quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » HVAC de processo » Trane® recebe três premiações no 25º Destaques do Ano SMACNA Brasil

Trane® recebe três premiações no 25º Destaques do Ano SMACNA Brasil

A Trane – líder global no fornecimento de soluções e serviços de conforto interior e uma marca da Ingersoll Rand®, foi contemplada como principal fabricante em três das seis obras vencedoras no Prêmio 25º Destaques do Ano SMACNA Brasil.

Organizado anualmente pela Associação Nacional de Empreiteiros de Armação de Metal e Ar Condicionado (SMACNA), entidade que representa 1.834 empresas do setor de sistemas de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (HVAC) nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Brasil, a premiação reconhece os projetos de destaque em áreas como eficiência energética, conscientização ambiental e desafios técnicos.

Nesta edição de 2018 a Trane se destacou na categoria Obra Nova, nas áreas de Conforto e Indústria. As obras do ParkShopping Canoas, no estado de Rio Grande do Sul, e o Edifício Aqwa Corporate, no estado Rio de Janeiro, foram premiados na categoria Obra Nova/ Conforto. Já a obra ADATA Integration Brazil S.A, no estado de São Paulo, foi premiada na categoria Obra Nova/ Industrial.  Para Luiz Moura, Diretor Geral da Trane no Brasil, estar em primeiro lugar em uma das mais importantes premiações do setor é resultado de um trabalho de inovação, liderado por uma equipe focada nas necessidades do mercado brasileiro. “Isso reforça a estratégia de crescimento da Trane, especialmente porque duas das três obras foram instaladas por parceiros (integradores, instaladores, distribuidores), que nos últimos 3 anos se aproximaram mais da nossa área comercial”, enfatiza.

A Trane tem investido em projetos inovadores com alta tecnologia e sistemas de automação de última geração, sempre com o foco em eficiência energética e sustentabilidade. “Duas das três obras contempladas incluíram equipamentos produzidos em nossas instalações em Curitiba, a única fábrica da Ingersoll Rand na América Latina”, comemora o diretor.

Inspirado na cultura nórdica, o ParkShopping Canoas é um dos maiores e mais modernos empreendimentos na região sul do Brasil. Com mais de 130 mil metros quadrados de área construída, o shopping center possui muita iluminação natural e diversas árvores fotovoltaicas. Para garantir eficiência energética em todo o empreendimento, o instalador Prodac Ar Condicionado optou pelos sistemas HVAC Trane para garantir uma refrigeração de 2.730 RT.

Nesta obra, o principal desafio da Trane foi fornecer unidades resfriadoras de líquido de alta eficiência com variador de frequência e um grande número de fancoils que atendesse ao cronograma da obra e as rígidas exigências do projeto, que buscou uma “pré-certificação” LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), reconhecendo o alto padrão de sustentabilidade do empreendimento. “A Trane apresentou um portfólio muito completo com equipamentos para cada tipo de aplicação, além do envolvimento do time comercial que ofereceu todo o suporte necessário para que o cliente pudesse seguir de maneira confiante nas soluções empregadas”, explica Rafael Dutra, Executivo de Vendas da Trane® no Brasil e responsável pela obra.

Já o Edifício Aqwa Corporate Star Center Soluções foi construído com o conceito das edificações verdes e possui a certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no nível Gold. A obra é um complexo corporativo Classe A, assinado pela Foster+Partners e desenvolvido com a expertise global da Tishman Speyer. Atualmente, o empreendimento, com 19 andares, duas torres e 141.000 metros quadrados de espaços locáveis, é considerado um dos escritórios corporativos mais bonitos e sustentáveis do Rio de Janeiro.

Para garantir a climatização do local, a empresa Star Center Soluções em Climatização, responsável pela instalação dos sistemas de HVAC da obra, optou por um sistema central de ar-condicionado de expansão indireta, com condensação a água, no conceito de arranjo Série Contrafluxo e capacidade de 3.200 TR. Na Central de Água Gelada (CAG) foram instalados quatro chillers resfriados a água, modelo CVHF Com AFD (EUA), com compressores centrífugos controlados por inversores de frequência, que permitem a modulação da velocidade dos motores eletricos do compressor entre 10% e 100%, trazendo ao sistema grande economia de consumo de energia. Foram instalados também seis torres de resfriamento, bombas de água gelada e bombas de condensação para atender as necessidades do sistema.

Na categoria industrial, a obra escolhida foi da ADATA Integration Brazil, uma manufatura taiwanesa que fabrica soluções de memória, drivers e armazenamento digital de alto nível. A primeira planta de Encapsulamento de Circuitos Integrados na América Latina está localizada no Município de Santo Antonio de Posse, em  São Paulo. O sistema de ar-condicionado conta com três chillers com condensação a água Trane RTHD para climatizar as áreas administrativas e de produção, sendo 2 operantes e 1 reserva.  A capacidade total é de 954 TR, 2 operantes e 1 reserva. Além das 3 bombas de circulação primária, 10 bombas de circulação secundária e 3 bombas de condensação, destacam-se 3 Torres de Resfriamento fabricadas com ventilador centrífugo e acionadas por inversor de frequência, o que permite um baixo nível de ruído e economia operacional. Esta obra requereu as certificações ISO para as áreas de produção, contendo áreas classificadas IS0 5, IS0 6 e ISO 7.

Desde 1993, a Smacna Brasil realiza o Prêmio Destaques do Ano consagrando, em âmbito nacional, os méritos técnicos dos trabalhos de engenharia termoambiental do ano anterior, aqueles que mais atenderam requisitos de preservação do meio ambiente e de eficiência energética. O prêmio distingue o usuário final (cliente), a empresa de engenharia térmica (instalador), o fabricante principal e os agentes de mercado responsáveis pela implementação dos sistemas de climatização/tratamento de ar nos projetos.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores