sexta-feira , 19 abril 2024
Capa » Notícias » Trescal e Fluke reforçam parceria para oferecer maior segurança ao mercado de saúde no combate à pandemia

Trescal e Fluke reforçam parceria para oferecer maior segurança ao mercado de saúde no combate à pandemia

Com equipamentos da Fluke, entre outubro de 2020 e outubro de 2021, os laboratórios pertencentes ao grupo Trescal já realizaram quase R$ 5 milhões em calibrações de equipamentos e ensaios de equipamentos como ventiladores mecânicos, entre outros

Desde o início da pandemia, a Trescal, líder global no segmento de calibração, teve grande procura de clientes solicitando auxílio na manutenção de ventiladores mecânicos, por meio de sua calibração e qualificação. Para isso, a companhia contou com a parceria da Fluke, que vem fornecendo equipamentos de ponta para a realização de ensaios em respiradores pulmonares utilizados em hospitais e clínicas de saúde.

De acordo com o CEO da Trescal Brasil, Mário Francisco, tão logo os equipamentos foram adquiridos, um dos laboratórios pertencentes ao grupo Trescal entrou com um pedido de acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE), o qual foi atendido em caráter emergencial, tornando-se o primeiro laboratório no Brasil a realizar ensaio para operação de respiradores pulmonares com acreditação. Desta forma, atualmente, a empresa conta com um kit de trabalho composto por equipamentos da Fluke utilizados para atender diversas instituições de saúde do Brasil. “Trata-se de um mercado muito delicado, uma vez que estamos lidando com empresas que de uma forma ou de outra podem salvar vidas. Portanto, é preciso trabalhar com o que existe de melhor”, explica Francisco sobre a parceria.

Além de ensaios em ventiladores mecânicos, a Trescal também é responsável pela verificação da temperatura dos freezers e super freezers que armazenam as vacinas contra o Covid-19. Neste caso, a Fluke fornece o equipamento com protocolo de segurança que garante que os dados não serão violados ao longo de todo processo de coleta de informação e após a finalização do mapeamento térmico.

Atualmente, a Trescal conta com mais de 200 equipamentos da Fluke em suas empresas/laboratórios e, apenas entre outubro de 2020 e outubro de 2021, a grupo realizou quase R$ 5 milhões em calibrações/ensaios. “Os serviços externos para realizar calibrações representam hoje 25% do total de contratações em termos de calibração aqui na Trescal. A Fluke está sendo nossa grande parceira nesta jornada e, ao final, além de ter realizado nosso serviço, esperamos ter um potencial de vendas que pode nos dar um crescimento de 5% ao ano”, projeta o executivo.

Exatidão, estabilização e rapidez

Segundo Mario Francisco, a Fluke é uma empresa que possui equipamentos de primeira linha, que são utilizados normalmente dentro dos laboratórios da Trescal para calibração de outros equipamentos operacionais, bem como no serviço operacional direto. “Hoje, nós utilizamos equipamentos da Fluke em laboratórios de pressão, de temperatura, na área biomédica, farmacêutica, elétrica, automotiva, indústria aeroespacial, química, alimentícia, entre outras”.

O Coordenador Técnico da Trescal, André Toledo, explica como funciona na prática a utilização de um registrador 1586A da Fluke durante a qualificação térmica de uma câmara climática, como os freezers e ultra freezers utilizados para armazenar as vacinas. “Com o registrador da Fluke é possível realizar o monitoramento de perfil térmico da câmara e um mapeamento desta para determinar qual é a uniformidade dentro dessa câmara utilizada como meio térmico, para poder fazer a calibração da temperatura e da umidade”. Toledo complementa que a partir disso, pode-se visualizar os dados gerados e fazer sua transferência para uso de relatório, com a garantia que as informações não possam ser editadas ou corrompidas.

Além disso, Toledo descreve outras aplicações dos equipamentos como blocos térmicos, sensores de temperatura, termômetros infravermelhos, multímetros, medidores de frequência e alicates amperímetros. E, Mario Francisco completa sobre os calibradores: “A TRESCAL qualifica os aparelhos para uso. Caso contrário, um equipamento não calibrado ou qualificado significa arriscar até mesmo a vida”.

Para o Gerente de Desenvolvimento da Trescal, Luis Paulo Cardoso, os grandes diferenciais dos equipamentos da Fluke são seus padrões de referência: exatidão, estabilização e rapidez. “Os setores com os quais trabalhamos exigem um nível de incerteza muito baixo nos resultados e os padrões da Fluke geram essa baixa incerteza, aumentando sempre a nossa produtividade e oferecendo alta exatidão nos serviços”, observa.

Parceria de longa data

A Trescal é uma empresa multinacional francesa e chegou ao Brasil em 2015, quando adquiriu a MEC-Q (Metrologia, Engenharia e Consultoria da Qualidade), companhia fundada por Mário Francisco em 1993. “Desde o início tivemos contato com a Fluke, com quem mantemos um excelente relacionamento em termos de capacitação técnica, discussões e indicações”, relembra Mario.

Ao longo dos anos e com o crescimento de ambas as empresas, a parceria se fortaleceu e hoje já são quase 3 décadas de caminhada juntos oferecendo o melhor serviço aos seus clientes. O Gerente de Produtos da Fluke, Osvaldo Conegundes, afirma que o objetivo da empresa é continuar garantindo os equipamentos mais eficientes e com maiores facilidades operacionais aos técnicos. “A Fluke está sempre em busca da melhor resolução para seus equipamentos, a fim de que os processos se tornem cada vez mais intuitivos e modernos”, finaliza.

Sobre a Fluke

 Fundada em 1948, a Fluke Corporation é líder mundial em ferramentas de teste e medição profissionais. Os clientes da Fluke são técnicos, engenheiros, eletricistas e meteorologistas que instalam, solucionam problemas e gerenciam equipamentos industriais, elétricos e eletrônicos e processos de calibração.

Fluke é uma marca registrada da Fluke Corporation. Os nomes das empresas e dos produtos reais mencionados neste documento podem ser marcas registradas de seus respectivos proprietários. Para obter mais informações, acesse o site da Fluke.

Sobre a Trescal

 A Trescal é líder global em seu segmento, oferecendo uma rede mundial única para serviços de calibração, ensaio, medição, reparo, qualificação, validação e gerenciamento de ativos em todo o mundo. Seus técnicos e especialistas realizam serviços acreditados e não acreditados para todas as grandezas e em instrumentos de medição de todos os domínios técnicos, sejam físicos, químicos, elétricos ou mecânicos.

O grande diferencial da TRESCAL é oferecer soluções customizadas aos clientes, com sistemas de gestão, sendo que todas as empresas do grupo TRESCAL são laboratórios com um grande escopo de serviços acreditados.

Os 4.100 membros da equipe da Trescal realizam mais de 3,3 milhões de calibrações/qualificações por ano, mais 27.000 reparos em 150.000 tipos de instrumentos e 20.000 marcas. A Trescal está presente em 27 países com mais de 350 laboratórios. Atualmente, sua sede no Brasil está localizada em Santo André (SP) e a companhia conta com empresas que tem 15 laboratórios acreditados espalhados por 10 estados (sendo que algumas destas empresas também contam com 12 laboratórios móveis acreditados), atuando nos segmentos de indústria automotiva, aeroespacial, de energia, eletrônica, farmacêutica, clínica, hospitalar, alimentícia, entre outras, onde realizam anualmente mais de 300.000 calibrações/ensaios/qualificações.

Para saber mais visite trescal.com.br.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores