terça-feira , 24 novembro 2020
Capa » Notícias » Vacinação como ato de amor: Sanofi Pasteur resgata a importância da prevenção

Vacinação como ato de amor: Sanofi Pasteur resgata a importância da prevenção

Empresa lança campanha para reforçar o valor da imunização de crianças

 São Paulo, agosto de 2020 – “Quem Ama Vacina”. É com esse mote que a Sanofi Pasteur lança uma campanha de conscientização sobre a importância de manter a vacinação em dia, principalmente dos pequenos. Desenvolvida pela Publicis, a ação inclui filme para o ambiente digital, mídia impressa e redes sociais. A campanha lembra que vacinar é um ato de amor, já que a imunização protege o indivíduo e quem está ao seu redor.

“Manter a vacinação em dia é a maneira mais eficiente de gerar imunidade coletiva para doenças infecciosas, uma vez que a pessoa vacinada fica protegida, não adoece e não transmite determinadas doenças”, explica Ana Garcia-Cebrian, diretora-geral da Sanofi Pasteur no Brasil. “É uma questão de saúde coletiva, por isso, a queda na cobertura vacinal é tão preocupante.”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, por ano, entre 2 e 3 milhões de mortes são evitadas pela imunização contra doenças como difteria, tétano, coqueluche, gripe e sarampo[1]. A OMS também considera a vacinação um direito humano e essencial para a prevenção e o controle de surtos de doenças infecciosas[1].

Ainda assim, dados da OMS apontam que, em 2019, quase 14 milhões de crianças no mundo não foram vacinadas contra doenças como difteria, tétano e sarampo[2]. Dois terços dessas estão concentradas em países de média e baixa renda, entre eles o Brasil[2]. A imunização na infância é importante, uma vez que crianças são mais suscetíveis às doenças, já que suas defesas imunológicas ainda são imaturas[3].

No Brasil, foi observada queda na cobertura vacinal entre 2018 e 2019, passando de 77,13% para 71,49%[4].

No caso das crianças, a vacina pentavalente, disponível no Calendário Nacional de Vacinação[5], registrou redução de 88,49% para 69,20%[6] na cobertura vacinal entre 2018 e 2019. Ela previne contra cinco doenças:

  • Difteria, doença transmissível, causada pela toxina de uma bactéria que atinge as amígdalas, faringe, laringe, nariz e, ocasionalmente, outras partes do corpo, como pele e mucosas[7];
  • Tétano, que é uma infecção aguda grave[8];
  • Hepatite b, causada por um vírus e que muitas vezes não apresenta sintomas, porém pode ser fatal[9];
  • Contra doenças causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta[10];
  • Coqueluche, uma infecção respiratória bacteriana transmissível[11].

Na rede privada, é possível encontrar a opção hexavalente, que combina a prevenção contra essas cinco doenças e contra a poliomielite em uma única vacina injetável[12], devendo ser aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida, com reforço entre 15 e 18 meses de idade e 4 e 5 anos[13].

Pelo sistema público de saúde, para obter a proteção contra a poliomielite é necessário tomar as três doses injetáveis contra os três tipos de poliovírus, 1, 2 e 3, e outras duas doses de reforço com as famosas gotinhas, que protegem contra os tipos 1 e 3 do poliovírus[14],[15].

A poliomielite, mais conhecida como “paralisia infantil”, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus. Nos casos graves, o resultado é, entre outros, a paralisia dos membros inferiores[16].

A nova campanha da Sanofi Pasteur reforça a importância de manter as crianças protegidas contra essas e outras doenças imunopreveníveis.

“Mais do que nunca, a saúde é a principal preocupação da população, por isso, é muito importante que a Sanofi Pasteur, referência em vacinas, venha à mídia neste momento e atue de forma proativa para lembrar que a prevenção por meio da imunização ajuda a proteger quem mais amamos”, comenta Gabriela Borges, Head de Atendimento da Publicis.

As peças da campanha foram produzidas seguindo os protocolos de segurança por causa da pandemia de COVID-19, protegendo as pessoas envolvidas, com direção e acompanhamento de foto remotos.

O vídeo pode ser assistido aqui: https://www.youtube.com/watch?v=6sM9eTmg6Fw&feature=youtu.be

Sobre a Sanofi

A Sanofi se dedica a apoiar as pessoas ao longo de seus desafios de saúde. Somos uma companhia biofarmacêutica global com foco em saúde humana. Prevenimos doenças por meio de nossas vacinas e proporcionamos tratamentos inovadores para combater dor e aliviar sofrimento. Nós estamos ao lado dos poucos que convivem com doenças raras e dos milhões que lidam com doenças crônicas.

Com mais de 100 mil pessoas em 100 países, a Sanofi está transformando inovação científica em soluções de cuidados com a saúde em todo o mundo.

Sanofi, Empowering Life, uma aliada na jornada de saúde das pessoas.

Este material é dirigido exclusivamente à imprensa especializada como fonte de informação. Recomenda-se que o conteúdo não seja reproduzido integralmente. As informações veiculadas neste documento têm caráter apenas informativo e não podem substituir, em qualquer hipótese, as recomendações do médico ou farmacêutico nem servir de subsídio para efetuar um diagnóstico médico ou estimular a automedicação. O médico é o único profissional competente para prescrever o melhor tratamento para o seu paciente.

Referências:

[1] WHO. Vaccines and Immunization. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/vaccines-and-immunization#tab=tab_1. Acesso em 25/06/2020

[2] Unicef. WHO and Unicef warn of a decline in vaccinations during COVID-19. Disponível em: https://www.unicef.org/press-releases/who-and-unicef-warn-decline-vaccinations-during-covid-19. Acesso em 16/07/2020

[3] Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0DuHI0E6Bc4. Acesso em: 27/05/2020

[4] DATASUS. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/dhdat.exe?bd_pni/cpnibr.def. Acesso em: 27/05/2020

[5] Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/calendario-vacinacao#crianca. Acesso em 27/05/2020

[6] DATASUS. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/dhdat.exe?bd_pni/cpnibr.def. Acesso em: 27/05/2020

[7] Ministério da Saúde. Disponível em: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/difteria. Acesso em 11/06/2020

[8]Fiocruz. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/tetano-sintomas-transmissao-e-prevencao#:~:text=O%20t%C3%A9tano%20%C3%A9%20uma%20infec%C3%A7%C3%A3o,um%20indiv%C3%ADduo%20para%20o%20outro.Acesso em 11/06/2020

[9] Ministério da Saúde. Disponível em: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/hepatite-b. Acesso em 11/06/2020

[10] Ministério da Saúde. Disponível em: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/pentavalente. Acesso em: 27/05/2020

[11] Ministério da Saúde. Disponível em: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/coqueluche. Acesso em 11/06/2020

[12] Albert Einstein. Dose única a múltipla proteção. Disponível em: https://www.einstein.br/noticias/noticia/dose-unica-multipla-protecao. Acesso em 25/06/2020

[13] Calendário de vacinação do nascimento aos 19 anos – 2019-2020. Sociedade Brasileira de Imunizações.

Disponível em: https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-pg-crianca-adolesc-0-19.pdf. Acesso em 25/06/2020

[14] Ministério da Saúde. http://saude.gov.br/saude-de-a-z/poliomielite. Acesso em 27/05/2020

[15] Sociedade Brasileira de Imunizações. Vacinas Poliomielite. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacinas-poliomielite. Acesso em 07/07/2020

[16] Ministério da Saúde. Disponível em: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/poliomielite. Acesso em 11/06/2020

 

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores