quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Notícias » Vírus da Covid pode ficar até três dias em superfícies metálicas e plásticas

Vírus da Covid pode ficar até três dias em superfícies metálicas e plásticas

Pesquisa da Fiocruz mostra que vírus pode permanecer na lataria dos veículos por até 72 horas.

Álcool gel, máscara, isolamento social. Embora tudo isso já faça parte do novo normal, a limpeza dos carros também precisa ser para evitar o contágio da Covid-19. É que, de acordo com uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – instituição vinculada ao Ministério da Saúde e que atua na área da ciência e tecnologia em saúde na América Latina –, o novo coronavírus pode permanecer por até três dias, ou 72 horas, em superfícies metálicas e plásticas, o que inclui grande área da parte externa dos carros, como a lataria e os espelhos.

Logo, manter a higiene dos veículos evita a proliferação do vírus. É o que alerta o CEO da WOW Carro Limpo em 3 minutos, franquia de carwash de Curitiba, Felipe Boell. “Os veículos merecem a mesma atenção dada a outros itens que levamos para a nossa casa e que podem transmitir a doença. Muitas pessoas ficam atentas a maçanetas de portas ou a botões de elevador, higienizando as mãos após este contato, ou com a higienização de compras e demais insumos, por exemplo, esquecendo que não possuem controle sobre quem toca em seus veículos, por exemplo, em um estacionamento”, alerta o CEO.

A atenção aos veículos é importante, principalmente quando percebemos que muitas pessoas tiraram os carros da garagem durante a pandemia, fugindo do transporte coletivo, justamente para evitar as aglomerações e serem infectadas. Só para se ter ideia, de acordo com dados da Associação Nacional de Empresas de Transporte (NTE), somente nos primeiros seis meses da pandemia as empresas de ônibus acumularam um prejuízo de quase R$ 4 bilhões. “A preocupação com a higiene do carro deve acompanhar o seu uso mais intenso”, enfatiza Boell.

Mas, a maioria desconhece os perigos que se escondem em seus veículos. Um exemplo é o gerente de compras Junior Dissenha: “Vou para o serviço com meu carro, deixo ele no estacionamento aberto, com pessoas passando por lá e realmente ele fica vulnerável. Em casa, eu guardo o carro na garagem que dá acesso direto e livre à minha cozinha. E meu filho, que tem apenas dois anos, pode sair da cozinha e ir até o carro. É um perigo bem próximo e às vezes ele pode encostar no carro e nem vermos. Quando fiquei sabendo de que o carro é um transmissor ativo do vírus, fiquei preocupado”, desabafa.

AÇÃO SOLIDÁRIA

Pensando em colaborar com o controle do contágio, a rede WOW Carro Limpo em 3 minutos resolveu oferecer, em todas as suas quatro unidades, lavagens gratuitas de veículos para profissionais da saúde – médicos e enfermeiros que estão na linha de frente no combate à doença. Para estes não há limite de quantidade de lavagens, ou seja, eles poderão lavar seus veículos quantas vezes precisarem com isenção de pagamento. A ação contempla um carro por profissional e pede um breve e único cadastro, além da escolha da unidade da WOW preferida.

Além disso, para os motoristas em geral, a empresa reduziu seus preços e ofertará lavagens básicas por apenas R$ 9,90.

A WOW segue os atuais protocolos de enfrentamento da doença. A lavagem não necessita de contato humano para sua ativação e o motorista sequer precisa descer do carro para realizá-la.

Mais informações: https://carrolimpoem3minutos.com.br/

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores