quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Notícias » Vacina tetravalente contra a gripe já está disponível na rede privada

Vacina tetravalente contra a gripe já está disponível na rede privada

Para evitar que o surto de gripe de 2021 se repita, a rede privada já oferece os imunizantes; com o relaxamento das medidas contra Covid-19, os vírus respiratórios deverão voltar a circular mais intensamente

Medidas de combate à Covid-19 também se tornaram uma maneira de prevenir a transmissão da gripe. Com o relaxamento dessas práticas anunciadas recentemente por alguns estados do país, os vírus respiratórios devem voltar a circular. Para se proteger contra a gripe, a solução é a vacinação. O Labi Exames, laboratório que tem como proposta oferecer exames de análises clínicas e vacinas com conveniência e preços justos, e que foi o primeiro do Brasil a vender exames pela internet, já recebeu sua primeira remessa de vacinas da gripe para começar a campanha de 2022.

“Com o afrouxamento das medidas com relação a aglomeração de pessoas e a flexibilização do uso de máscaras, os vírus respiratórios de transmissão pessoa a pessoa voltarão a circular mais intensamente”, acredita o Dr. Octavio Fernandes, médico infectologista e vice-presidente do Labi. Em 2021, por conta das dúvidas com relação à vacinação simultânea de Covid-19 e gripe, muitas pessoas priorizaram se proteger contra a Covid-19, gerando um surto de gripe no final do ano.

A cada ano, as cepas do vírus influenza são identificadas pela Organização Mundial da Saúde. Com base nessas informações, os imunizantes são desenvolvidos pelos laboratórios. Para 2022, a fórmula da vacina da gripe terá a proteção contra o novo vírus Darwin (cepa tipo A), responsável pela epidemia entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.Os imunizantes do Labi disponíveis para a campanha de 2022 são quadrivalentes, protegendo contra quatro sorotipos diferentes da gripe: H1N1 (circulante desde 2019), H3N3 (desde 2021), Austria tipo B (desde 2021) e Phuket tipo B (desde 2013).

“Não podemos deixar que o surto de gripe 2021 se repita, por isso, já temos vacinas disponíveis tanto em nossas unidades físicas quanto para atendimento em domicílios e comercialização para as empresas”, diz Marcelo Noll Barboza, presidente do Labi. As pessoas podem procurar uma das unidades do Labi para se vacinar — sem a necessidade do agendamento — ou solicitar o atendimento em casa. A idade mínima para se vacinar contra a gripe é de seis meses. A partir dos nove anos de idade, a vacina é dose única anual. Por ser uma vacina inativada, não causa a doença.

A influenza provoca surtos anuais com picos no outono e no inverno, causando de mil a três mil óbitos e cerca de seis mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), uma das formas graves que também se manifesta na covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente aos demais imunizantes ou em qualquer intervalo na população acima de 12 anos de idade. Crianças entre 5 e 11 anos devem aguardar um período de 15 dias entre uma vacina e outra.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores