quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Notícias » Tecnologia: B. Braun lança modelos digitais para gerenciamento de instrumentais cirúrgicos durante o 11° Sobecc

Tecnologia: B. Braun lança modelos digitais para gerenciamento de instrumentais cirúrgicos durante o 11° Sobecc

Brasil será um dos primeiros países da América Latina a contar com aplicativo para gerenciamento de caixas cirúrgicas. Conjunto de soluções será apresentado entre 29 e 31 de agosto, em São Paulo.

Mundialmente conhecida por oferecer soluções eficazes voltadas para serviços e processos, a B. Braun através da divisão Aesculap, lança dois sistemas para gestão de instrumentais cirúrgicos: o Instacount e o TOM (Tray Organizing Manager). A apresentação dos produtos acontecerá durante a 11° edição do Sobecc (Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde), entre os dias 29 e 31 de agosto, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.

Segundo Bruno Sotero, gerente de Marketing da B. Braun, o Instacount é um sistema de rastreabilidade que realiza o gerenciamento do instrumental cirúrgico e de todos os processos pelos quais o material é submetido no dia a dia de trabalho. “Através do Instacount é possível controlar os processos de esterilização do material. É possível saber onde está a caixa e se ela está pronta para ser usada em cirurgias. Entre os diferenciais do software estão as impressões de relatórios e estatísticas em tempo real, assim como o gerenciamento por caixa ou peça a peça, através do código datamatrix. Esses fatores combinados contribuem para reduzir as chances de erro humano durante os processos citados, gerando maior controle, transparência e segurança para a instituição e paciente”, explica.

Já o segundo produto que será apresentado na feira é um aplicativo capaz de gerenciar as caixas cirúrgicas nos hospitais. O Brasil será um dos primeiros países da América Latina a receber esse tipo de sistema. Sua função é realizar o gerenciamento do preparo das caixas cirúrgicas de uma forma digital muito mais simples e organizada. “O TOM (Tray Organizing Manager) é um modelo resumido do Instacount. Ele é indicado para quem deseja implementar o sistema de gerenciamento de instrumentais e dispõe de poucos recursos financeiros. O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente em Ipads de sistema IOS, confere as estatísticas de preparo das caixas e é capaz de substituir as listas de papel”, afirma Bruno. A versão do app para Ipad de sistemas Android já é estudada pela B. Braun e em breve estará disponível no mercado.

Durante a Sobecc, a B. Braun vai realizar demonstrações de usabilidade dos sistemas e apresentar outras soluções do portfólio de cirurgia e controle de infecção.

CONSULTORIA DE INSTRUMENTAIS

Também  durante  a  feira,  a  B. Braun fortalecerá  o  Sharing  Expertise  com  o  mercado  brasileiro  ao  oferecer  um  trabalho  de  consultoria,  denominada  Surgical  Asset  Management  (S.A.M.),  que  tem  a  proposta  de  auxiliar  seus  clientes  a  aprimorar  a  eficiência  na  gestão  de  instrumentais  cirúrgicos.  O  resultado  garante  uma  significativa  redução  de  custos  na  aquisição  destes  produtos,  que  hoje  apresentam  um  gasto  relevante  nos  orçamentos  dos  hospitais. De  acordo  com  um  levantamento  feito  pela  B.  Braun,  desde  2013,  50%  dos  instrumentais  cirúrgicos  presentes  nos hospitais  ao  redor  do  mundo  apresentavam  problemas,  impactando  e  até  mesmo  impossibilitando  cirurgias.  As  causas  são  diversas  e  vão  desde  a  falta  de  afiação  e  reparos  inadequados  até  a  corrosão  ou  quebra  dos  instrumentais.  No  Brasil,  a  estimativa  é  que  30%  dos  instrumentais  cirúrgicos  estejam  em  boas  condições,  enquanto  70%  necessitam  de  manutenção  ou  substituição,  pois  não  servem  mais  para  uso.

“Esta é a grande preocupação dos gestores hospitalares. Instrumentais em  más condições aumentam o risco  de problemas durante os procedimentos  cirúrgicos, que vão desde o atraso ou cancelamento de cirurgias  até  uma  infecção  contraída  pelo  paciente. Em  muitos  casos,  como  não  há  uma  manutenção  preventiva,  a  única  solução  é  a substituição  das  peças,  que  acaba  exigindo  mais  aquisições  de  instrumentos  aumentando  os  gastos  no  orçamento.  Com  o  nosso  modelo de consultoria S.A.M.,  esse  tipo  de  problema  é  resolvido.  Uma  vez  que,  através  do  diagnóstico  é  possível  prever,  identificar  e  solucionar  a  raiz  do  problema  e,  juntamente  com  uma  manutenção  preventiva, conservar  os  instrumentais  cirúrgicos,  prolongando  sua  vida  útil  e  diminuindo  a  necessidade  de  novas  compras”, explica  Michael Dickscheid, gerente  de  unidade  de  negócios da B. Braun. O  portfólio  desta  rede  de  soluções  vai  do  diagnóstico  dos  processos  até  a  capacitação  dos  profissionais,  através  de  treinamentos  e  workshops  realizados  pela  Aesculap  Academia.  “Com todos estes serviços, hoje somos de fato um parceiro dos hospitais, buscando em conjunto a excelência nos processos da Central de Material e Esterilização (CME) e a qualidade e segurança no atendimento aos pacientes͟, ” conclui  Michael.

PALESTRA

No dia 31 de agosto (sexta-feira), o 11° Sobecc recebe o Dr. Gerhard Kirmse, para a palestra “Manchas e corrosão na superfície dos instrumentais cirúrgicos”. Kirmse atua na área de reprocessamento de dispositivos médicos há mais de 15 anos e possui doutorado em eficácia da limpeza em máquinas de limpezas de instrumentos. Na sede da B. Braun na Alemanha é diretor do Centro de Competência Técnica da Aesculap Academia, responsável internacionalmente pela pesquisa e consultoria em reprocessamento.

A palestra é gratuita e direcionada a todos os congressistas do evento. Para participar não é necessário fazer a inscrição.

Serviço:

Palestra: “Manchas e corrosão na superfície dos instrumentais cirúrgicos”

Data: 31 de agosto, no Palácio das Convenções do Anhembi, São Paulo – SP.

Endereço: Avenida Olavo Fontoura nº. 1009 – Bairro Santana. – São Paulo

Realização: Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores