sexta-feira , 19 abril 2024
Capa » Notícias » Tratamento da Pfizer contra artrite psoriásica é incorporado pelo SUS

Tratamento da Pfizer contra artrite psoriásica é incorporado pelo SUS

Citrato de tofacitinibe (Xeljanz), já distribuído pelo Ministério da Saúde para pacientes com artrite reumatoide, também será disponibilizado para pacientes adultos com artrite psoriásica

 O Sistema Único de Saúde (SUS) aprovou a distribuição do citrato de tofacitinibe (Xeljanz) para adultos com artrite psoriásica, uma doença articular sistêmica que compromete a saúde da pele e das articulações, causando grande impacto na qualidade de vida dos pacientes¹.

Produzido pela Pfizer, o citrato de tofacitinibe conta com um mecanismo que age nas células, inibindo a janus quinase, uma proteína importante nos processos inflamatórios característicos de doenças autoimunes, como a artrite. O medicamento é um tratamento oral, não biológico, do tipo MMCD (medicamentos modificadores do curso da doença) alvo-específico que chega como alternativa aos pacientes com artrite psoriásica ativa, moderada a grave, intolerantes ou com falha terapêutica aos medicamentos sintéticos ou biológicos modificadores do curso da doença.

“A chegada de Xeljanz ao SUS representa uma grande vitória para os pacientes portadores de artrite psoriásica. O medicamento tem eficácia equivalente à dos medicamentos biológicos, perfil de segurança manejável, comodidade de ser administrado por via oral e pode ser facilmente armazenado pelo paciente, uma vez que dispensa refrigeração”, afirma a diretora médica da Pfizer Brasil, Márjori Dulcine.

Artrite psoriásica

A artrite psoriásica é uma doença articular sistêmica que pode se manifestar por dor e inflamação articular, que em sua maioria das vezes acontece em pessoas com psoríase, podendo se manifestar e, simultaneamente ou não às lesões da pele¹. A enfermidade tem uma incidência de 323 casos a cada 100.000 pessoas² e tende a ocorrer por volta dos 40 a 50 anos de idade³.

Embora a relação entre as duas doenças tenha sido descoberta na década de 1960, ainda não há um consenso sobre fatores de risco4. Acredita-se que a causa pode ser multifatorial, estando relacionada a questões genéticas, imunológicas e ambientais 4.

As principais características da artrite psoriásica são as dores nas articulações, que podem aparecer em pequenas e/ou grandes articulações e coluna, além das lesões de pele da psoríase que são manchas avermelhadas e descamativas na pele5. A artrite psoriásica pode causar grande impacto na qualidade de vida dos pacientes , levando ao comprometimento de atividades cotidianas básicas. Nesse contexto, Xeljanz age diminuindo a atividade da doença e pode auxiliar na prevenção de danos irreversíveis nas articulações, além de aliviar a dor e melhorar a vida do paciente.

Referências:

1. Revista Brasileira de Reumatologia. Conceitos atuais e relevantes sobre artrite psoriásica. 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0482-50042012000100010&script=sci_arttext> Acesso em 26 ago 2020.

2. Wilson FC, Icen M, Crowson CS, McEvoy MT, Gabriel SE, Kremers HM. Time trends in epidemiology and characteristics of psoriatic arthritis over 3 decades: a population-based study. J Rheumatol. 2009;36(2):361-7.

3. Trontzas P, Andrianakos A, Miyakis S, Pantelidou K, Vafiadou E, Garantziotou V, et al. Seronegative spondyloarthropathies in Greece: a population-based study of prevalence, clinical pattern, and management. The ESORDIG study. Clin Rheumatol. 2005;24(6):583-9.

4. Revista Brasileira de Reumatologia. Artrite psoriásica: entidade clínica distinta da psoríase? 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042012000400012#:~:text=Epidemiologicamente%2C%20a%20psor%C3%ADase%20pode%20ser,e%20preval%C3%AAncia%20na%20popula%C3%A7%C3%A3o%20geral.> Acesso em 26 ago 2020.

5. Artrite Psoriásica. Sociedade Brasileira de Reumatologia. Acesso em 02/07/21, em https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/artrite-psoriasica-2/

 Grandes Avanços que Mudam as Vidas dos Pacientes

Na Pfizer, usamos conhecimento científico e recursos globais para trazer terapias que prolonguem e melhorem significativamente as vidas das pessoas. Buscamos estabelecer o padrão de qualidade, segurança e valor na descoberta, desenvolvimento e fabricação de produtos para a saúde, incluindo medicamentos e vacinas inovadores. Todos os dias, os colegas da Pfizer trabalham em mercados desenvolvidos e emergentes para o progresso do bem-estar, da prevenção e de tratamentos que desafiam as doenças mais temidas de nossos tempos. Somos uma das maiores empresas biofarmacêuticas de inovação do mundo e é nossa responsabilidade e principal função colaboramos com profissionais de saúde, governos e comunidades locais para promover e ampliar o acesso a cuidados confiáveis e acessíveis com a saúde em todo o mundo. Há mais de 150 anos atuamos para fazer a diferença para todos aqueles que confiam em nosso trabalho. Para saber mais, acesse nosso site https://www.Pfizer.com / https://www.pfizer.com.br , siga-nos no Twitter: @Pfizer e @Pfizer News , LinkedIn , YouTube e curta nossa página no Facebook: Facebook.com/Pfizer e Facebook.com/ PfizerBrasil.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores