sexta-feira , 29 março 2024
Capa » Notícias » Tecpar recebe prêmio por produção de vacina antirrábica veterinária

Tecpar recebe prêmio por produção de vacina antirrábica veterinária

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu na quinta-feira (2) o “Prêmio Vacina – 2021” do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Paraná (Sindivet-PR) por sua atuação na área. Com contrato para fornecimento de cerca de 20 milhões de doses ao Ministério da Saúde no segundo semestre de 2021, produz o imunobiológico há 50 anos e, com o produto, apoiou o Brasil no controle da transmissão da raiva humana e animal.

Desde o início da fabricação da vacina, o Tecpar utilizou diferentes métodos de produção. Em 2018, recebeu do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) a concessão da patente do processo produtivo da vacina antirrábica veterinária em cultivo celular.

O presidente do Sindivet-PR, Cezar Amin Pasqualin, salienta que a ideia do prêmio é reconhecer entidades que tiveram destaque em temas relacionados à medicina veterinária e que o Tecpar historicamente contribui com ações em ciência e tecnologia.

“O Tecpar realiza uma contribuição expressiva ao país com a produção da vacina antirrábica veterinária para as campanhas nacionais de vacinação. O prêmio é uma iniciativa para prestigiar empresas que são destaque na área de medicina veterinária e, no caso do Tecpar, é um reconhecimento da sociedade por sua atuação na área da saúde”, ressalta.

O imunobiológico é fornecido para o Ministério da Saúde realizar a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva, explica o diretor-presidente do Instituto, Jorge Callado.

“O Tecpar é o único laboratório público fornecedor no Brasil de vacina antirrábica voltada à campanha de vacinação do Ministério da Saúde e se encontra na mesma geração dos principais fabricantes de vacina antirrábica veterinária do mercado global. O prêmio entregue pelo Sindivet-PR é o reconhecimento desse trabalho realizado por nosso corpo técnico”, destaca.

METODOLOGIA INOVADORA – O instituto produz a vacina antirrábica há 50 anos para as campanhas de vacinação do Ministério da Saúde e ao longo deste período utilizou diferentes métodos de produção. A presente metodologia utiliza células BHK-21 (Baby Hamster Kidney) e vírus PV (Pasteur Virus) em método de perfusão.

O Tecpar desenvolveu o processo produtivo de vacina antirrábica que utiliza o método de perfusão para a cultura de células e produção de vírus rábico. O processo atende às exigências regulatórias e de mercado e tem como diferencial competitivo a possibilidade produzir com alta densidade celular e com alto rendimento.

A combinação desse método com os parâmetros de processos estabelecidos permitiu ao instituto a solicitação de pedido de patente, a qual foi concedida pelo Inpi – “Processo compacto de produção de vacina antirrábica veterinária utilizando células BHK-21, vírus PV e método de perfusão”.

PRESENÇA – Também participaram da solenidade o ex-governador e médico veterinário Orlando Pessuti; Rubens Gusso, diretor do Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI); Adolfo Sasaki, vice-presidente do Sindivet-PR; Juliana Luisa Brandão, secretária-geral do Sindivet-PR; Leonardo Nápoli, secretário-geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR); o diretor Industrial da Saúde, Iram de Rezende; o gerente do Centro de Desenvolvimento e Produção de Imunobiológicos do Tecpar, Jorge Inagaki; o gerente da Divisão de Controle da Qualidade do Tecpar, Jairo Labiak; e Aurélio Zeferino, do Centro de Desenvolvimento e Produção de Imunobiológicos do Tecpar.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores