pode ser equipada com diferentes alimentadores de produtos (Dedicated high speed (HS) com sistema patenteado de liberação Pulsar, Multiplex e Universal Tracking), dependendo das características e necessidades de produção exigidas.

A linha Vitamedic é equipada com carregador o Multiplex e o Universal inclinado de alta velocidade, que permitem o carregamento automático de produtos a uma velocidade de 450 – 500 blisters por minuto dependendo do formato.

Encartuchamento

A parte do encartuchamento está a cargo da MA 260, já protagonista da Marchesini X DIAS: uma máquina extraordinariamente versátil que, junto com suas irmãs, tem contribuído para tornar o Grupo Marchesini conhecido em todo o mundo. O MA 260 foi projetada para utilizar todos os sistemas de fechamento possíveis a bordo: intertravamento, alternado ou mesmo abas paralelas “tipo avião”, 4ª aba, apenas para citar alguns.

As peças de formato foram feitas em grupos, para tornar as operações de mudança de formato mais rápidas e fáceis, e para torná-las simples, mesmo para operadores inexperientes. No caso do Vitamedic, o cartucho é do tipo 4ª aba, e é fechado com o uso de cola a quente.

Sistema de visão Harlequim

A máquina é equipada com o sistema de visão Harlequim, o primeiro sistema de visão em cores desenvolvido pela parceira SEA Vision para o controle de comprimidos, cápsulas e comprimidos acondicionados em blisters farmacêuticos.

Serialização e fim de linha

A parte de serialização fica a cargo da máquina Print and Check BLA 309, que permite a instalação de rastreadores como impressoras jato de tinta e/ou laser e as câmeras relacionadas, para imprimir e consequentemente verificar os códigos 2D com os respectivos caracteres, nas abas laterais ou na parte superior dos cartuchos.

A linha Vitamedic finaliza com a MC 820, uma encaixotadora horizontal específica para o mercado farmacêutico, versátil e flexível, capaz de atender a todas as necessidades relacionadas à serialização / agregação e rastreabilidade dos medicamentos. Essa máquina ocupa pouco espaço e pode lidar com uma ampla variedade de caixas, mesmo de tamanho acima da média. O MC 820 é ideal do ponto de vista do Track & Trace porque pode integrar todos os sistemas de impressão, rastreabilidade e visão existente no mercado.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores