Certificado é entregue pela Associação Brasileira de Cefaleia em Salvas e Enxaqueca (Abraces) para incentivar empresas a apoiar os colaboradores que sofrem com a doença
São Paulo, maio de 2024 – A farmacêutica Teva Brasil, líder global em medicamentos genéricos, recebeu o certificado de “Empresa amiga da pessoa com enxaqueca” da Associação Brasileira de Cefaleia em Salvas e Enxaqueca (Abraces). A empresa foi a primeira reconhecida com a certificação que espera incentivar companhias a reconhecer os efeitos incapacitantes da doença e apoiar seus colaboradores a lidar com crises. A enxaqueca é uma das doenças mais incapacitantes e frequentes entre jovens e adultos, principalmente dos 20 anos aos 59 anos, fase considerada a mais produtiva da vida. Segundo a OMS, a doença acomete mais de 1 bilhão de pessoas no mundo e é um dos motivos mais frequentes de consultas médicas¹.
Entre as ações que levaram a Teva Brasil a ser a primeira empresa a receber o reconhecimento está a implementação de diversas iniciativas dentro do escritório, em São Paulo, para trazer mais conforto aos colaboradores que sofrem com a doença. Entre elas: troca da luz das salas dos colaboradores para uma cor mais confortável; substituição de todos os produtos de limpeza para opção sem perfume; e, reforma de uma sala para relaxamento em que o colaborador pode permanecer o tempo que precisar, incluindo iluminação e climatização por controle remoto, sofás, cortinas blecaute e cadeiras de massagem.
“A ideia de implementar as mudanças surgiu a partir de conversas da área médica da Teva com a Abraces, em que percebemos a necessidade de trazer à tona a pauta da enxaqueca, uma doença tão comum e ainda estigmatizada”, comenta Ricardo Palacio, diretor de RH da Teva. O executivo afirma que as mudanças no ambiente de trabalho foram recebidas de forma muito positiva pelos colaboradores. “Recebemos relatos de pessoas que sofrem da doença há muitos anos e que são incapacitadas por conta das crises em diversos aspectos da vida, tanto no social quanto no profissional. Com a conscientização da doença na empresa, estes colaboradores se sentiram mais acolhidos e menos receosos de expressar o que estavam sentido”, diz.
A diretora médica da Teva, Arcangela Valle destaca que a mudança está em linha com os princípios da empresa. “Temos como missão constante maximizar o cuidado com os nossos colaboradores que tanto contribuem para levarmos mais saúde à população”, afirma.