quinta-feira , 18 abril 2024
Capa » Água » Tratamento de água para sistemas de climatização é tema da Quinta-feira Tecnológica de novembro

Tratamento de água para sistemas de climatização é tema da Quinta-feira Tecnológica de novembro

Evento mensal gratuito é realizado pelo Departamento Nacional de Projetistas e Consultores da ABRAVA(DNPC).

Sistemas AVAC-R (aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração) demandam um tratamento de água muito particular. Além da preocupação com a climatização, há de se considerar diversos aspectos, como a filtragem de partículas poluentes e também as novas metas de eficiência energética. Pensado nisso, o DNPC da ABRAVA, em parceria com a RECOMSERVICE, traz para na Quinta-Feira Tecnológica, palestras para discutir o tema junto aos profissionais especialistas da área.

Novas soluções e tecnologias surgem sempre e é preciso estar atualizado com as melhores práticas do mercado. Esse é o intuito dos eventos que ocorrem mensalmente dentro da ABRAVA de forma gratuita. “As palestras que trazemos buscam formar profissionais melhores, com conteúdo técnico, especializado e de qualidade”, afirma Mário Sérgio de Almeida, presidente do DNPC. O evento irá das 8h30 às 12h, no dia 22 de novembro.

Sistemas de tratamento de água ganham atenção especial por serem particularmente complexos e de suma importância nos projetos de climatização. Além disso, as novas demandas por eficiência energética implicam que sistemas precisam se modernizar para atender a outras realidades de consumo de energia em nossa sociedade. “Para trazer essa atualização ao mercado, primeiro é preciso instruir os projetistas, aqueles  profissionais que irão levar a mudança e a boa prática ao mercado”, explica Almeida.

Segundo o engenheiro Fabio Moacir Korndoerfer, diretor comercial da Recomservice, “tubos dos trocadores de calor tipo Shell and Tube que equipam a maioria dos chillers fabricados nos últimos 20 anos, possuem tubos com perfil especial que permite uma grande melhoria na troca térmica entre os fluidos refrigerante e água”. Estes tubos devem ter tratamento de água e plano de manutenção também de primeira linha, caso contrario perdas elevadas são contabilizadas podendo atingir mais de R$ 500.000,00 em prejuízos ao longo da vida útil de um chiller em desperdício de energia e custos de manutenção.

As novas tecnologias ainda são pouco utilizadas, justamente pela barreira de conhecimento que o DNPC busca quebrar, constantemente, através desses eventos. “Essa é uma das nossas principais responsabilidades como membros do DNPC e da ABRAVA”, finaliza Almeida. Inscrições e mais informações podem ser conseguidas através do:https://www.sympla.com.br/tratamento-de-agua-para-sistemas-avac-r–atingindo-as-metas-de-eficiencia-energetica__382577.

Serviço

Quinta-Tecnológica

Data: 22/11/2018

Horário: das 8h30 às 12h

Local: Sede da ABRAVA – Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP.

Investimento: Gratuito

Inscrições: https://www.sympla.com.br/tratamento-de-agua-para-sistemas-avac-r–atingindo-as-metas-de-eficiencia-energetica__382577

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores