domingo , 21 julho 2024
Capa » Notícias » Tecpar concede primeira certificação para laboratório veterinário

Tecpar concede primeira certificação para laboratório veterinário

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) entregou, nesta quinta-feira (06), o primeiro certificado de Acreditação ABHV – Avaliação da Conformidade para Estabelecimentos Veterinários. A acreditação foi concedida para o Centro de Diagnósticos e Especialidades Veterinárias Provet, durante um evento realizado no câmpus CIC do Tecpar.

O serviço inédito de certificação, voltado para hospitais, clínicas e centros de diagnósticos veterinários, foi desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABHV). Segundo a ABHV, este é o primeiro e único programa de acreditação no Brasil e na América Latina para este segmento, desenvolvido pela empresa Bioquallis – Gestão de Recursos Biológicos.

O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, destacou que a implantação da acreditação ABHV é um diferencial competitivo para hospitais, clínicas e centros de diagnósticos veterinários que querem demonstrar a qualidade de seus serviços para o mercado.

“A expertise do Tecpar, que há mais de duas décadas atua na área de certificação, confere credibilidade e transparência a todo processo de acreditação da ABHV. Contamos com profissionais altamente qualificados para atender instituições de todo o Brasil, e certificar as empresas que atenderem a todos os critérios previstos pelo programa”, salienta.

LABORATÓRIO CERTIFICADO – Fundado em 1987, o Provet possui quatro unidades de atendimento na cidade de São Paulo, e realiza coleta de exames laboratoriais em todo território nacional através de sua logística, oferecendo mais de 600 tipos de exames para a saúde e bem-estar de animais de companhia.

Ricardo Duarte Lopes, gerente do Laboratório Clínico do Provet, conta que a diretoria da empresa buscou a acreditação para obter um diferencial diante da grande concorrência no mercado. “O Provet tem como missão entregar um resultado de alta qualidade para seus clientes. E nada melhor do que um selo, uma acreditação externa na qual outras instituições atestam que você segue rigorosos processos de qualidade”, observa.

Outra questão que pesou na decisão diz respeito ao fluxo interno. A empresa queria que colaboradores estivessem alinhados aos conceitos da empresa, e com processos de trabalho bem definidos e registrados. Lopes relata que a acreditação auxiliou a equipe nesta padronização, além de aumentar a interação entre os setores. Houve maior entendimento e assimilação sobre os processos que antes não eram levados a sério, e foi implantada uma cultura de treinamento constante.

“Nós tivemos uma melhora na satisfação do cliente depois que o processo de acreditação foi implantado, já que com a padronização dos processos os problemas diminuíram. Nossa cultura organizacional foi melhor definida e assimilada pelos colaboradores”, ressalta.

Segundo o gerente do Provet, ao longo do processo a comunicação e a relação com o Tecpar ocorreu de forma rápida e tranquila em todas as fases da acreditação. “A equipe do Tecpar sempre trabalhou de forma transparente, respeitando prazos, sendo flexíveis e orientando quando necessário. O processo não foi moroso como imaginei que seria. Recomendo a todas as empresas que façam esse processo, porque isso ajuda muito a nossa rotina”, destaca.

ACREDITAÇÃO – Idealizado pela ABHV, o programa de acreditação avalia competência técnica, gestão e confiabilidade na prestação de serviços veterinários. O Tecpar Certificação atua como avaliador de terceira parte, sendo responsável pela avaliação de conformidade dos estabelecimentos com os requisitos do programa. A avaliação de terceira parte é uma auditoria realizada por uma organização independente e reconhecidamente isonômica.

Além de trazer benefícios para o controle operacional e de gestão do estabelecimento, os estabelecimentos acreditados mantêm-se atualizados, com o uso da inovação e melhorias técnicas na prática da medicina veterinária. A acreditação também aumenta a credibilidade, agregando valor ao negócio e melhorando a imagem da empresa.

COMO PARTICIPAR – O programa de acreditação ABHV está disponível para hospitais, clínicas e centros diagnósticos veterinários (laboratórios) de todo o Brasil. A adesão é voluntária e o programa pode ser adotado por qualquer estabelecimento veterinário, independentemente de ser um afiliado da ABHV. Os estabelecimentos interessados na concessão da acreditação, que tem validade de quatro anos, podem entrar em contato com a ABHV ou acessar o site do Tecpar para mais informações.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores